2021/04/22

Património Material de Portugal: Elvas, cidade fronteiriça e de guarnição


A cidade fronteiriça e de guarnição de Elvas e as suas fortificações fazem parte do património mundial classificado pela UNESCO desde 2012.

Elvas localiza-se na região do Alto Alentejo, junto à fronteira com Espanha. Ao logo da História de Portugal desempenhou um papel de relevância pois é um dos principais eixos de entrada no país por via terrestre.

O sistema fortificado é constituído por:

    - Castelo de Elvas;

    - Praça-forte;

    - Muralhas;

    - Aqueduto da Amoreira;

    - Forte de Nossa Senhora da Graça;

    - Forte de Santa Luzia;

    - Forte de São Mamede;

    - Forte de São Pedro;

    - Forte de São Domingos.

Elvas foi ocupada pelos muçulmanos no século VIII e envolvida em muralhas, ampliadas no século XIII, o que dificultou a reconquista cristã. Elvas só será conquistada ente 1229-1230. Devido à desertificação do local, D. Afonso II levou a cabo uma política de revitalização, concedendo uma carta de feira em 1262.


O castelo, datado do reinado de D. Sancho II, foi construído na zona mais elevada, delimitada por duas linhas de muralhas árabes. É rodeado de uma terceira cerca urbana da segunda metade do século XV (muralha fernandina). Durante os séculos XII e XIV procedeu-se à reconstrução do castelo devido aos danos causados pelas guerras com Espanha.

No reinado de D. Dinis introduziram-se algumas alterações, bem como nos reinados de D. João II e D. Manuel optando-se pelo sistema abaluartado.

A 400 metros localiza-se o Forte de Santa Luzia, com traçado abaluartado. A norte da cidade encontra-se o Forte da Graça, da segunda metade do século XVIII. Três pequenos fortins de 1811 completam o complexo: Forte de São Mamede, Forte de São Pedro e Forte da Piedade.

Durante o século XVIII, com o envolvimento de Portugal na Guerra dos Sete Anos (1756-1762), reconheceu-se a necessidade de construir uma fortificação no Monte da Graça. Este projeto esteve inicialmente a cargo do Conde de Lippe e incluía um recinto com quatro baluartes pentagonais e após 1764 passou para Valleré.


Já no século XIX, com as invasões francesas, Portugal assistiu à ocupação das fortificações e da cidade de Elvas. Por ordens do Marechal Wellesley (1769 – 1852) construíram-se quatro pequenos fortes sobre elevações de terreno. São os chamados fortins, datados de 1811: Fortim de São Mamede, Fortim de São Pedro, Fortim da Piedade e Fortim de São Francisco. Seguem as características das Linhas de Defesa de Lisboa. Apesar disso, em 1875, são abandonados e o Fortim de S. Francisco será demolido em 1920.

O perímetro fortificado de Elvas ocupa cerca de 10 quilómetros, tornando-a a cidade portuguesa com o maior conjunto de fortificações abaluartadas. A sua elevação a património mundial pretendeu valorizar a arquitetura eminentemente militar que testemunha a situação especial de uma zona fronteiriça. 


MJS

2021/04/19

Peça do mês de abril

 


Amonite

Amonite utilizada no ensino das matérias de Geologia. Este animal vivia dentro de uma concha enrolada em espiral, de natureza carbonatada, semelhante à dos Nautilus atuais. Os septos dividiam internamente, a concha, em câmaras. Eram animais marinhos, carnívoros e com dimensões muito variáveis, podendo atingir 2 metros de diâmetro. As amonites são excelentes fósseis de idade. Processo de fossilização - moldagem - molde interno. Classificação científica: Reino - Animalia, Filo - Mollusca, Classe - Cephalopoda, Ordem - Ammonitida.

Está inventariado com o número ME/401018/440 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Bocage.