2012/09/19

Peça do mês de Setembro




Esfera armilar


Esfera armilar utilizada com fins pedagógicos nas aulas de Geografia. O presente modelo apresenta o equador (no qual se inscrevem os vários meses do ano e os doze signos do zodíaco), um meridiano e a elíptica. No centro encontra-se um espaço destinado a um pequeno modelo de globo terrestre, em torno do qual giram planetas.

A peça pertence à Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco, com o número de inventário ME/402321/437

O Liceu de Castelo Branco foi criado em 1836, para colmatar a falha de uma instituição de ensino nesta zona do país, tendo começado a funcionar com algumas dificuldades devido à falta de professores. Em 1844 eram lecionadas apenas 6 disciplinas, orientadas para áreas ligadas à agricultura. Em 1858, a instituição estava sediada no largo da Sé, passando para o Pátio Episcopal em 1911 e para a atual localização em 1946.

A esfera armilar foi utilizada no ensino de matérias relacionais com a Astronomia, reproduzindo, em pequena escala, a esfera celeste e o movimento dos astros. É, geralmente, constituída por um cruzamento de anéis, ou armilas, concêntricos e perpendiculares, que se articulam na zona dos polos. Contem em si a representação do equador, do plano da órbita da Terra ou eclíptica, dos meridianos e dos paralelos. Na maior parte destes modelos surge igualmente um anel graduado onde se encontram as constelações do zodíaco. Em alguns casos, a esfera armilar pode conter no seu interior um pequeno, planetário, ou seja, uma representação da terra, do sol e da lua.

Este instrumento foi amplamente utilizado por navegadores, permitindo elaborar uma estimativa da posição dos astros.

Para além do especto educativo, a esfera armilar foi associada ao poder político na época manuelina, simbolizando a expansão marítima portuguesa. Atualmente faz parte da bandeira portuguesa, segundo Decreto de 19-6-1911, da Assembleia Nacional Constituinte: “A Bandeira Nacional é bipartida verticalmente em duas cores fundamentaes, verde escuro e escarlate, ficando o verde do lado da tralha. Ao centro, e sobreposto à união das duas côres, terá o escudo das Armas Nacionaes, orlado de branco e assentando sobre a esfera armilar manuelina, em amarello e avivada de negro.”


MJS

 

Bibliografia e informação adicional:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_armilar

http://geoleituras.blogspot.com/2012/01/esfera-armilar-simbolo-da-geografia.html

http://www.portugalprotocolo.com/PROTOCOLO_SIMB_NAC.php

http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H32spher.htm

 

Para consultar a história da Escola Secundária Nuno Álvares: