2022/11/24

Invenções que mudaram o mundo: o plástico

 

Imagem retirada da Internet

O plástico é um material que se obtém através da alteração química de substâncias naturais orgânicas ou inorgânicas. Tem uma constituição macromolecular, grande maleabilidade e é facilmente transformado através do calor e da pressão. A matéria prima principal para o seu fabrico é o petróleo e outros compostos.

A palavra plástico vem do grego plastikós que significa mudança de forma física ou facilidade de moldagem.

Em 1839, Charles Goodyear desenvolveu o sistema de vulcanização que conferia maior resistência à borracha através da adição de enxofre.

Em 1846, Christian Schönbein criou a trinitrocelulose através da junção de ácido sulfúrico e ácido nítrico ao algodão. No entanto, era uma mistura altamente explosiva.

Em 1862 Alexander Parkes obteve um material designado por xilenite ou parkesite. Era uma nitrocelulose que se tornava elástica através do uso de óleo de cânfora. Esta descoberta foi aproveitada por John W. Hyatt que a utilizou para o fabrico do celuloide em 1869.

Cerca de 1910 Leo Hendrik Baekeland criou o primeiro material completamente sintético a partir de fenol e formaldeído (baquelite). A partir de então a indústria dos plásticos desenvolveu-se enormemente.

Após a Primeira Guerra Mundial obtiveram-se os primeiros materiais termoplásticos, o polietileno, a poliamida, o poliuretano, o silicone e a resina epóxi.

Nos anos 50 ficam bastante populares os laminados, conhecidos como Formica. A resina de melamina começou a ser aplicada ao fabrico de eletrodomésticos. Também a indústria do vestuário adotou esta nova tendência do plástico em materiais como o poliéster, o nylon ou a lycra.

A partir dos anos 70/80 a música, a fotografia e o vídeo fizeram um excelente uso do plástico. Os brinquedos também sofreram alterações no seu modo de fabrico. Na década de 90, o plástico passou igualmente a ser um componente importante nos transportes devido à sua leveza e à redução de consumo de combustíveis. Não podemos igualmente esquecer as embalagens de produtos comestíveis, disponíveis em supermercados para conservar a frescura desses alimentos.

No entanto, uma indústria dependente do petróleo e outros produtos químicos acarreta várias consequências negativas para o ambiente, pelo que as empresas se viram agora para a produção de plástico reciclado.

Imagem retirada da Internet

Os plásticos podem ser divididos em dois grupos de acordo com as características de fusão: termoplásticos e termofixos ou termoestáveis. Os termoplásticos tornam-se moldáveis através da elevação da temperatura e endurecem através do arrefecimento. É o caso das poliamidas, dos policarbonatos, dos poliésteres, do polietileno, do polipropileno, do poliestireno e dos poliuretanos. Os termoestáveis são moldados a altas temperaturas e depois de endurecidos conservam esta característica: resinas, aminoplastos, silicone e poliésteres.


MJS

2022/11/21

Agrupamento de Escolas de São Teotónio

 


O Agrupamento de Escolas de São Teotónio (AEST) existe desde 2000, resultando da agregação de todas as escolas e jardins de infância existentes nas freguesias de São Teotónio[1] e Zambujeira do Mar[2] (entretanto extinta e integrada na primeira). Atualmente, este agrupamento apresenta a seguinte composição:

 

§  Escola Básica 2, 3 do Engenheiro Manuel Rafael Amaro da Costa - Escola Sede;

§  Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-infância do Brejão;

§  Jardim-de-infância do Cavaleiro;

§  Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-infância da Zambujeira do Mar;

§  Escola Básica do 1.º Ciclo de São Teotónio;

§ Jardim-de-Infância de São Teotónio

O agrupamento conta com 639 alunos, 34% dos quais são estrangeiros, 14% frequentam o ensino de português para adultos em regime pós-laboral e os restantes 20% frequentam as várias escolas do agrupamento, desde a educação pré-escolar ao 9º ano de escolaridade. As principais nacionalidades destes alunos são: a búlgara, a nepalesa, a indiana e a alemã. Segundo a Carta de missão do presidente do agrupamento Rui Dias, o AEST pretende integrar todos aos alunos, independentemente do seu local de origem:

 

“Integrar todos os alunos no quotidiano das escolas do agrupamento; cimentar a posição de referência nacional na integração escolar de alunos estrangeiros não falantes da língua portuguesa.” (Dias, 2021).



