2023/10/26

Exposição Virtual: "Castiçais no Museu Virtual da Educação"

 

O castiçal é um utensílio que pode ser feito em diversos materiais e que serve como suporte para velas. Um castiçal que sirva para mais do que uma vela tem a designação de candelabro. Foi uma peça indispensável na iluminação noturna até ao surgimento da eletricidade. Geralmente é composto por três partes: a base (que pode ter diversos formatos), a haste e o aparador ou arandela. O seu fabrico rapidamente adequou-se ao estilo da época, desde o neoclássico ao barroco, passando a constituir um elemento decorativo.

As referências ao candelabro podem encontrar-se nos textos bíblicos. Deve ser uma peça de ouro puro e ter espaço para sete velas. O Livro do Êxodo descreve detalhadamente a sua elaboração, devendo possuir sete braços. O profeta Zacarias teve uma visão em que um anjo o elucida sobre a importância do candelabro, ladeado por dois ramos de oliveira que simbolizavam o azeite da unção que dá o poder espiritual e temporal aos homens. As setes velas representam os olhos de Deus que percorrem toda a terra. Este castiçal de sete braços tem o nome de menorah na cultura judaica. Para os cristãos, o candelabro está associado à cruz de Cristo. Os sete braços representavam os sete arcanjos superiores.

Nesta exposição, os castiçais foram elaborados pelos alunos em contexto das práticas pedagógicas de várias disciplinas como Artes ou Mecanotecnia. A maior parte foi elaborada em ferro forjado e constituem peças únicas produzidas nas escolas portuguesas.


Castiçal

ME/404172/173

Escola Secundária Artística António Arroio

Castiçal de formato cilíndrico executado por aluno. O revestimento é vidrado e tem flores e folhas pintadas a azul sobre um fundo branco.


Castiçal

ME/402679/157

Escola Secundária do Restelo

Castiçal elaborado em contexto das práticas pedagógicas do Curso Tecnológico de Artes e Ofícios, da autoria de um aluno. Trata-se de uma peça elaborada em ferro forjado, envernizado e pintado. A base é constituída por uma placa quadrada, com recortes na ponta e ligeiramente abaulada, que se liga ao fuste central através de um parafuso. Temos dois fustes que apresentam uma torção na ponta, com ligação à arandela, tentando obter um aspeto natural, de pé da flor. A arandela tem formato de flor, com pétalas abertas, da qual emerge o bocal, com pétalas recortadas.


Castiçal

ME/402643/54

Escola Rainha Santa Isabel

Castiçal feito por alunos nas aulas de metalo-mecânica, utilizando como material ferro forjado.


Castiçal

ME/401420/24

Escola Secundária Dr. Azevedo Neves

Castiçal elaborado no âmbito das aulas de Artes Decorativas, no ano letivo de 2004/05, disciplina lecionada pela Professora Isabel Faria responsável pelo desenvolvimento de um importante núcleo desta disciplina. Trata-se de uma peça elaborada em ferro forjado, envernizado. A base é constituída por três apoios em formato de "S" que se ligam ao fuste central, constituído por duas colunas torsas agrupadas, com ligação simples à arandela. Esta tem um formato de flor, com pétalas abertas, da qual emerge o bocal, em forma de botão de flor, com pétalas recortadas. Inclui uma vela vermelha.


Castiçal

ME/400348/73

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Castiçal (conjunto de seis) em ferro forjado, envernizado. Base constituída por três peixes virados para o exterior, apresentando-se com a boca aberta, apoiados sobre o ventre e com as caudas erguidas ao longo do fuste, a que estão ligadas pelas barbatanas. Fuste constituído por três colunas torsas agrupadas, com ligação simples à arandela que é circular e lisa. Bocal cilíndrico, liso.


Castiçal

ME/400270/902

Escola Secundária Jácome Ratton

Suporte para velas formado por uma base redonda, de onde se eleva uma haste em forma de cone invertido, no topo da qual existe um cilindro oco. Peça construída na oficina de mecanotecnia pelos alunos no âmbito da formação em serralharia.


MJS




2023/10/23

Temas Centrais do EEE: valores comuns, refugiados e migrantes, educação para o crescimento e para o emprego

 

(Imagem retirada do site do EEE)


A União Europeia procura reforçar a coesão social, erradicar a xenofobia, a radicalização e nacionalismo fraturante, defendendo: “A dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a minorias, são valores partilhados pelos Estados-Membros da UE. Formam o tecido da nossa União, que liga países, comunidades e pessoas”.

Assim, a integração dos refugiados e dos migrantes nos sistemas de educação e formação é fundamental pelas dificuldades de adaptação a um novo tipo de aprendizagem. Existem orientações e boas práticas que permitem orientar os profissionais de ensino a dar resposta a estas necessidades.

Os profissionais do ensino e da formação podem beneficiar de orientações e do intercâmbio de boas práticas para conseguirem dar resposta às necessidades de aprendizagem dos estudantes em salas de aula cada vez mais diversificadas e multilingues.

A União Europeia adotou um Plano de Ação sobre a Integração e a Inclusão (2021 – 2027) que visa promover a inclusão através do envolvimento de toda a sociedade, através do financiamento, de orientações e de parcerias.

As atividades de aprendizagem mútua entre os estados europeus facilitam a colaboração entre responsáveis políticos. Existem vários programas a que os países podem recorrer para a integração de migrantes:

- Apoio através do Erasmus+ que integra migrantes em todos os setores da educação,

- Apoio em linha para promover a integração,

- SIRIUS, a rede para a educação dos migrantes

- Plataforma Digital Europeia para a Educação Escolar destinada a profissionais para partilha de informações, materiais e serviços.

- Plataforma eTwinning que liga as escolas através de ferramentas TIC, permitindo à comunidade escolar trocar experiências e oferecerem assistência,

- Apoio Linguístico em Linha do Erasmus+, dando oportunidade aos migrantes de aprender a língua local, facilitando a sua integração,

- Cursos em Linha Abertos a Todos (MOOC- Massive Open Online Courses),

No que respeita à educação para o crescimento e o emprego, a União Europeia defende que uma “educação eficaz permite alinhar as competências da mão de obra pelas necessidades da economia europeia.” Há necessidade de uma mão de obra qualificada que assegure uma maior produtividade e inovação.

Apesar deste esforço, os dados apontam para um desfasamento entre as competências adquiridas pelo ensino e as competências do mercado de trabalho: 20% da população ativa tem um nível baixo de competências no domínio da literacia e numeracia, o que fragiliza o desenvolvimento económico.

Como tal, apesar de cada país ser responsável pelo seu sistema de ensino, a União Europeia apoia a modernização dos sistemas de educação nacionais. São efetuadas análises à situação de cada país com o objetivo de definir uma política de ensino e formação que acompanhem os novos desafios e identifiquem áreas em que seja necessário efetuar um investimento.

 

Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS