2021/10/14

Exposição virtual "Seomara da Costa Primo no Museu Virtual da Educação"

Seomara da Costa Primo (1895 - 1986) distinguiu-se em diversas áreas, quer como professora do Ensino Liceal e Universitário, quer como investigadora, bem como desenhadora e ilustradora. Transcrevemos o texto de Guida Aguiar de Carvalho, com ligeiras alterações, disponível no site da Escola Secundária Seomara da Costa Primo: Filha de Maria Luísa Buttuller e de Manuel da Costa Primo, nasceu em Lisboa, na freguesia do Socorro, no dia 10 de novembro de 1895 e veio a falecer na Amadora, onde viveu cerca de meio século, no dia 2 de abril de 1986. Frequentou o Liceu Passos Manuel e aí terminou o Curso Complementar de Ciências em 1913, entrando de seguida na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde concluiu o Curso de Ciências Histórico-Naturais em 1919. No decurso do ano letivo de 1917-18 frequentou na Faculdade de Medicina as cadeiras de Histologia e Embriologia. Em 1942 defendeu a Tese de Doutoramento, tendo sido a primeira mulher a doutorar-se em Ciências, o que lhe valeu o acesso à cátedra de Botânica na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1943. Foi como professora do Ensino Liceal - cargo que viria a acumular com a docência Universitária entre 1921 e 1942 - que desenvolveu intensa atividade tanto no campo científico e pedagógico como no associativo. Tendo frequentado o Curso do Magistério Liceal, diplomou-se pela Escola Normal Superior e concluiu o Exame de Estado no ano de 1922. Foi autora de diversos compêndios para o Ensino Liceal, de Botânica, de Biologia e de Zoologia – profusamente ilustrados com aguarelas e carvões executados por si - que acompanharam gerações de alunos do Ensino Liceal, entre os anos trinta e setenta. O seu gosto pelo desenho e pela pintura permite encontrar no seu espólio um número muito significativo de aguarelas, representando plantas e animais. Quanto à educação, Seomara pensava que havia necessidade de adoção de novos métodos de ensino ativos, favorecendo a atividade pessoal da criança. Seomara foi igualmente autora de inúmeros artigos de índole científica, publicados na imprensa da especialidade, bem como em órgãos de divulgação, tendo sido citada na imprensa estrangeira. Nesta exposição pode mos observar algumas aguarelas de espécimes vegetais e animais, bem como alguns desenhos de pormenor com profundo rigor científico.


Pintura

ME/402760/85

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela, representando um elemento vegetal, de forma realista e pormenorizada. A profusão de cores, entre o laranja, o verde e o castanho confere a esta aguarela uma enorme vivacidade e beleza.


Pintura - Legonsia Speculum

ME/402760/83

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela, representando um elemento vegetal, de forma realista e pormenorizada. Trata-se provavelmente de uma planta semelhante a um cato com três flores, uma ainda a desabrochar.


Pintura

ME/402760/81

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela, representando dois pássaros sobre um galho de árvore, de forma realista e pormenorizada. São duas aves semelhantes a papagaios ou araras que apresentam uma profusão de cores verdadeiramente maravilhosa e exótica. 



Pintura

ME/402760/66

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela representando um elemento de botânica, uma flor, com grande rigor e pormenor. Temos 4 imagens, sendo as centrais de dois tipos de flores em corte transversal e, dos lados imagens de grande pormenor, aumentadas e em corte.



Pintura - Amica Montana

ME/402760/55

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela representando um elemento de botânica, uma flor, com grande rigor e pormenor. Apresenta o seu nome científico. Parece tratar-se de um conjunto de flores aquáticas, semelhantes a nenúfares. 


PinturaBergissia Rex

ME/402760/49

Escola Secundária Seomara da Costa Primo

Pintura de aguarela representando um elemento de botânica, uma flor, com grande rigor e pormenor. Apresenta o seu nome científico. Em tons de bordeaux e bege, esta flor destaca-se pela delicadeza da sua apresentação. 


