Sebastião
Cabral da Costa Sacadura nasceu a 17 de julho de 1872 em Mangualde, filho de
José da Costa Gomes, comerciante, e de Maria da Glória Cabral Sacadura, uma
família modesta.
Aos 9
anos fez o exame de instrução primária em Viseu. O pai matriculou-o no 1.º ano
do Liceu de Viseu com o objetivo de adquirir conhecimentos que beneficiassem a
expansão do negócio da família. Os excelentes resultados que obteve levaram-no
a prosseguir os estudos, ao mesmo tempo que dava aulas de instrução primária a
particulares e em colégios.
Veio
para Lisboa e matriculou-se na Escola Politécnica preparando-se para ter acesso
à Escola Médico-Cirúrgica. Em 1899 recebeu o diploma de médico-cirurgião. Entre
1899 e 1900 tornou-se Diretor do Hospital da Misericórdia de Viseu, enquanto
aguardava a abertura de concurso de para o ingresso no quadro de cirurgiões dos
hospitais. Prestou provas para o Hospital de S. José, fixando-se em Lisboa onde
ganhou alguma clientela abastada.
Em
1901 foi nomeado Inspetor Sanitário Escolar, passando a Inspetor-Geral de
Sanidade Escolar em 1912, 1919 e 1927. Ficou encarregue de remodelar estes
serviços e de apresentar o projeto de Regulamento Médico Escolar. Em 1911
alargou este projeto a todos os Liceus de Lisboa.
No
Hospital de S. José, baseando-se numa das suas propostas, entrou em
funcionamento um serviço de consulta pré-natal, a 1 de julho de 1902. Em 1907
organizou um Gabinete de Pedologia na Escola Central n.º 1. Foi também
responsável pela criação de um Gabinete de Antropometria Escolar na Escola
Normal em Lisboa
Participou
na fundação da Liga da Educação Nacional em 1908 e da Sociedade de Estudos
Pedagógicos em 1910. Em 1910 participou numa comissão para a elaboração das
bases da Educação Física Escolar, fazendo o levantamento e compilação de todas
as normativas que compilou e apresentou em 1919.
Em
1918 lecionou Higiene Geral, Higiene Escolar e Pedologia na Escola Normal
Primária de Lisboa. Entre 1918 e 1924 dirigiu a Escola Profissional de
Enfermagem.
Entre
1923 e 1928 ocupou a presidência da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa. Em
1924 ficou responsável pela organização da assistência a alunos com
deficiências e pela inspeção de asilos e instituições educacionais. Em 1931
passou a ser diretor e professor da Escola de Enfermagem Artur Ravara.
O seu
pensamento foi marcado pela ideia de que o meio influenciava grandemente o
desenvolvimento físico e intelectual do indivíduo. Desta forma, a escola devia
ser um espaço onde se coadunavam as ações pedagógicas, a par da organização e
disposição do espaço. Em condições propícias, os métodos de ensino poderiam
alcançar o sucesso. No entanto, tal só seria possível se conseguisse impor a
escolaridade obrigatória e novos métodos de aprendizagem. Dedicou-se sobretudo
à área da obstetrícia, ginecologia e pedagogia.
Costa
Sacadura participou em várias comissões ao longo dos anos com o objetivo de
estudar os terrenos em que se construíam as escolas, o tipo e disposição do
mobiliário escolar, normas técnicas, higiénicas e pedagógicas, escolha de
manuais escolares, bem como regulamentos e programas.
Fonte
principal: Dicionário de educadores portugueses / dir. António Nóvoa. - Porto :
ASA, 2003.
MJS