2022/06/30

Invenções que mudaram o mundo: o automóvel

 

Postal

ME/ESDJC/395

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco da entrada da Cidade de Chaves por Santo Amaro, alameda ladeada de árvores onde se apresenta um automóvel da década de 1940. Em baixo, encontra-se a referência ao local e edifício, e marca da casa editora "Fotografia Alves". No verso foi colocado o carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro", encontrando-se igualmente a identificação da casa editora. Integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola D. João de Castro, utilizados no contexto das atividades pedagógicas, nomeadamente nas disciplinas de História/Geografia.


Um automóvel ou carro é um veículo motorizado, com rodas, utilizado para transporte de pessoas ou mercadorias. A palavra vem do grego “autos” (por si próprio) e do latim “mobilis” (mobilidade).

Durante os séculos XVIII e XIX foram construídas várias carruagens movidas a vapor. Nos Estados Unidos, os irmãos Francis Edgar e Freelan Oscar Stanley criaram um veículo que em 1906 atingiu um recorde de velocidade. Comercializaram o Locomobile que teve enorme sucesso até à década de 1920.

A máquina a vapor é um motor de combustão externa, em que a energia térmica se transforma em energia mecânica através de um processo de combustão que ocorre fora do motor. O aparecimento do motor de combustão interna, menos volumoso e pesado, apresentava enormes vantagens em relação ao seu antecessor. A combustão realizava-se no interior do motor, evitando as perdas de energia e suprimindo a caldeira.

1886 é considerado o ano em que foi criado o primeiro automóvel da era moderna pelo alemão Karl Benz que patenteou o modelo Benz-Patent-Motorwagen.

Pensa-se que o primeiro automóvel a chegar a Portugal, da Panhard-Levassor, foi trazido de Paris pelo quarto Conde de Avilez em 1895.

A produção em massa de carros iniciou-se nos Estados Unidos com a Ford Motor Company e o famoso Modelo T, cujo fabrico se iniciou em 1908. O empresário Henry Ford, fundador desta companhia, iniciou a produção capitalista em massa, baseado em novos processos de trabalho, como a linha de montagem, associado ao consumismo social. O objetivo era produzir um modelo tão barato, que se tornasse acessível à maior parte da população. Em plena expansão, a marca Ford chegou à Europa.


(Imagem a preto e branco do empresário Henry Ford junto a um dos seus automóveis. Imagem retirada da internet)

Este ritmo de crescimento sofreu uma queda abrupta com a Grande Depressão de 1920, quer nos Estados Unidos, quer na Europa. Aqui começam a desenvolver-se algumas companhias de automóveis como a britânica Morris, a francesa Citroën ou a alemã Opel.

A partir da década de 1950 a velocidade atingida pelos veículos aumentou consideravelmente, o que causou inúmeros acidentes de viação. No sentido de prevenir esta situação foi fabricado em 1958 o primeiro carro com cintos de segurança, o Chevrolet Corvette.

A preocupação com a segurança levou igualmente a criar o sistema de air bags, cujos primeiros fabricantes foram a General Motors e a BMW, em 1974.

Progressivamente foram sendo acrescentadas várias melhorias quer a nível tecnológico, quer a nível do conforto dos passageiros: luzes, espelhos, limpa para-brisas, marcha atrás, direção assistida, ar condicionado, entre outros.

A invenção do automóvel pode contextualizar-se na era do desenvolvimento da indústria, iniciada com a máquina a vapor e posteriormente com o motor de combustão interna. Substituindo os meios de tração animal, estes veículos permitiram percorrer longas distâncias num curto período de tempo, acedendo a novas áreas geográficas mais afastadas. Ao nível do transporte de mercadorias permitiu o escoamento da produção de forma rápida e eficiente sem ter necessidade de criar grandes infraestruturas.

No entanto, o progresso tem sempre custos, nomeadamente a poluição do ar e o aumento do consumo dos combustíveis fósseis. Para combater este tipo de problemas começaram a ser comercializados em 2008 os primeiros carros elétricos que serão certamente o futuro desta indústria.