O AEST presta o serviço de educação básica e pré-escolar na freguesia com o mesmo nome. Esta situa-se no sul do concelho de Odemira, em pleno litoral alentejano. O agrupamento serve uma população residente de cerca de 9000 habitantes, mas, na realidade, fruto da imigração que serve de mão-de-obra às inúmeras explorações agrícolas intensivas existentes na freguesia, o número de habitantes oscila, contudo, estima-se que seja, pelo menos, o triplo dos residentes registados: 

“As principais atividades económicas são a exploração agrícola intensiva, promovida por grandes empresas exportadoras e que se socorre de mão-de-obra não portuguesa quase em cem por cento das suas necessidades e o turismo, sobretudo sazonal, que explora os atrativos da costa atlântica, sendo de regista um aumento de profissionalismo na abordagem deste sector, mas ainda com larga margem de progressão no aumento e promoção da oferta de serviços que não se limitem ao aproveitamento da beleza natural da região e do afluxo turístico na época balnear.” (AEST, 2018:4). 

No seu conjunto, os alunos deste agrupamento, em 2021/2022, totalizarão mais de um milhar de alunos, provenientes de, pelo menos, 25 países dos 5 continentes. Considerando apenas os cursos regulares, os alunos estrangeiros são mais de 35% do total e se tivermos em conta a globalidade dos cursos, cerca de 70% dos nossos alunos são estrangeiros, não falantes de português.

Frequentam os jardins-de-infância, do agrupamento, cerca de 580 alunos entre a educação pré-escolar e o 9.º ano. Para além deste número, existe um grande número de formandos no Curso de Português Língua de Acolhimento. Estima-se para o ano letivo de 2021/2022 a existência de, aproximadamente, 500 formandos a frequentar estes cursos na escola sede em regime pós-laboral.



Desde outubro de 2013, que este Agrupamento usou como ferramenta o Contrato de Autonomia[3], (em vigor até agosto de 2020) o que lhe permitiu adaptar currículos às necessidades educativas  do agrupamento, assentes no sucesso pessoal, social e profissional de cada aluno:

 

“Desenvolver as competências e os valores necessários ao sucesso pessoal, social e profissional, dentro do respeito pela dignidade humana. Formar cidadãos responsáveis, participativos, conscientes, empreendedores e com espírito crítico.” (AEST, 2018:10).

 

P.M. 


 

BIBLIOGRAFIA:

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO TEOTÓNIO (2021).  Plano de Inovação 2021/2024 (conforme Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho) [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult. 17 de maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/PLI2124.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO TEOTÓNIO (2019). Regulamento interno: 2018/2021 [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult. 17 de maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/RI12-03-19.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO TEOTÓNIO (2018). Projeto educativo Agrupamento de Escolas de São Teotónio: 2018‐2021 [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult. 17 de maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/PE1821.pdf

 

COELHO, Rui Paulo Valente Dias (2021). Carta de missão [em linha]. S. Teotónio: AEST [Em linha]. S. Teotónio: AEST [Consult. 17 de maio de 2022]. Disponível: http://www.agrupamentosaoteotonio.net/docs.html

 

 



[1] São Teotónio é a maior freguesia do Concelho de Odemira e desde a reorganização Administrativa de 2012, a segunda maior freguesia de Portugal com um total de 347,3 km2. Esta freguesia situa-se no sul do concelho e abrange uma extensa área litoral em desenvolvimento e um vasto território interior que padece de um lento processo de desertificação humana. Geograficamente integra a região sul do Alentejo Litoral, com notórias influências da serra algarvia tanto nas paisagens como no quotidiano das populações. O Parque Natural da Costa Vicentina integra quase um terço desta freguesia dentro dos seus limites. A população atual vive concentrada (cerca de 60%) na vila de São Teotónio, e a restante espalha-se na quase totalidade junto ao litoral entre o Cavaleiro e a Azenha do Mar, com especial incidência na Zambujeira Do Mar e Brejão.

[2] Zambujeira do Mar é uma pequena vila situada na borda de enormes falésias à beira mar na Costa Vicentina. A vila de menos de mil habitantes é uma freguesia (equivalente aos distritos das cidades brasileiras) do município de Odemira. A sua costa é integrada ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Toda a área se caracteriza pelas altas falésias e pequenas praias situadas entre elas. Apesar de não estar entre as regiões mais visitadas de Portugal. A região oferece um grande potencial, por suas belíssimas paisagens naturais. Os destaques, além da praia central da Zambujeira, são as praias dos Alteirinhos, Nossa Senhora, Arquinha e Tonel.

[3] O Contrato de Autonomia é um acordo celebrado entre o Agrupamento de Escolas, os serviços competentes do Ministério da Educação e Ciência e, sempre que conveniente, outros parceiros da comunidade, através do qual se definem objetivos e se fixam as condições que viabilizam o desenvolvimento do projeto educativo. O Contrato de Autonomia tem por objetivo o desenvolvimento da equidade, da qualidade, da eficácia e da eficiência e assenta no pressuposto de que a escola constitui um serviço responsável pela execução local da política educativa nacional e é prestadora de um serviço público de especial relevância.