2022/10/06

Invenções que mudaram o mundo: o microscópio

 

Microscópio

ME/404445/97

Escola Secundária Alexandre Herculano

Aparelho utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Biologia, para visualizar estruturas de tamanho extremamente reduzido, como por exemplo as células. Este modelo é um microscópio ótico monocular que funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem trespassada por um feixe de luz. Está munido de uma objetiva e tem uma base sobre a qual se encontra um espelho, para captar os raios de luz natural ou artificial e assim iluminar as preparações.

 

O microscópio é um aparelho que permite ampliar imagens de objetos muito pequenos devido às lentes com alta resolução. Atualmente podem dividir-se, essencialmente, em duas categorias: o microscópio ótico, que funciona através de um conjunto de lentes que aumentam a imagem através de um feixe de luz; e o microscópio eletrónico que amplia a imagem através de feixes de eletrões.

O fabrico das primeiras lentes óticas é atribuído a Salvino d’Amato em 1285 através da técnica do polimento. Em 1590 Zacharias Janssen teve a ideia de combinar lentes para aumentar o tamanho dos objetos, construindo o primeiro microscópio com uma capacidade de 30 vezes de ampliação.

Em 1625 Galileu começou igualmente a trabalhar com lentes, inspirado pelo trabalho de Janssen. Em 1665 Robert Hooke publicou Micrographia onde descreveu as observações realizadas com o seu microscópio, utilizando pela primeira vez o termo célula.

No século XVII, Antoine Van Leeuwenhoek desenvolveu o microscópio simples capaz de uma ampliação de 200 vezes. Fez a primeira observação das bactérias, embriões de plantas, glóbulos vermelhos, etc.

No século XVIII, o microscópio transformou-se num objeto artístico. Passou a fazer parte do processo de ensino, apesar das imagens obtidas serem de má qualidade devido às imperfeições das lentes.

Em 1730, Charles Hall inventou as lentes acromáticas, ou seja, sem cor. Percebeu que a utilização de uma segunda lente permitia realinhar as cores distorcidas pela primeira lente.

Durante o século XIX aperfeiçoou-se o fabrico das lentes e surgiram os primeiros microscópios binoculares, ou seja, com duas oculares. Também se verificaram grandes avanços na preparação do material biológico para observação.

Microscópio

ME/403556/6

Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Aparelho utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Biologia, para visualizar estruturas de tamanho extremamente reduzido, como por exemplo as células. Este modelo tem o pé em forma de U. O braço de metal tem no seu extremo o sistema de lentes e está munido de parafuso micrométrico. Em frente da objetiva há um suporte, a platina, onde se coloca o objeto a observar, que tem um orifício no centro, para deixar passar a luz. O sistema de iluminação é constituído por um espelho redondo.


Em meados do século XIX surgem vários ateliers especializados no fabrico deste instrumento, como o de Camille-Sábastien Nachet em Paris (1835) ou o de Karl Zeiss na Alemanha (1846). Em 1830 Joseph Lister colocou as lentes a uma distância precisa, fornecendo um elevado grau de nitidez. Como tal, foi possível observar seres microscópicos desconhecidos até então levando ao estabelecimento das bases da teoria celular por Schleiden e Schwann em 1935.

Louis de Broglie, em 1924 descobriu que um feixe de eletrões se comportava da mesma forma que um feixe de luz, mas com um comprimento de onda bastante menor. Esta é a base de microscopia eletrónica desenvolvida por Hans Bush em 1926. Em 1932 Ernst Ruska e Max Knoll construíram o primeiro aparelho eletrónico. Após a Segunda Guerra Mundial, a microscopia desenvolveu-se rapidamente e transformou o conhecimento do mundo.


MJS


2022/10/03

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

 


O Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide (AEPM) é composto por cinco estabelecimentos de ensino pertencentes à união de freguesias de Moscavide Portela do concelho de Loures.

 

Segundo as Disposições gerais e caracterização do agrupamento do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide (2020:1), este iniciou a sua atividade no ano letivo 2003/2004. Era composto por 4 escolas:  a escola-sede, Escola EB 2,3 Gaspar Correia, a Escola Básica do 1.º Ciclo e J.I. da Portela, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Moscavide e a Escola Básica EB 1 Dr. Catela Gomes.

 

A partir do ano letivo de 2010/2011 o Agrupamento passou a integrar a Escola Secundária da Portela, que passou a escola – sede, e continuou a designar-se por Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. O agrupamento está inserido no concelho de Loures e tem como área de competência a união a partir de 2013 de duas freguesias de meios bastante diversos: a freguesia da Portela e a freguesia de Moscavide.

 

“O Agrupamento oferece a todos os seus alunos um conjunto variado de Atividades de Enriquecimento Curricular que visam concretizar os objetivos definidos no Projeto Educativo.” (AEPM, 2020:8).

 

O AEPM apresenta uma diversidade de projetos/clubes/atividades a desenvolver com os alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, que envolvem os diferentes grupos disciplinares e serviços da escola em articulação com as entidades da comunidade. (AEPM, 2020:14).



 

A Escola Secundária da Portela fica situada na Avenida das Escolas e é vulgarmente conhecida por “Escola Arco-Íris” devido à coloração dos seus sete pavilhões, cada um deles pintado por cada uma das cores do arco-íris.

