2014/09/17

Peça do mês de setembro




Divisão celular
Conjunto de sete modelos de divisão celular para exemplificação nas aulas de Ciências Naturais. São constituídos por uma base redonda de madeira, do centro da qual se eleva uma haste, no topo do qual se inserem os corpos de gesso moldado. Representam a segmentação e gastrulação de um cordado, provavelmente de um anfioxo através de pequenos modelos de um ovo, de blástulas em diferentes etapas do desenvolvimento e de uma gástrula, de cor castanha amarelada. Está inventariado com o número ME/401109/129 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Camões.
O uso de modelos para o ensino da divisão celular permite facilitar a apreensão de conceitos abstratos para os alunos, para que estes, através da visualização, possam compreender o processo, expondo as suas dúvidas de forma concreta. Para além disso, os modelos permitem melhorar a qualidade da comunicação no processo de ensino-aprendizagem.
A divisão celular nos seres vivos é o processo através do qual uma célula se divide em duas (mitose) e em quatro (meiose), contendo em si toda a informação genética de uma espécie.
Através da mitose a “célula-mãe” distribui igualmente os cromossomas e os constituintes citoplasmáticos por duas “células-filha”. Este processo inclui várias fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. A meiose ocorre quando a “célula-mãe” dá origem a quatro “células-filha” incluindo as fases já referidas.
MJS