2008/06/16

O Património Museológico no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação

Com a comunicação “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação – Um projecto de preservação e valorização do património educativo”, a equipa do Projecto da Secretaria-Geral (Fernanda Gonçalves, Maria João Mogarro, Jorge Casimiro e Inês Oliveira) irá participar no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, que se realiza na Universidade do Porto nos dias 20, 21, 22 e 23 de Junho de 2008, sob o tema Cultura Escolar, Migrações e Cidadania e no qual estão inscritas centenas de professores e investigadores portugueses e brasileiros.Este Congresso realiza-se de dois em dois anos e agora é a vez da capital do Norte de Portugal acolher o evento, depois de este se ter realizado sucessivamente em Lisboa, S. Paulo, Coimbra, Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Évora e Uberlândia (Minas Gerais). Ao longo destes anos, as relações entre as comunidades científicas, académicas e educativas portuguesa e brasileira têm-se aprofundado de forma significativa, através de projectos de cooperação e investigação e de laços profundos, que se expressam num diálogo muito profícuo e na produção de trabalhos comuns. Os Congressos Luso-Brasileiros são momentos altos deste intercâmbio privilegiado, no espaço da lusofonia.Um dos campos que mais se tem desenvolvido no Brasil e em Portugal é relativo às questões do património educativo e da cultura escolar, em que se integra o projecto, desenvolvido no âmbito da Secretaria-Geral, sobre o Património Museológico da Educação. Esta comunicação vai dar visibilidade ao valioso património das escolas portuguesas e do Ministério da Educação, assim como ao trabalho e produtos que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos para a sua preservação, valorização e divulgação. Estão previstas Mesas Coordenadas sobre o tema, sendo assim possível conhecer iniciativas de natureza idêntica que ocorrem nos dois lados do Atlântico, trocar informações e experiências, analisar problemas comuns, definir procedimentos e formas de difusão.

O Projecto “Património Museológico da Educação” participa em Jornadas espanholas sobre Museus Pedagógicos Virtuais

O Projeto “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação” foi um dos grupos participantes nas Jornadas “Los Museos pedagógicos virtuales: la difusión como instrumento de patrimonialización de los fondos educativos”, que se realizaram na Universidade de Vic, Barcelona, Espanha, no dia 9 de Junho de 2008, tendo estado representado por Maria João Mogarro. O convite partiu da comissão organizadora, que desenvolve o Projecto MUVIP- Museu Universitari Virtual de Pedagogia, tendo também participado no evento as equipas que se dedicam a atividades semelhantes nas Universidades de Murcia, Sevilha, Complutense de Madrid, Oberta de Catalunya e o grupo de investigação da própria Universidade de Vic, coordenado por Eulàlia Collelldemont Pujadas.


A conferência inaugural foi sobre “A criação do património digital”, tendo sido proferida por Gloria Munilla (Universitat Oberta de Catalunya) e, ao longo do dia, debateram-se temas em torno dos seguintes eixos temáticos: os museus virtuais da educação como pedagogia e as suas potencialidades para a investigação e a formação; as possibilidades didáticas destes museus, como recurso para várias disciplinas e áreas transdisciplinares; a gestão do património educativo, nomeadamente do património intangível nos museus virtuais. No conjunto do debate, realçou-se ainda a distinção entre o património real e o património digitalizado, que assume uma especificidade própria, independente do primeiro, assim como as preocupações comuns pela preservação e valorização dos bens patrimoniais como fator de coesão e identidade das comunidades. Os vários grupos apresentaram o trabalho desenvolvido nos últimos tempos, tendo sido apresentadas as atividades do Projeto “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação”, os seus produtos e os acessos eletrónicos que possibilitam a consulta do MatrizWeb e demais exposições. No final, realçando a pertinência da iniciativa e a excelente receção aos participantes, reafirmou-se a necessidade de manter os contactos entre os vários grupos e aprofundar a troca de informações e experiências neste domínio.