2019/09/04

Exposição: "Imagens anamórficas no Museu Virtual da Educação"

As imagens anamórficas são desenhos elaborados com uma perspetiva deformada. Quando colocadas junto a um espelho cilíndrico, a ângulo da sua superfície corrige a deformação do desenho e permite vê-lo com clareza.

São utilizadas em contexto pedagógico nas aulas de Física para o estudo dos fundamentos da reflexão e da formação da imagem em espelhos curvos e planos. Permite realizar experiências relacionadas com a área da ótica, proporção e medidas, leis da reflexão e formação da imagem. O termo anamorfose é de origem grega e significa retorno, reformação, renovação.



ME/402047/88
ME/Escola Secundária Latino Coelho

Conjunto de 12 cartões com desenhos deformados (perspetiva) que servem para ser colocados junto ao objecto cilíndrico (o ângulo da sua superfície corrige a deformação do desenho). São utilizadas em contexto pedagógico nas aulas de Física.


ME/402837/93
ME/Escola Secundária de Sá da Bandeira


Cartão com imagem anamórfica de um casal de figurinos, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência preta existente na imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas.


ME/402837/93/1
ME/Escola Secundária de Sá da Bandeira

Cartão com imagem anamórfica de uma figura zoomórfica, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência preta existente na imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas.

ME/402837/93/2
ME/Escola Secundária de Sá da Bandeira

Cartão com imagem anamórfica de uma camponesa rodeada de ovelhas, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência preta existente na imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas.

ME/402837/93/3
ME/Escola Secundária de Sá da Bandeira

Cartão com imagem anamórfica de corações, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência preta existente na imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas.



 ME/402837/93/4
ME/Escola Secundária de Sá da Bandeira

Cartão com imagem anamórfica de um navio, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência preta existente na imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas.


 ME/402837/93/5
ME/Escola Secundária de Sá da Bandeira

Cartão com imagem anamórfica de um acrobata, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência preta existente na imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas.


ME/403556/170
ME/Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Cartão com imagem anamórfica de um insecto, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência delineada a negro, existente na imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas, utilizadas em contexto pedagógico nas aulas de Física.


ME/403556/172
ME/Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Cartão com imagem anamórfica de um pierrot, que é visível na sua forma original quando vista através de um espelho cilíndrico colocado sobre a circunferência delineada a negro, existente em cada imagem. Faz parte de um conjunto de seis imagens relativas a diferentes temáticas, utilizadas em contexto pedagógico nas aulas de Física.