2022/07/07

Invenções que mudaram o mundo: a calculadora

 

Máquina de Calcular

ME/400774/36

Escola Secundária Alfredo da Silva 

Máquina utilizada pelo secretariado, realizando as duas operações primárias: adição e subtração. Funciona manualmente imprimindo as parcelas e somas. Também realiza a multiplicação uma vez que esta operação é uma soma de parcelas iguais, para o que basta repetir a mesma operação tantas vezes quantas corresponderem ao multiplicador. O seu teclado é reduzido e constituído pelas teclas de zero a nove, e pelas teclas das funções.


A calculadora é um dispositivo mecânico que realiza cálculos numéricos simples ou complexos. O ábaco é considerado o precursor da calculadora, um instrumento formado por uma moldura retangular, com hastes paralelas que têm elementos de contagem deslizantes (bolas, fichas, etc.). A sua desvantagem é a facilidade de cometer erros devido à distração do utilizador.

Pensa-se que a primeira calculadora mecânica foi inventada pelo alemão Wilhelm Schickard em 1623. Permitia realizar todas as operações básicas até 6 dígitos. O resultado era indicado pelo toque de um sino, pelo que ficou conhecida como “relógio calculador”. O objeto perdeu-se num incêndio, mas foram encontradas as anotações do projeto, o que permitiu atribuí-lo ao seu autor.

Em 1642, Pascal também criou uma máquina calculadora. Era uma caixa de grandes dimensões e fazia apenas somas e subtrações. A Pascaline, assim chamada pelo seu criador, incluía rodas dentadas com algarismos de 0 a 9. Era um mecanismo simples projetado para ser aperfeiçoado e realizar todas as operações.

Em 1671, Gottfried Leibniz aperfeiçoou a calculadora de Pascal, permitindo que fizesse operações de multiplicação e divisão. Foi apelidada de stepped reckoner e, para além das quatro operações, realizava ainda a raiz quadrada. Leibniz não chegou a terminar a sua invenção, pelo que apresenta alguns erros.

Em 1774, Philipp Matthäus Hahn inventou uma calculadora que realizava as 4 operações sem qualquer erro. Era uma calculadora redonda que permitia o uso de 12 dígitos. Em 1784, Helfrich Johann von Müller criou uma calculadora semelhante, bem como Thomas Colmar, em 1820, que inventou a Arithmomètre. Foi patenteada e produzidos 5000 exemplares que obtiveram grande sucesso por era mais fácil de manusear.

Em 1822, Charles Babbage cria a Difference Engine, capaz de resolver equações polinomicas através de um método que possibilitava a construção de tabelas logarítmicas. Com a possibilidade de receber dados, processá-los e mostrá-los, este é um dos primeiros computadores da história, do qual falaremos num dos próximos artigos.

Cerca de 1880, William Seward Borroughs I cria a máquina de calcular ou Adding machine, patenteada em 1888. A grande diferença é que este aparelho permitia imprimir o resultado dos cálculos efetuados. A máquina ficou famosa sobretudo entre os banqueiros e comerciantes, facilitando enormemente o seu trabalho.


Máquina de Calcular

ME/402321/475

Escola Secundária Nuno Álvares

Máquina de calcular manual utilizada pelo Secretariado que realiza operações primárias. Funciona manualmente com um teclado reduzido constituído pelas teclas de um a nove. Lateralmente possui botões vermelhos e manivelas.


Em 1948 Curt Herzstark inventou uma calculadora mecânica compacta, a curta. Era um pequeno cilindro com uma manivela que realizava todas as operações.

A primeira calculadora eletrónica foi produzida pela Casio em 1957, efetuando todas as operações até 14 dígitos, era a 14-A. Em 1965, a Casio lança a calculadora 001, com funções de memória.

Em 1968, A HP lança a primeira calculadora científica. A partir de então, as calculadoras não têm parado de evoluir, acrescentando novas funções e capacidades, tendo mudado o mundo para sempre.


MJS

2022/07/04

Invenções que mudaram o mundo: a bússola

Bússola

ME/400970/115

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento

Instrumento utilizado para estudo e observação nas aulas de Física ou Geografia. Trata-se de uma bússola, constituída por um cilindro metálico e um mostrador em vidro com uma agulha magnética na horizontal ao centro. Este dispositivo magnético usa uma agulha para indicar a direção do Norte. Esta bússola encontra-se no interior de uma caixa de madeira.


A bússola é um instrumento de orientação que se baseia nas propriedades magnéticas de alguns metais e no campo magnético terrestre. A palavra bússola deriva do italiano que significa “pequena caixa”. São geralmente compostas por uma agulha magnetizada que é colocada num plano horizontal onde está representada a rosa dos ventos. A agulha encontra-se suspensa pelo seu centro de gravidade para girar, indicando o norte magnético da Terra.

Pensa-se que a bússola foi inventada pelos chineses para uso na navegação. No entanto o fenómeno do magnetismo já era conhecido há muito tempo, tendo sido mencionado por Tales de Mileto ou Platão.

Começou a ser utilizada em larga escala na Europa cerca do século XIII, chamada de “agulha de marear”, e sendo a única forma de orientação na navegação. Os portugueses aperfeiçoaram o instrumento protegendo-o com uma tampa de vidro para impedir a interferência de outros metais. A sua importância foi enorme e permitiu a exploração do mundo na época dos Descobrimentos.

D. João de Castro também estudou e aperfeiçoou este objeto constatando que as agulhas de marear, na presença de grandes massas metálicas como os canhões, alteravam o seu comportamento.

Só no século XIX é que se construiu a primeira bússola moderna e deve-se ao físico Wiiliam Sturgeon que descobriu, em 1825, o primeiro eletroimã.

Bússola

ME/400634/71

Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal

A bússola é composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direção do norte magnético da Terra.


A bússola fornece a referência de uma direção conhecida, mas o seu uso requer um mapa cartográfico, de forma a corrigir a leitura. Isto deve-se ao facto de os polos geográficos e magnéticos não coincidirem exatamente e à influência das condições ambientais. Atualmente as bússolas são eletrónicas, mas estão igualmente sujeitas à ação do ferro.

É um objeto imprescindível na navegação e na orientação, o que melhorou substancialmente o comércio marítimo, tornando as viagens mais seguras e eficientes.


MJS