2022/05/12

Mulheres na ciência: Barbara McClintock (1902 - 1992)

 


Barbara McClintock, nasceu no Connecticut, Estados Unidos em 1902, terceira filha de Thomas Henry McClintock, médico e de Sara Handy McClintock. Foi uma citogeneticista, vencedora do prémio Nobel da Medicina em 1983 pela descoberta de elementos genéticos móveis.

Frequentou a escola desde os três anos de idade, em Brooklyn, Nova Iorque, ficando em casa dos seus tios. Era descrita como uma criança independente e solitária, com uma relação difícil com a mãe.

Em 1908 os McClintock mudaram-se para Brooklyn e Barbara prosseguiu os seus estudos no Erasmus Hall High School, concluídos em 1919. Ingressou na Faculdade de Agricultura da Universidade Cornell, com bastante oposição por parte da mãe. Estudou botânica e concluiu o grau de Bachelor of Science em 1923. Durante a faculdade interessou-se por genética e acabou mesmo por frequentar a pós-graduação nessa área.

Como monitora de botânica, Barbara criou um grupo de estudo na área da citogenética do milho. O seu trabalho focava-se na forma de visualizar e caracterizar os cromossomas desta planta. As estudar a morfologia dos cromossomas do milho, a investigadora conseguiu perceber a ligação de grupos cromossomáticos específicos que eram herdados em conjunto. A informação genética, segundo os seus estudos, não era imóvel e os genes podiam ligar-se ou desligar-se de certos fenótipos. Alguns dos seus trabalhos foram publicados em 1929 na revista Genetics.

Toda a sua investigação abriu portas aos complexos processos que ocorrem no ADN das plantas e animais. No entanto, ignorada pela comunidade científica, McClintock parou de publicar os resultados da sua investigação e de dar palestras, embora continuasse a trabalhar na área. O reconhecimento chegou com a atribuição do Prémio Nobel concedido pela primeira vez a uma única mulher.

Os seus últimos dias foram passados como pesquisadora no Cold Spring Harbor Laboratory em Long Island. Barbara morreu a 2 de setembro de 1992.


Imagem parietal de espécie vegetal/Milho

ME/401470/127

Escola Secundária com 3.º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho

Quadro parietal com a representação da planta do milho para ilustração das matérias de botânica. O quadro apresenta sobre um fundo negro várias imagens do caule, raízes e sementes.

MJS

Sem comentários: