ME/ESDJC/395
Escola
Secundária D. João de Castro
Postal
a preto e branco da entrada da Cidade de Chaves por Santo Amaro, alameda
ladeada de árvores onde se apresenta um automóvel da década de 1940. Em baixo,
encontra-se a referência ao local e edifício, e marca da casa editora
"Fotografia Alves". No verso foi colocado o carimbo da "Escola
Secundária D. João de Castro", encontrando-se igualmente a identificação
da casa editora. Integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola
D. João de Castro, utilizados no contexto das atividades pedagógicas, nomeadamente
nas disciplinas de História/Geografia.
Um
automóvel ou carro é um veículo motorizado, com rodas, utilizado para
transporte de pessoas ou mercadorias. A palavra vem do grego “autos” (por si
próprio) e do latim “mobilis” (mobilidade).
Durante
os séculos XVIII e XIX foram construídas várias carruagens movidas a vapor. Nos
Estados Unidos, os irmãos Francis Edgar e Freelan Oscar Stanley criaram um veículo
que em 1906 atingiu um recorde de velocidade. Comercializaram o Locomobile que teve enorme sucesso até à
década de 1920.
A
máquina a vapor é um motor de combustão externa, em que a energia térmica se
transforma em energia mecânica através de um processo de combustão que ocorre
fora do motor. O aparecimento do motor de combustão interna, menos volumoso e
pesado, apresentava enormes vantagens em relação ao seu antecessor. A combustão
realizava-se no interior do motor, evitando as perdas de energia e suprimindo a
caldeira.
1886
é considerado o ano em que foi criado o primeiro automóvel da era moderna pelo
alemão Karl Benz que patenteou o modelo Benz-Patent-Motorwagen.
Pensa-se
que o primeiro automóvel a chegar a Portugal, da Panhard-Levassor, foi trazido de Paris pelo quarto Conde de Avilez
em 1895.
A
produção em massa de carros iniciou-se nos Estados Unidos com a Ford Motor Company e o famoso Modelo T, cujo fabrico se iniciou em
1908. O empresário Henry Ford, fundador desta companhia, iniciou a produção
capitalista em massa, baseado em novos processos de trabalho, como a linha de
montagem, associado ao consumismo social. O objetivo era produzir um modelo tão
barato, que se tornasse acessível à maior parte da população. Em plena
expansão, a marca Ford chegou à
Europa.
Este
ritmo de crescimento sofreu uma queda abrupta com a Grande Depressão de 1920,
quer nos Estados Unidos, quer na Europa. Aqui começam a desenvolver-se algumas
companhias de automóveis como a britânica Morris,
a francesa Citroën ou a alemã Opel.
A
partir da década de 1950 a velocidade atingida pelos veículos aumentou
consideravelmente, o que causou inúmeros acidentes de viação. No sentido de
prevenir esta situação foi fabricado em 1958 o primeiro carro com cintos de
segurança, o Chevrolet Corvette.
A
preocupação com a segurança levou igualmente a criar o sistema de air bags, cujos primeiros fabricantes
foram a General Motors e a BMW, em 1974.
Progressivamente
foram sendo acrescentadas várias melhorias quer a nível tecnológico, quer a nível
do conforto dos passageiros: luzes, espelhos, limpa para-brisas, marcha atrás, direção
assistida, ar condicionado, entre outros.
A
invenção do automóvel pode contextualizar-se na era do desenvolvimento da
indústria, iniciada com a máquina a vapor e posteriormente com o motor de
combustão interna. Substituindo os meios de tração animal, estes veículos
permitiram percorrer longas distâncias num curto período de tempo, acedendo a
novas áreas geográficas mais afastadas. Ao nível do transporte de mercadorias
permitiu o escoamento da produção de forma rápida e eficiente sem ter necessidade
de criar grandes infraestruturas.
No
entanto, o progresso tem sempre custos, nomeadamente a poluição do ar e o
aumento do consumo dos combustíveis fósseis. Para combater este tipo de
problemas começaram a ser comercializados em 2008 os primeiros carros elétricos
que serão certamente o futuro desta indústria.
MJS