2022/01/20

Arquivo do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática


O Arquivo do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática localiza-se nas instalações do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) e encontra-se, disponível para consulta sob marcação prévia.

O CNANS integra documentação técnica, gráfica, fotográfica e audiovisual relacionada com a gestão e salvaguarda do património cultural subaquático. A arqueologia náutica e subaquática é um ramo da arqueologia que recorre às técnicas de acesso ao meio subaquático que tem vindo a ser objeto de uma atenção acrescida em todo o mundo.

Em Portugal, a gestão pública da arqueologia subaquática iniciou-se nos anos oitenta do século XX no quadro do Museu Nacional de Arqueologia, embora o CNANS só tenha sido criado em 1997 no âmbito do Instituto Português de Arqueologia. Ao CNANS compete a gestão da atividade arqueológica subaquática, incluindo achados fortuitos, projetos de investigação, as ações de fiscalização técnica e intervenções no quadro de grandes obras do litoral, bem como a elaboração da Carta Arqueológica de Portugal para os sítios em meio aquático.

O CNANS faz igualmente o tratamento de bens arqueológicos móveis proveniente de meio subaquático e húmido através do seu Laboratório de Conservação e Restauro.

Este laboratório está inserido na Divisão de Inventariação, Estudo e Salvaguarda do Património Arqueológico (DIESPA) do Departamento de Bens Culturais (DBC). O âmbito da sua atuação está focado na conservação de artefactos provenientes de contextos arqueológicos em ambiente húmido. Para tal dispõe de uma unidade de impregnação de madeiras e uma unidade de tratamento eletroquímico de artefactos metálicos de grande porte.

Este laboratório desempenha ainda ações de monitorização sobre espólio que se encontra conservado in situ em parceria com outras entidades de âmbito nacional, regional ou local.

 

MJS 

2022/01/17

Peça do mês de janeiro

 


Aparelho de Ingenhouz

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas no laboratório de Física para estudo do calor e termodinâmica. Consiste numa tina de metal, tendo na tampa fixadas, para o exterior, cinco hastes de diferentes materiais. Cobrem-se as hastes com uma camada uniforme de cera branca e enche-se a tina com água a ferver. A cera das hastes metálicas funde rapidamente, o que não se observa nas outras. Deste modo, pode comparar-se a condutividade térmica dos diferentes materiais.

Está inventariado com o número ME/152171/197 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Infante D. Henrique.


MJS