2020/03/20

21 de março - Dia Mundial da Poesia


Dia 21 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia. A poesia, enquanto texto literário, faz-se escutar sob os mais diferentes registos e matrizes. Há tantas formas de escrever e registar a poesia, como quanto há poetas. Mas afinal… o que é a poesia?


A poesia – em termos canónicos – é a arte de escrever em verso, independentemente do tema que se escolha. Porém, a poesia pode não seguir qualquer regra; o que dificulta a definição de poesia. Pode centrar a sua atenção numa nação, num acontecimento específico que marcou a vida de um povo, numa figura ou personagem histórica, na Natureza, num sentimento… enfim, numa multiplicidade infinita de temas sem fim.

No entanto, não restam dúvidas se dissermos que a poesia é uma das mais antigas formas de expressão artística da humanidade (é mais antiga que a própria escrita) – recorrendo à combinação de palavras enquanto veículo de manifestação artística e estética.

Ler poesia pode fazer-nos viajar – sem abandonar-nos o nosso lugar podemos deambular por outros mundos, conhecer realidades diferentes da nossa, experiências e sentimentos que não conhecíamos, diferentes épocas e lugares da história, etc.

Porém, mais importante do que falar sobre o que é, ou possa ser a poesia, importa festejá-la. Leia poesia!


JMG

2020/03/18

Peça do mês de março 2020


Jarro


O jarro tem uma forma bojuda, com pé circular e asa. É uma réplica, na forma e na decoração, de uma peça minoico-cretense. Foi executada no início dos anos 70. O motivo principal da pintura é um polvo com os seus tentáculos e outros elementos marinhos. O jarro está pintado em tons de verde, sendo o polvo pintado em verde mais escuro e as algas a verde claro e amarelado. 

É pintada por dentro na zona da boca. A asa é estriada ao comprido e pintada de verde claro no meio e verde escuro dos lados; a parte posterior da asa é verde escura. A parte exterior da boca apresenta uma cercadura com motivos estilizados. Foi produzido no Liceu Nacional de Gil Vicente pelos alunos do Arquiteto Pimentel Leão no âmbito de práticas pedagógicas. A técnica utilizada é a pintura a frio sobre cerâmica cozida.
Está inventariado com o número ME/401857/1060 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Gil Vicente.


2020/03/16

COVID-19 - Atendimento de Utilizadores Externos

Face à situação de contingência decorrente da pandemia de COVID-19, e no seguimento das medidas preconizadas pela Direção-Geral de Saúde, bem como no estrito cumprimento do Plano de Contingência da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, informa-se que o acesso à documentação histórica da educação e ciência continua a fazer-se través:

  1. Do site da Secretaria-Geral da Educação e Ciência: https://www.sec-geral.mec.pt/

  1. Balcão Virtual de atendimento: https://arquivo-ec.sec-geral.mec.pt/oservices
  2. Acesso à pesquisa integrada: http://pesquisa-ec.sec-geral.mec.pt/
  3. Acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Educação: http://sibme.sec-geral.mec.pt/ipac20/ipac.jsp?profile=
  4. Acesso ao Arquivo Histórico da Educação: https://arquivo-ec.sec-geral.mec.pt/
  5. Acesso ao Museu Virtual da Educação: http://edumuseu.sec-geral.mec.pt/

  1. Do endereço de email: dsda@sec-geral.mec.pt