2023/10/19

Peça do mês de outubro/2023



Válvula retificadora

Válvula retificadora utilizada em contexto das práticas pedagógicas de Física. Este tipo de válvulas é, geralmente, utilizado em grandes aparelhos de raios X. Normalmente a retificação é feita por 4 válvulas iguais montadas em ponte de Graetz de modo que a ampola de raios X receba tensão contínua.

A peça está inventariada com o número ME/404433/240 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Padre António Vieira.


MJS

2023/10/16

Temas Centrais do EEE: educação inclusiva

 

(Imagem retirada do site EEE)

Em dezembro de 2017 foi aprovado o Pilar Europeu dos Direitos Sociais “que salienta a importância das dimensões social, educativa e cultural das políticas europeias para construir um futuro europeu comum.” O primeiro principio deste Pilar refere: “Todas as pessoas têm direito a uma educação inclusiva e de qualidade, a formação e aprendizagem ao longo da vida, a fim de manter e adquirir competências que lhes permitam participar plenamente na sociedade e gerir com êxito as transições no mercado de trabalho”.

Uma educação inclusiva e de qualidade desde a infância é fundamental para criar os alicerces da coesão social, da mobilidade social e de uma sociedade equitativa. Os domínios prioritários no domínio da educação e da formação são a educação inclusiva, a igualdade, a equidade, a não discriminação e a promoção das competências cívicas.

A Estratégia Europa 2020 e o Quadro Estratégico EF 2020 definiram duas metas a atingir até 2020:

- reduzir para menos de 10% a taxa de abandono do ensino escolar ou de atividades de formação entre os jovens dos 18 aos 24 anos,

- aumentar para, pelo menos, 40% a percentagem de pessoas com idades entre os 30 e os 34 anos que concluíram uma formação de nível superior.

Foram tomadas várias iniciativas políticas para promover a educação inclusiva:

Recomendação do Conselho sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida,

Recomendação do Conselho relativa à promoção de valores comuns, da educação inclusiva e da dimensão europeia do ensino.

Em maio de 2018, a Comissão duplicou o orçamento destinado ao Programa Erasmus+, permitindo a milhões de “jovens europeus de todos os meios sociais estudar, receber formação ou fazer um período de aprendizagem no estrangeiro, incluindo também um quadro europeu de inclusão e estratégias nacionais de inclusão.”

O progresso dos países da União Europeia no domínio da educação inclusiva são monitorizados através do processo do Semestre Europeu e do Monitor da Educação e da Formação. A Comissão tem igualmente levado a cabo uma vasta gama de ações neste domínio, entre as quais se destacam:

- a criação de um grupo de trabalho sobre a promoção de valores comuns e a educação inclusiva, que produziu um compêndio conciso de boas práticas neste domínio, acessível em linha através da plataforma Yammer,

- uma iniciativa que recorre a modelos de referência positivos para promover a inclusão social e prevenir a exclusão e a radicalização violenta entre os jovens,

- o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas para animadores de juventude que trabalham com jovens em risco de marginalização,

- a criação do Prémio Europeu para a Inclusão Social através do Desporto.

Atualmente encontram-se em implementação os seguintes projetos:

- alargamento do conjunto europeu de ferramentas para as escolas, uma plataforma em linha dirigida às escolas e aos professores que disponibiliza exemplos de boas práticas e recursos para a introdução de abordagens colaborativas nas escolas com o objetivo de reforçar a inclusividade e garantir a igualdade de oportunidades,

- alargamento da plataforma em linha eTwinning, que visa ligar professores e salas de aula de toda a Europa e apoiar cursos de formação de professores na área da educação para a cidadania,

- disponibilização de incentivos às instituições de ensino superior para atribuírem créditos às atividades de voluntariado e elaborarem programas curriculares que combinem conteúdos académicos e participação cívica,

- implantação do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da UE dirigida aos jovens que lhes dá a oportunidade de fazer voluntariado ou trabalhar em projetos, no seu próprio país ou no estrangeiro, em benefício das comunidade e regiões

- implantação da iniciativa de intercâmbio virtual Erasmus+, que permite aos jovens europeus e do sul do Mediterrâneo participar em experiências interculturais em linha significativas no âmbito da sua educação formal ou não formal.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS