2022/11/10

Invenções que mudaram o mundo: a penicilina

 

Imagem retirada da internet

A penicilina é um antibiótico (medicamento utilizado para tratar infeções bacterianas, destruindo os microrganismos nocivos) do grupo dos betalactâmicos.

A benzilpenicilina ou penicilina G foi o primeiro antibiótico utilizado em larga escala e foi descoberto por Alexandre Fleming, bacteriologista do St. Mary’s Hospital em Londres, em 1928. Fleming dedicava-se ao estudo de substâncias capazes de impedir o desenvolvimento de bactérias em feridas infetadas, como aconteceu a muitos dos combatentes da Primeira Guerra que morreram devido a infeções nos seus ferimentos.

Esta descoberta deveu-se a uma série de acasos: Flemming foi de férias tendo-se esquecido de algumas culturas no seu laboratório. Quando regressou verificou que na cultura de estafilococos havia um bolor que eliminou as bactérias. Este fungo foi identificado e pertencia ao género Penicillium, a penicilina.

Em 1940, Howard Florey, Ernst Chain e Norman Heatley obtiveram a fórmula da substância, testada em humanos em 1941. Em 1945 estes cientistas, bem como Fleming receberam o Prémio Nobel da Medicina por esta descoberta que salvou milhares de vidas.


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A penicilina foi um marco na história da medicina e não só incentivou estudos de outro tipo de antibióticos, mas também alterou o tratamento de várias doenças como a sífilis. Em Portugal a primeira pessoa a ser tratada com a penicilina foi o tenente Fernando Ramôa, em 1944.

Atualmente é um dos antibióticos mais utilizados para infeções bacterianas, como meningite bacteriana, pneumonia, faringite, otite, amidalite, etc. Não é geralmente prescrita em infeções com bactérias mais resistentes. Apesar da sua enorme vantagem, existe uma possibilidade de reação alérgica em indivíduos sensíveis aos seus componentes.


MJS

2022/11/07

Exposição virtual: Instrumentos para o estudo da ótica

A ótica é uma área da Física que se dedica ao estudo de fenómenos relacionados com a luz, tais como a refração, reflexão, difração, dispersão, imagens em espelhos e lentes e a interação entre a luz e os objetos. Os estudos de ótica abrangem não só a luz visível, mas também outro tipo de radiação eletromagnética, como os raios ultravioleta, raios X, raios gama, etc. Não só a Física utiliza este ramo do saber, mas também a Medicina, nomeadamente para o estudo do olho humano e para procedimentos de cirúrgicos.

Desta forma, existem vários tipos de ótica: ótica geométrica que estuda a transmissão da luz através de meios homogéneos, classificando os tipos de objetos, ou seja, os que produzem ou os que emitem luz e os que não produzem luz; a ótica ondulatória que estuda a frequência e o comprimento de onda; a ótica eletromagnética que explica fenómenos como a reflexão e a transmissão; e a ótica quântica que se dedica à interação entre as ondas eletromagnéticas e a matéria.

Os instrumentos óticos são equipamentos produzidos com o objetivo de auxiliar o estudo e a compreensão dos fenómenos óticos, como é o caso de prismas, lentes e espelhos. São capazes de processar a luz de forma a melhorar a formação de imagens através da ampliação, permitindo observar os seus detalhes com maior precisão. Entre os instrumentos mais relevantes podemos referir o olho humano, a máquina fotográfica, os óculos, a lupa, o microscópio, a luneta, o telescópio ou o binóculo.

Nesta exposição constam alguns instrumentos utilizados nas práticas pedagógicas das aulas de física. É o caso do banco de ótica, de vários tipos de instrumentos e prismas que permitem observar e estudar os diferentes fenómenos óticos.



Banco de ótica

ME/346330/5

Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello

Equipamento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas Física para estudo de matérias de ótica. Trata-se de um banco de ótica, constituído por uma base de madeira paralelepipédica com vinte e dois orifícios. Seis orifícios estão ocupados com seis elementos: dois porta-lentes universais, dois diafragmas, um suporte para ecrã; um suporte para lente. É utilizado para fazer experiências de ótica comprovativas dos fenómenos da reflexão, da refração e da difração da luz e outras, simulando aparelhos óticos, tais como: microscópio, telescópio, transmissão por fibra ótica, uso de laser, etc.


Aparelho para estudo da ótica

ME/400348/138

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Luneta terrestre. Trata-se de um óculo de longa vista, constituindo um modelo com indicação do trajeto do raio luminoso. Tem um décimo do tamanho natural. É constituído por um suporte formado por pé vertical e base redonda a que se liga uma régua horizontal com indicação do trajeto do raio luminoso e onde se insere, suportado por pequenos cilindros em latão, um sistema de lentes com o mesmo eixo principal. Deste sistema faz parte a objetiva e uma ocular terrestre, isto é, uma ocular a que se associam duas lentes, com a finalidade de contrariar o efeito de imagem invertida (produzido pela objetiva) e, assim, produzir uma imagem direita.


Banco de ótica

ME/401109/579

Escola Secundária de Camões

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. Trata-se de um aparelho utilizado para demonstrações de ótica, consistindo num suporte onde se encaixam elementos óticos planos, tais como um conjunto de espelhos e um suporte para prisma. É utilizado para fazer experiências de ótica comprovativas dos fenómenos da reflexão, da refração e da difração da luz e outras, simulando aparelhos óticos.


Aparelho para estudo da ótica

ME/401857/773

Escola Secundária de Gil Vicente

Instrumento utilizado para demonstrações de ótica nas aulas de Física. É constituído por um tripé de ferro pintado de preto, com filete dourado, de onde se eleva um suporte cilíndrico também em ferro. No topo deste, está montada uma barra de madeira que apresenta orifícios metálicos onde estão montados 6 suportes de lentes e um suporte circular com orifício central. Na face lateral, ao comprimento da barra de madeira, está colado um papel com o desenho esquemático de lentes plano-convexas e distâncias focais, simulando as relações possíveis entre lentes e características das mesmas. Num dos topos encontra-se colado, em etiqueta preta, o símbolo matemático Pi, em dourado. Presume-se que seja o logótipo da firma construtora.


Alvo de ótica

ME/402837/178

Escola Secundária de Sá da Bandeira

Conjunto de três alvos fluorescente (2 retangulares e um circular), montados em molduras com haste para fixar num suporte, para experiências de ótica.

 

Prisma

ME/400427/223

Escola Secundária de Santa Maria Maior

Instrumento utilizado no laboratório de Física, para demonstrações de ótica. É constituído por uma base redonda, do centro do qual se eleva um tubo cilíndrico de metal, onde encaixa outro pequeno tubo que se move através de um parafuso de rosca. No topo desse cilindro, encaixa um suporte onde se encontra um prisma ótico triangular. São dispositivos utilizados para estudo da refração, da reflexão total e decomposição da luz branca.


MJS