2016/02/17

Peça do mês de fevereiro

Imagem Parietal de Datilografia
Imagem parietal com o título “Dactilografia” utilizada nas aulas de Datilografia dos antigos Cursos Gerais do Comércio e de Secretariado. Constitui um auxiliar didático para a aprendizagem do método e técnica a adquirir neste âmbito. Servia para ilustrar as posições corretas que devemos adotar quando escrevemos à máquina. Na zona superior da imagem, temos uma mulher (zona superior) e um homem (zona inferior) vistos de lado e de costas, exemplificando a postura correta. Na zona inferior do quadro parietal estão quatro imagens de posições incorretas que podem conduzir ao aparecimento de lesões prejudiciais ao bom desempenho do datilografo.
Está inventariada com o número ME/ESDMF/267 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária David Mourão-Ferreira, à guarda da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência.
A datilografia é uma técnica que permite a utilização de uma máquina de escrever, premindo os botões do seu teclado com uma certa velocidade. O datilografo executa esta técnica com os pulsos erguidos sobre o teclado, em vez de apoiados sobre a mesa e com os cotovelos ao lado do corpo.
O teclado das máquinas de escrever é geralmente constituído por botões quadrangulares ou circulares, as teclas, onde se encontra um, ou mais, carateres impressos, incluindo números, letras e sinais de pontuação. Premindo estes botões, o caractere que lhe está atribuído é impresso no papel.




MJS