2020/07/09

Alguns dos melhores museus... em Aveiro


Aveiro tem uma paisagem natural e urbana únicas, onde se misturam a história e a identidade local. A par da tradição milenar, Aveiro é uma cidade moderna e amplamente virada para o futuro.

O museu encontra-se no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana Feminina. Tornou-se famoso depois da entrada da filha de D. Afonso V, a princesa D. Joana, beatificada em 1693. Aqui se podem observar vários exemplares de pintura, escultura, entre outras e apreciar o convento.

Aqui pode ver toda a história da emblemática marca Vista Alegre, desde a evolução estética, ao trabalho de pintura cerâmica, passando pelas oficinas.

Como o nome indica, trata-se de um museu que se dedica à recolha de brinquedos e outros relacionados com o mundo infantil, como roupas, livros ou material escolar. Conta já com mais de 20.000 objetos.

Este museu situa-se no local no antigo Convento de Arouca e o seu espólio é constituído por valiosas coleções desse convento: pintura, escultura, mobiliário, tapeçaria, etc.

Para além da originalidade de um museu totalmente dedicado aos segredos da manufatura de um chapéu, este espaço alberga exposições temporários. Tem ainda a guarda dos espólios de Manoel Vieira Araújo, fundador da Viarco e do Comendador António José de Oliveira Júnior que fundou esta indústria da chapelaria.

Um local de visita obrigatória, onde viveu o nosso prémio Nobel, Egas Moniz. Para além da seção artística, este espaço possui uma seção científica com alguns objetos relacionados com as descobertas científicas da Angiografia.

MJS




2020/07/06

Alguns dos melhores museus .... em Lisboa


Em Lisboa, o antigo e o moderno coexistem lado a lado. Apresentamos alguns museus mais clássicos e outros mais virados para a contemporaneidade.

 
É um dos museus mais emblemáticos de Lisboa, contendo peças icónicas da cidade, desde os Painéis de S. Vicente até às coleções de pintura, escultura, ourivesaria ou mobiliário.

O Museu inclui uma fantástica coleção de arte antiga que se inicia no Egipto, Grécia e Roma, passando por coleções orientais, jóias art nouveau e arte moderna.



Para além da recriação do laboratório químico do século XIX e do jardim botânico, há sempre espaço para exposições temporária, desde as borboletas aos dinossauros.

É um dos melhores e mais completos museus do mundo nesta área, com uma coleção que inclui os carrinhos dos infantes, o coche da embaixada de D. João V ao Papa, em 1716 e o o landau do rei D. Carlos I usado no dia do regicídio.

Não falando do espaço em si, repleto de história, a coleção do museu inclui objetos desde a pré-história até à idade contemporânea com muitos workshops.

Este museu dá-nos a conhecer uma perspetiva histórica e evolutiva dos transportes públicos na cidade de Lisboa. Inclui fotografias, uniforme, títulos de transporte, equipamento, elétricos e autocarros.

Esse museu conta a história entre Portugal e o Oriente através de magníficas peças e workshops. Cheio de beleza e curiosidades, é um espaço exótico que já conquistou um lugar de destaque no panorama lisboeta.

Inaugurado em 2016, o Museu destaca-se pelas suas formas curvas da autoria de Amanda Levete. Neste espaço poderá encontrar as exposições permanentes e temporárias, sempre na vanguarda da modernidade.

MJS