MJS

2021/10/11

Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" - Covilhã

 


O Agrupamento adotou o topónimo do romance de Ferreira de Castro que, na década de quarenta, no pós-guerra, sabiamente imortalizou, nas páginas brilhantes com o mesmo título, a dicotomia entre a subsistência pastoril e o sonho de melhores vidas na cidade industrial, a Covilhã, em franco desenvolvimento.

Sábia decisão, já que os alunos do Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve” são, em larga medida, os herdeiros dos avós que aqui alimentaram esperanças, aqui lutaram pela sua concretização, aqui as viram desvanecer e por aqui foram semeando gentes e modos de vida que justificam a existência de escola nesta falda da Serra da Estrela.

É assim que este Agrupamento tem, ao longo do seu ainda curto historial, tentado responder às exigências do meio em que se insere e às características socioculturais que a história e os seus intérpretes vêm urdindo e tecendo.

Com todos os ciclos de ensino, à exceção do ensino secundário, o agrupamento integra cerca de seiscentos alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico, distribuídos por seis estabelecimentos de ensino.

Assim sendo, dois estabelecimentos do pré-escolar, três do 1.º ciclo e a Escola Básica de São Domingos (EBSD) com 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. A área geográfica de implantação abrange duas freguesias: União de Freguesias de Covilhã e Canhoso e a União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho.

O Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve”, engloba:

1.      Escola Básica de São Domingos (escola sede);

2.      Jardim de Infância de Cantar Galo;

3.      Escola Básica do Canhoso;

4.      Jardim de Infância do Canhoso;

5.      Escola Básica /Jardim Infância de Vila do Carvalho;

6.      Escola Básica /Jardim de Infância dos Penedos Altos.


    1.     Escola Básica de São Domingos

 

Com existência legal desde 1995, a Escola Básica de S. Domingos (EBSD) entrou em funcionamento em janeiro de 1997. As suas instalações, no bairro que lhe dá o nome, são funcionais e estão bem conservadas. Situada na União de Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho

Esta zona caracteriza-se como dormitório da cidade da Covilhã, predominando os movimentos pendulares entre o trabalho no centro da cidade e parques industriais e o regresso a casa, conheceu, num passado recente, um surto considerável de desenvolvimento urbanístico, neste momento estagnado, já que as condições geográficas da Serra da Estrela levam a população a preferir o sopé da montanha, zona de crescimento da cidade da Covilhã.

Os transportes escolares satisfazem as exigências e adaptam-se anualmente aos horários escolares adotados. Contudo, a rede viária que liga a escola sede do agrupamento com as freguesias de influência constitui um dos entraves à concretização deste anseio.

A EBSD é a escola sede do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve. É frequentada por alunos dos três níveis do ensino básico. A construção de uma escola básica nesta zona periférica da cidade, cedo foi entendida pela população como uma mais-valia para o futuro das suas crianças e jovens, sendo, por isso, acarinhada e apoiada.


    2.   Escola Básica do Canhoso


A escola está instalada num edifício tipo Plano dos Centenários, de três salas de aula, albergando anualmente as três turmas constituídas.

Desde há muito que os encarregados de educação se organizaram para suprir as dificuldades de acompanhamento dos filhos, criando e dinamizando um ATL (atividades de ocupação de tempos livres) que funciona fora da escola e que garante o prolongamento de horário e atividades nos períodos de interrupção letiva. Os almoços são servidos nas instalações do ATL

 

    3.      Escola Básica dos Penedos Altos


Os edifícios escolares da Escola Básica dos Penedos Altos, nomeadamente, a EB do Plano dos Centenários de oito salas e cantina escolar com duas salas, ficam instalados no bairro dos Penedos Altos, a pouco mais de 2 Km do centro da cidade - bairro típico da Covilhã, cuja construção foi retratada na obra “A Lã e a Neve”.

A autarquia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação, recentemente, realizaram alguns melhoramentos na sala reservada às AAAF (Atividades de Animação e de Apoio à Família), tornando este espaço mais adequado e funcional, e nos espaços exteriores.

