A ótica é uma área da Física que
se dedica ao estudo de fenómenos relacionados com a luz, tais como a refração,
reflexão, difração, dispersão, imagens em espelhos e lentes e a interação entre
a luz e os objetos. Os estudos de ótica abrangem não só a luz visível, mas
também outro tipo de radiação eletromagnética, como os raios ultravioleta,
raios X, raios gama, etc. Não só a Física utiliza este ramo do saber, mas
também a Medicina, nomeadamente para o estudo do olho humano e para
procedimentos de cirúrgicos.
Desta forma, existem vários tipos
de ótica: ótica geométrica que estuda a transmissão da luz através de meios
homogéneos, classificando os tipos de objetos, ou seja, os que produzem ou os
que emitem luz e os que não produzem luz; a ótica ondulatória que estuda a
frequência e o comprimento de onda; a ótica eletromagnética que explica
fenómenos como a reflexão e a transmissão; e a ótica quântica que se dedica à
interação entre as ondas eletromagnéticas e a matéria.
Os instrumentos óticos são
equipamentos produzidos com o objetivo de auxiliar o estudo e a compreensão dos
fenómenos óticos, como é o caso de prismas, lentes e espelhos. São capazes de
processar a luz de forma a melhorar a formação de imagens através da ampliação,
permitindo observar os seus detalhes com maior precisão. Entre os instrumentos
mais relevantes podemos referir o olho humano, a máquina fotográfica, os
óculos, a lupa, o microscópio, a luneta, o telescópio ou o binóculo.
Nesta exposição constam alguns
instrumentos utilizados nas práticas pedagógicas das aulas de física. É o caso
do banco de ótica, de vários tipos de instrumentos e prismas que permitem
observar e estudar os diferentes fenómenos óticos.
ME/346330/5
Escola Básica e Secundária
Pascoal José de Mello
Equipamento utilizado em contexto das práticas pedagógicas
nas aulas Física para estudo de matérias de ótica. Trata-se de um banco de ótica, constituído por uma base de madeira paralelepipédica com vinte e dois
orifícios. Seis orifícios estão ocupados com seis elementos: dois porta-lentes
universais, dois diafragmas, um suporte para ecrã; um suporte para lente. É
utilizado para fazer experiências de ótica comprovativas dos fenómenos da
reflexão, da refração e da difração da luz e outras, simulando aparelhos óticos, tais como: microscópio, telescópio, transmissão por fibra ótica, uso
de laser, etc.
Aparelho para estudo da ótica
ME/400348/138
Escola Secundária Maria Amália
Vaz de Carvalho
Luneta terrestre. Trata-se de um óculo de longa vista,
constituindo um modelo com indicação do trajeto do raio luminoso. Tem um
décimo do tamanho natural. É constituído por um suporte formado por pé vertical
e base redonda a que se liga uma régua horizontal com indicação do trajeto do
raio luminoso e onde se insere, suportado por pequenos cilindros em latão, um
sistema de lentes com o mesmo eixo principal. Deste sistema faz parte a
objetiva e uma ocular terrestre, isto é, uma ocular a que se associam duas
lentes, com a finalidade de contrariar o efeito de imagem invertida (produzido
pela objetiva) e, assim, produzir uma imagem direita.
Banco de ótica
ME/401109/579
Escola Secundária de Camões
Instrumento utilizado em contexto
das práticas pedagógicas nas aulas de Física. Trata-se de um aparelho utilizado
para demonstrações de ótica, consistindo num suporte onde se encaixam elementos
óticos planos, tais como um conjunto de espelhos e um suporte para prisma. É
utilizado para fazer experiências de ótica comprovativas dos fenómenos da
reflexão, da refração e da difração da luz e outras, simulando aparelhos óticos.
Aparelho para estudo da ótica
ME/401857/773
Escola Secundária de Gil Vicente
Instrumento utilizado para
demonstrações de ótica nas aulas de Física. É constituído por um tripé de ferro
pintado de preto, com filete dourado, de onde se eleva um suporte cilíndrico
também em ferro. No topo deste, está montada uma barra de madeira que apresenta
orifícios metálicos onde estão montados 6 suportes de lentes e um suporte
circular com orifício central. Na face lateral, ao comprimento da barra de
madeira, está colado um papel com o desenho esquemático de lentes
plano-convexas e distâncias focais, simulando as relações possíveis entre
lentes e características das mesmas. Num dos topos encontra-se colado, em
etiqueta preta, o símbolo matemático Pi, em dourado. Presume-se que seja o
logótipo da firma construtora.
ME/402837/178
Escola Secundária de Sá da
Bandeira
Conjunto de três alvos fluorescente (2 retangulares e um
circular), montados em molduras com haste para fixar num suporte, para
experiências de ótica.
Prisma
ME/400427/223
Escola Secundária de Santa Maria
Maior
Instrumento utilizado no laboratório de Física, para demonstrações
de ótica. É constituído por uma base redonda, do centro do qual se eleva um
tubo cilíndrico de metal, onde encaixa outro pequeno tubo que se move através
de um parafuso de rosca. No topo desse cilindro, encaixa um suporte onde se
encontra um prisma ótico triangular. São dispositivos utilizados para estudo
da refração, da reflexão total e decomposição da luz branca.
MJS