MJS

2022/06/27

Invenções que mudaram o mundo: o avião

 

Modelo de avião

ME/346070/20

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundária Sacadura Cabral

Modelo de avião, provavelmente uma réplica do "Santa Cruz" de Sacadura Cabral. O hidroavião "Santa Cruz" foi adquirido em Inglaterra, modelo Fairey-400 com motor Rolls Royce Eagle de 350 hp. Em 1922, data da comemoração do centenário da independência do Brasil, Sacadura Cabral e Gago Coutinho decidiram realizar a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul. Elaborado em madeira, revestida em tela, este avião media cerca de 10,92 metros de comprimento e 14, 05 metros de envergadura.


Um avião é um aparelho de navegação aérea, mais pesado do que o ar, que necessita de asas fixas e de um motor a hélices para se sustentar no ar. Todos os aviões necessitam de um fluxo constante de ar para a sua sustentação e de uma área desimpedida para que possam alcançar velocidade e descolar. Atualmente é o segundo meio de transporte mais seguro e o mais rápido.

O desejo de voar sempre acompanhou o homem desde os primórdios, o que atestam as lendas e mitos da humanidade. Um dos primeiros inventores a dedicar-se ao estudo deste objeto foi Leonardo da Vinci, no século XV.

Já no século XIX, Clément Ader realizou um pequeno voo, a cerca de 20 centímetros do chão, numa máquina desenhada por si. A ele se deve o nome “avion”, avião, que designa uma máquina mais pesada do que o ar.

Vários foram os homens que se dedicaram ao estudo do mecanismo de voo. Foram anos de pesquisas com resultados bastante lentos pois o grande problema da aeronáutica não se encontrava no desenho dos aparelhos, mas na propulsão. A máquina a vapor tornava praticamente impossível fazer mais do que uma descolagem. Em 1900, Albert de Dion e Georges Bouton criam um motor de um cilindro, especialmente concebido para aparelhos voadores.

No Estados Unidos, os irmãos Wilbur e Orville Wright, interessaram-se especialmente pelas experiências de aeronáutica que estavam a ser levadas a cabo na Europa. Conseguiram o apoio financeiro do engenheiro Octave Chanut e realizaram inúmeros estudos. Finalmente, a 17 de dezembro de 1903 em Kill Devil Hills, na Carolina do Norte, realizou-se o primeiro voo motorizado, com a duração de 12 segundos. Foi realizado pelos Wright, a bordo do Flyer.


(Imagem a preto e branco das primeiras experiências de aviação. Imagem retirada da internet)

Nos anos que se seguiram, a aviação despertou um enorme interesse. Alberto Santos Dumont, conhecido pelos voos com os primeiros balões dirigíveis com motor, contornou a Torre Eiffel em 1901 a bordo do seu avião. Em 1906 realizou um percurso de 30 metros.

Os irmãos Wright continuaram o processo de investigação aeronáutica e efetuaram o primeiro voo de mais de uma hora com o transporte de um passageiro. O Flyer acabou por se tornar o primeiro avião militar.

Com a Primeira Guerra Mundial, o desenvolvimento da aviação foi muito incrementado, surgindo os primeiros aviões de reconhecimento equipados com armas de defesa.

Em Portugal, a história da aviação também viveu grandes momentos com a primeira viagem de travessia do Atlântico Sul com Sacadura Cabral e Gago Coutinho. A 30 de março 1922, partiram de Lisboa, a bordo do Lusitânia, chegando ao Rio de Janeiro a 17 de junho.

Charles Lindbergh foi o primeiro a atravessar o Oceano Atlântico num voo sem escalas, a 20 de maio de 1927.

Em 1945 foi criada a TAP – Transportes Aéreos Portugueses que abriu a primeira linha comercial entre Lisboa e Madrid em 1946.

Após a Primeira Guerra iniciaram-se os primeiros voos comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá e os aviões começaram a transportar um número cada vez maior de pessoas. O motor a jato foi fundamental neste processo de evolução, tendo desempenhado um importante papel na Segunda Guerra Mundial.

Em 1947, Chuck Yeager foi o primeiro homem a ultrapassar a barreira do som, a bordo do Bell-X-1.

O primeiro avião comercial a jato foi o Boeing 707, na década de 50. Em 1970, o Boeing 747 torna-se o maior avião de passageiros do mundo, superado pelo Airbus A 380 em 2005.

Em 1976, surge o Concorde, o primeiro avião comercial supersónico, voando acima dos 1600 km/hora.

O avião mudou o mundo para sempre, permitindo a mobilidade de pessoas e bens de forma insuperavelmente rápida, segura e no menor tempo possível. O mundo ficou mais “pequeno” e mais próximo.


MJS