2024/08/01

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas do Ciclo Primário: Escola Preparatória Barbosa du Bocage, Setúbal

 

- Escola Preparatória Barbosa du Bocage -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola Preparatória Barbosa du Bocage, Setúbal.

(Na imagem pode observar-se a zona de acesso aos pavilhões)

(No topo, pode ver-se uma zona de convívio com alguns sofás, estantes com livros e alguns painéis. Em baixo, à esquerda, a ficha técnica com a identificação da escola, a dimensão da área coberta, a dimensão da superfície de pavimentos, o custo total das instalações, a data de conclusão da obra, a população escolar e a discriminação das dependências)


Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre

 1968 e 1972. Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.



P. M. 

2024/07/29

Exposição virtual: "O jardim no Museu Virtual da Educação"

 

Um jardim é um espaço, geralmente ao ar livre, onde se cultivam flores, plantas de adorno ou outras formas de natureza, de forma planeada. Pode ser um espaço público ou privado, estando quase sempre cercado por um muro ou vedação.

Os jardins diferem quanto às suas características e funções, podendo ter um uso estético, funcional ou recreativo, como por exemplo, o cultivo de plantas, a observação da fauna e flora ou a fruição (refeições familiares, espaços para crianças, leitura de livros, etc.).

Quanto ao tipo de jardins, podemos distinguir aqueles que abrigam um tipo específico de plantas: jardim de catos, de flores, de frutos (pomar, vinha, etc.). Para além desta especificidade existem jardins botânicos (espaço onde se cultivam plantas para estudo e exibição ao público), jardins de inverno (jardim envidraçado e soalheiro, destinado a plantas ornamentais) ou jardins zoológicos (espaços onde são mantidas diversas espécies animais para estudo e exibição ao público).

No que respeita ao estilo, podemos distinguir o jardim francês (traçado regular e simétrico, com canteiros e lagos), o jardim italiano (traçado regular e simétrico com vegetação disposta de forma artificial) ou o jardim inglês (traçado irregular, recriando artisticamente a natureza).

Nesta exposição são apresentados diferentes estilos de jardins nos mais diversos suportes: o postal, a imagem parietal, o azulejo, a cerâmica e o bordado.

  


Postal

ME/ESDJC/525

Escola Secundária D. João de Castro

Postal colorido do Jardim Municipal de Figueiró dos Vinhos. No canto inferior direito, identifica o fotógrafo: "Foto Beleza, Porto". No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro", identificação do local e editores: "Edições Santos Vistas" e "Edição da Comissão Municipal de Turismo". Impresso em França. O postal integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola D. João de Castro, utilizados no contexto das atividades pedagógicas, nomeadamente nas disciplinas de História/Geografia.

 

 

Imagem parietal de atividades humanas

ME/402436/1

Escola Secundária de Passos Manuel

Imagem parietal utilizada para aprendizagem e conhecimento de línguas estrangeiras. O quadro está subordinado ao tema jogos e desportos, os seus elementos estão numerados (supõe-se que este quadro fosse acompanhado de uma legenda explicativa). No quadro está representado um jardim onde se encontram homens e mulheres, jovens e crianças, que se divertem praticando diferentes jogos e desportos. Observa-se um grupo de jovens a praticar escalada com cordas e escadas, o salto a cavalo, a ginástica em barras paralelas, o levantamento de pesos e a esgrima. Ao lado, uma menina salta á corda e uma outra brinca com uma roda. À frente, dois casais jogam um jogo que se assemelha ao críquete. Um grupo de crianças joga à malha, outro ao peão, outro ainda joga ao berlinde. Dois jovens jogam bowling, um grupo significativo às escondidas, três jovens rapazes divertem-se com uma bola junto à parede de uma estufa e um outro rapaz pratica a caminhada com andas. Num plano mais afastado, um conjunto de crianças brinca à cabra-cega, um outro às cavalitas e duas meninas divertem-se a jogar badmington. Num outro plano, um menino lança um papagaio no ar e um outro passeia-se de bicicleta. Observa-se ainda um grupo bastante numeroso em relação ao qual não se consegue identificar o tipo de jogo que praticam. Assiste-se ainda a uma corrida de cavalos que decorre em torno de um campo de jogos onde se joga à apanhada e se pratica rugby. Num outro campo joga-se ténis de pares e junto destes, duas meninas divertem-se junto de um baloiço. Finalmente, num pequeno riacho, dois jovens nadam e perto de um balão de ar quente, um grupo de pessoas curiosas observam. Todo este cenário está envolvido por aquilo que parece ser um bosque num período primaveril. Pertence à coleção "Tableaux Auxiliaires Delmas".

 

 

Desenho/Estudo

ME/402163/237

Escola Secundária Marquês de Pombal

Estudo para painel azulejo policromo. Composição delimitada por moldura recortada em tons de azul e branco, muito decorada, com concheados e elementos curvilíneos. No centro, uma cena ao ar livre tendo em primeiro plano a representação de duas figuras masculinas e uma figura feminina que sai do interior de uma liteira. Em segundo plano, um fundo de paisagem de jardim com uma escultura a decorar.

 

 

Imagem Parietal de Arquitetura/ Barroca

ME/400180/8

Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte

Imagem parietal de arquitetura barroca utilizada como apoio visual para as matérias de História e História da Arte. Trata-se de uma representação de vários edifícios e elementos da arquitetura barroca europeia. Ao centro e em primeiro plano observa-se um jardim com uma balaustrada na entrada. Mais ao longe, vê-se outro jardim, de tipologia diferente e mais à direita, numa colina, observa-se uma representação do que parece ser o Mosteiro de Melk, na Áustria, de Jakob Prandtauer. O barroco nasce marcado pela reação da Igreja Católica ao movimento protestante. O desenvolvimento dos regimes absolutistas vai igualmente contribuir para o florescimento deste estilo, caracterizado, em traços gerais, pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação.

 

 

Prato

ME/402163/179

Escola Secundária Marquês de Pombal

Prato de cerâmica decorativa, monocromático, de forma circular em tons de azul e fundo branco. De base plana apresenta desenho geométrico de forma octogonal envolvendo composição paisagística com cisnes, lago, banco de jardim e alguma flora. Aba de 6 cm com reservas florais.

 

 

Bordado

ME/400361/104

Escola Secundária de Monserrate

Painel com representação de cena de exterior - jardim com árvore de grande dimensão com ramagem e ninho com pequeno pássaro, sob a qual é apresentado um jovem músico que, com a perna direita assente sobre pequeno banco, toca um instrumento musical (guitarra / viola?) para figura feminina que, sentada no chão, o escuta em atitude contemplativa. Esta cena é apresentada centrada à direita da composição, apresentando-se no oposto, composição com três hastes altas, floridas, com ramagem em movimento curvilíneo. A encimar esta representação, sol radiante. O bordado policromado é executado em tons muito suaves de amarelo, salmão, verde e rosa. Bordado com características do de Castelo Branco, designadamente com o ponto estendido com grande diversidade de efeitos decorativos pela diversidade de pontos de fixação. Podem ainda observar-se os pontos de fundo, de espinha, pé de flor, ponto cheio e nozinhos. Trabalho coletivo realizado sob a orientação da Mestre Laura Serra Marinho no âmbito da disciplina de Oficinas do Curso de Formação Feminina.


MJS