2022/12/29

Invenções que mudaram o mundo: a televisão

 

Televisão

ME/401122/66

Escola Secundária Carlos Amarante

Televisão utilizada para visualização de filmes. Trata-se de um sistema de receção de imagens e som, a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas. Estas são reconvertidas e podem ser visualizadas/ouvidas através deste aparelho. É constituído por uma caixa paralelepipédica, com ecrã de cantos arredondados.


A televisão é um sistema de transmissão de imagem e som através de ondas eletromagnéticas ou de cabos. As câmaras e microfones captam a imagem e o som que são difundidos através de ondas eletromagnéticas ou cabos até ao aparelho recetor, a televisão, que reconverte essas ondas em imagem e em som.

A grande evolução nas áreas da física, química e matemática permitiram a criação deste aparelho. Em 1842, Alexander Bain conseguiu transmitir telegraficamente uma imagem. Em 1873, Willoughby Smith descobriu que o selénio era um elemento química capaz de converter energia luminosa em energia elétrica. Em 1884, Paul Niokow desenvolveu um disco com orifícios que fracionavam uma imagem que podia ser reorganizada para transmissão.

Em 1920 John Logie Baird empregou os conhecimentos adquiridos e construiu um modelo de televisão, melhorando a nitidez e o som. A demonstração do aparelho na Academia Britânica deu-se em 1926. Este modelo foi adotado pela BBC até 1937.

Em 1924, Wladimir Zworykin inventou o iconoscópio, uma espécie de tubo de imagem, aproveitado pela companhia americana RCA.

Philo Taylor Farnsworth utilizou os conhecimentos da altura, nomeadamente o tubo de raios catódicos inventado por Karl Braun para conseguir a transmissão de imagens por via eletrónica. Em 1927 testou com êxito a sua invenção e em 1938 criou a sua companhia de televisões e rádios.

Ernst Alexanderson pesquisou sobre a transmissão de imagem sem necessidade de cabos e fez uma demonstração pública da sua televisão em 1928.

Antes da década de 30, a televisão era um objeto extremamente dispendioso e o seu uso estava restrito a famílias com capacidade financeira elevada. Em 1934, a empresa Telefuken fabricou os primeiros aparelhos utilizando o tubo de raios catódicos, interrompido pela Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, o produto tornou-se bastante mais acessível e começou a entrar na casa de um maior número de habitantes.


(Imagem retirada da internet)

Existiam normas de definição e codificação de cores que dificultaram as transmissões internacionais. Na década de 60, a utilização do satélite permitiu não só as ligações internacionais, mas também intercontinentais. Iniciam-se as transmissões a cores com o sistema NTSC em 1953 e diversificam-se as produções e os programas de entretenimento. A televisão expande-se rapidamente a todo o mundo provocando uma transformação nos meios de comunicação de massas.

Em Portugal a primeira emissão televisiva ocorreu em 1956, a preto e branco, passando a emissões regulares a partir de 1957 apenas na região de Lisboa. Estendeu-se a todo o Portugal Continental e Insular e em 1968 estreou-se o segundo canal da RTP. Após o 25 de abril de 1974 a empresa foi nacionalizada.

Em 1992 e 1993 iniciaram-se as emissões da SIC (Sociedade Independente de Comunicação) e da TVI (Televisão Independente). A transmissão por cabo teve inicio em 1994.

A televisão foi o agente de uma enorme revolução cultural, como veículo de informação e entretenimento, transmitindo crenças e valores.


MJS

2022/12/26

Invenções que mudaram o mundo: o telescópio

 

Luneta

ME/401109/260

Escola Secundária de Camões

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física ou Astronomia. Trata-se de uma luneta terrestre formada por um tubo de latão que contêm objetivas utilizadas para a observação de objetos terrestres durante o dia. Encontra-se montada numa base de madeira.


O telescópio é um instrumento que permite a observação de objetos a longa distância. Os telescópios óticos são os mais comuns, constituídos por uma objetiva e uma ocular. Existem igualmente outros que captam a radiação eletromagnética, radiação infravermelha, radiofrequência ou micro-ondas.

Isto quer dizer que os telescópios podem ser divididos em dois tipos de categorias, ou seja, refratores e refletores. Os refratores são constituídos por lentes, uma objetiva e uma ocular, ampliando um determinado objeto. Os refletores possuem um espelho côncavo que capta a luz e a foca num determinado ponto. Com a evolução no campo da astrofísica, percebeu-se que os corpos celestes emitiam ondas de rádio, tendo sido criados os radiotelescópios.

O telescópio foi inventado em 1608 por Hans Lippershey que construiu este instrumento para a observação de objetos a longa distância. O seu objetivo era militar e não astronómico.

Em 1609, Galileu aperfeiçoou o telescópio com polimento do vidro para observações astronómicas. Com este microscópio foram descobertos vários fenómenos como as manchas solares, as crateras lunares, as fases do planeta Vénus, os satélites de Júpiter e várias estrelas e constelações. As conclusões de Galileu contribuíram em muito para o reforço do sistema heliocêntrico de Copérnico.

Pouco tempo depois, Johannes Kepler melhora o telescópio através da introdução de duas lentes convexas. A ótica das lentes foi estudada por este cientista que publicou duas obras dedicadas ao tema.

Cerca de 1655 Christiaan Huygens construiu o maior telescópio visto até então, com cerca de 3, 7 metros. Isto permitiu observações mais precisas, incluindo os anéis de Saturno.

Isaac Newton, após alguns anos de estudo, concluiu que os telescópios com duas lentes criam um efeito de aberração cromática que altera a luz. Cria um novo modelo que usa espelhos e que se tornou bastante popular por ser mais simples e mais barato.


Telescópio astronómico

ME/404408/250

Escola Secundária Rainha D. Amélia

Telescópio de 50mm utilizado nas aulas de Ciências Naturais e Geografia que permite observar os astros. Encontra-se sobre um tripé.


A evolução deste instrumento estagnou até cerca de 1897, quando Charles Yerkes financiou o Observatório Yerkes em Wisconsin nos Estados Unidos da América. George Ellery Hale foi o responsável pela construção de um telescópio com lentes de 102 centímetros de diâmetro. Carl Sagan foi um dos cientistas que também passou por esta fundação.

Após a Primeira Guerra, cerca de 1930, Karl Guthe Jansky, construiu o telescópio a rádio que conseguia receber sinais de rádio. Sir Bernard Lovell, após a Segunda Guerra Mundial construiu um enorme telescópio para observação espacial. Em Cheshire, no Reino Unido, foi inaugurado o Observatório Jodrell Bank, equipado com um telescópio de 76 metros.

A NASA, após vários anos de estudo lançou o telescópio Hubble para o espaço. Este possuía um espelho de 2, 4 metros captando imagens de alta definição. Atualmente a NASA, a ESA (European Space Agency) e a CSA (Canadian Space Agency) construíram o James Webb Space Telescoppe com 18 espelhos hexagonais perfazendo um diâmetro de 6, 5 metros, lançado em dezembro de 2021.


MJS