 

As primeiras aulas ocorreram no ano letivo 1988-1989, mais concretamente no dia 11 de outubro de 1988, no único pavilhão então construído com a cor amarela e designado por Pavilhão A. Aí funcionavam não só as salas de aula, mas também a Comissão Instaladora, os Serviços Administrativos, o bar, a papelaria e outros serviços de apoio.

Nesse primeiro ano apenas funcionou o 7.º ano com cento e noventa e seis alunos distribuídos por oito turmas no turno da manhã e com noventa e dois alunos em quatro turmas no turno da tarde. Estes alunos eram provenientes sobretudo das freguesias da Portela e Moscavide e também alguns da Apelação, Unhos e Camarate.

 

Os outros pavilhões foram sucessivamente construídos e entregues para acolher um número crescente de alunos que afluíam à escola. Os alunos eram sobretudo provenientes da Portela. Os dois últimos pavilhões, reconstruídos em 1992, destinaram-se à instalação dos laboratórios de ciências, física e química.

 

A Escola Básica 2/3 Gaspar Correia iniciou a sua atividade como Escola Preparatória no ano letivo 1973/74, sendo a data da sua criação 5 de outubro de 1973.

 

A escola tem uma identidade própria, que tem ao longo dos anos, deixado marcas, que a distinguem e lhe dão um rosto próprio. Tem tradição de se abrir à comunidade e de dar a conhecer os seus projetos e a sua dinâmica. O projeto com mais impacto é o Projeto Acampamento, que já vai em mais de 30 edições e que tem sempre granjeado o apoio incondicional da Câmara Municipal de Loures.

 

As preocupações da escola não se limitam única e exclusivamente à simples transmissão de conhecimentos, mas pretendem levar os alunos a respeitar os valores sociais e cívicos, em que assenta a sociedade onde vivemos, com o objetivo de os tornar cidadãos autónomos, livres e responsáveis.

 

A escola tem como patrono Gaspar Correia, cronista do Séc. XVI e autor da obra “Lendas da Índia”. Esta figura viveu grande parte da sua vida na Índia, onde foi secretário de Afonso de Albuquerque. Este patrono tem sido fonte de inspiração para diversas atividades já dinamizadas, como as Reconstituições Históricas e a participação em atividades culturais, ligadas à época dos Descobrimentos. O painel patente na entrada da escola dá conta desta personalidade da nossa história.

 

A Escola EB1/JI da Portela iniciou a sua atividade como Escola Primária da Portela de Sacavém, no ano letivo 1982/83. Inicialmente, apenas com um edifício, é no ano letivo de 1997/98, que é inaugurado o segundo edifício, melhorando e alargando a sua oferta à comunidade, com a abertura da primeira sala de Jardim de Infância.

 

A escola tem uma identidade própria que, ao longo dos anos, tem deixado marcas na sua comunidade e a distingue pelo serviço prestado ao longo dos anos. Tradicionalmente aberta à comunidade e abraçando diversos projetos, tem uma dinâmica muito própria e com muito impacto na comunidade em que se insere.

 

 


A Escola EB1/JI Quinta da Alegria tem 2 grupos de educação pré-escolar e 7 turmas do 1.º ciclo e, por sua vez, a Escola EB1 Dr. Catela Gomes tem 10 turmas do 1.º ciclo.

 

Segundo Nuno Reis (Reis, 2019:2), o diretor da escola, o AEPM, desempenha um papel ativo e relevância na comunidade, assume-se como “espaço de cultura” da União de Freguesias de Moscavide e Portela, promovendo eventos de natureza cultural, tais como concertos, exposições, teatro, cinema, debates, eventos desportivos, entre outros -  criando hábitos de vivencias culturais aos alunos pais/encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e à população da freguesia.

 

 P.M. 

 

 

BIBLIOGRAFIA:

 

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE (2020). Documento orientador: organização do ano letivo 2020/2022 [em linha]. Portela: AEPM [consult. 16 de maio de 2022]. Disponível: Doc_Orientador_Ano_letivo2021_22.pdf(agepm.pt)

 

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE (2020a). Regulamento Interno 2020/2024  [em linha]. Portela: AEPM [consult. 16 de maio de 2022]. Disponível: Regulamentos (agepm.pt)

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE (s.d.). Escola EB 2,3 Gaspar Correia  [em linha]. Portela: AEPM [consult. 16 de maio de 2022]. Disponível: http://agepm.pt/cms/agrupamento/escolas/escola-eb-2-3-gaspar-correia

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE (s.d.). Escola EB1/JI da Portela  [em linha]. Portela: AEPM [consult. 16 de maio de 2022]. Disponível: http://agepm.pt/cms/agrupamento/escolas/escola-eb1-ji-da-portela

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE (s.d.). Escola Secundária Arco-Íris (Portela) [em linha]. Portela: AEPM [consult. 16 de maio de 2022]. Disponível: http://agepm.pt/cms/agrupamento/escolas/escola-secundaria-arco-iris-portela-2

 

REIS, Filipe Santos (2019). Carta de missão do diretor 2019/2023: todos juntos conseguimos! [em linha]. Portela: Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide [Consult. 16 de maio de 2022]. Disponível: Carta_de_Missao_do_Diretor_2019-2023.pdf (agepm.pt)