Existem neste bairro três associações culturais e desportivas que cooperam com a escola, cedendo, entre outras colaborações, os espaços das suas sedes para atividades que exijam espaços para maiores grupos. É o caso do Académico dos Penedos Altos, da Liga dos Amigos dos Penedos Altos e do Clube Desportivo da Covilhã.

 

    4.  Escola Básica de Vila do Carvalho

 

A Vila do Carvalho, historicamente é o polo populacional mais antigo do Agrupamento. Dela se autonomizaram, primeiro, Cantar Galo (em 1989) e, posteriormente, o Canhoso (em 1997). Outrora um considerável centro fabril, com várias unidades de lanifícios em laboração, foi-se progressivamente transformando em dormitório da cidade, dependente da indústria tradicional, com as vantagens e desvantagens das periferias urbanas.

Atualmente, em 2020, a escola é formada apenas uma única turma com os quatro anos de escolaridade. O Jardim de Infância da localidade, com um grupo de crianças dos três aos cinco anos, ocupa as duas salas da antiga Cantina Escolar.

As instalações destes dois estabelecimentos de ensino encontram-se recuperadas e funcionais, dentro das possibilidades arquitetónicas que edifícios desta tipologia permitem. Possuem uma Biblioteca Escolar (BE), integrada na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), bastante bem equipada em termos de mobiliário e de fundo documental, tendo em vista o nível etário das crianças a que se destina.

Existe também uma sala museu, que se deve a um grupo de professores, que ali trabalhou, aguardando instalação noutro espaço da localidade, a definir pela autarquia. O Centro Social de Nossa Senhora da Conceição serve diariamente os almoços às crianças que necessitam desta valência de apoio


    5.   Jardim de Infância de Cantar-Galo

 

O Jardim de Infância de Cantar-Galo está situado no limite da Vila do Carvalho, a dezenas de metros da Escola Básica de São Domingos. Este estabelecimento serve fundamentalmente a população de Cantar-Galo, ocupando edifício da antiga Escola Primária, Plano dos Centenários, devidamente recuperado e adaptado, composto por três salas, para um único grupo.


6. Jardim de Infância do Canhoso

 

O edifício do Jardim de Infância do Canhoso foi construído de raiz e com as condições ideais para o fim a que se destina, este edifício dá resposta às necessidades deste nível de ensino para uma população em franco crescimento, fornecendo ainda a valência das Atividades de Animação e Apoio às Famílias (AAAF) em ótimas condições.

 

 P. M. 

 


BIBLIOGRAFIA:

 


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (cop. 2020). Agrupamento [em linha]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" [Consulta 9 de setembro 2021]. Disponível: https://www.aelaneve.pt/ji-canhoso/#4

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (cop. 2020). EB de São Domingos [em linha]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" [Consulta 9 de setembro 2021]. Disponível: https://www.aelaneve.pt/eb-sao-domingos/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (cop.2020). EB de Vila do Carvalho [em linha]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" [Consulta 9 de setembro 2021]. Disponível: https://www.aelaneve.pt/eb-vila-do-carvalho/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (cop.2020). EB do Canhoso [em linha]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" [Consulta 9 de setembro 2021]. Disponível: https://www.aelaneve.pt/eb-canhoso/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (cop.2020). EB dos Penedos Altos [em linha]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" [Consulta 9 de setembro 2021]. Disponível: https://www.aelaneve.pt/eb-penedos-altos/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (cop. 2020). JI de Cantar-Galo [em linha]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" [Consulta 9 de setembro 2021]. Disponível: https://www.aelaneve.pt/ji-cantar-galo/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (cop. 2020). JI do Canhoso [em linha]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" [Consulta 9 de setembro 2021]. Disponível: https://www.aelaneve.pt/ji-canhoso/

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS A LÃ E A NEVE (2017). Projeto educativo [Consulta 9 de setembro 2021]. Covilhã: Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" Disponível: https://www.aelaneve.pt/projeto-educativo/