2022/12/15

Peça do mês de dezembro

 


Grafonola

Grafonola portátil da marca Columbia utilizada para a reprodução das coleções de discos de vinil, no ensino das línguas (Inglês, Francês e Alemão) através do método Linguaphone. Constituída por uma caixa, de formato retangular, prato circular para colocação do vinil, braço com respetiva agulha e manivela.

A peça está inventariada com o número ME/400427/78 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Santa Maria Maior.


MJS

2022/12/12

Exposição virtual: Mapas da América do Norte

 

A América do Norte é um subcontinente que integra o Canadá, o México, a Gronelândia e os Estados unidos da América. Faz fronteira a sul com o México, a Guatemala e o Belize; a norte com o Oceano Glaciar Ártico; a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico. A costa é bastante recortada e com várias penínsulas. Existem várias ilhas na América do Norte que são pertença de diversos países como é o caso da Gronelândia (Finlândia), Bermudas (Reino Unido), Saint Pierre et Miquelon (França) e o Havai (Estados Unidos da América). A língua falada é o Inglês e o Francês.

Ao nível climático, há uma enorme oscilação de temperatura neste subcontinente: o Norte, com temperaturas extremamente baixas e o Sul com zonas desérticas. No que respeita ao relevo, existem espalhadas por todo o território várias cadeias montanhosas como os Montes Apalaches, as Montanhas Rochosas e o Grand Canyon. As maiores cidades localizam-se em torno dos Grandes Lagos, Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário. A vegetação também se apresenta bastante variada: a tundra na área do Canadá; a taiga e floresta de coníferas na zona sul; estepes e pradarias na zona central; e deserto na região a Norte do México.

Nesta exposição apresentam-se vários tipos de mapas alusivos à América do Norte. Incluem-se mapas físicos, onde se representa o relevo e a profundidade do mar e mapas políticos apresentando a divisão administrativa dos diferentes países e estados, fronteiras, linhas férreas, canais e rotas de navegação.


Mapa da América do Norte

ME/340558/27

Escola Secundária com 3.º ciclo de Castelo de Paiva

Mapa colorido representando os países da América do Norte - Escala 1: 10 000 000, utilizado nas aulas de Geografia, para o estudo deste continente. Trata-se de um mapa físico, com a representação do relevo e da profundidade do mar. O continente Americano tem uma forma aproximadamente triangular, ligeiramente alargada para norte, e estreitando para sul até terminar na fronteira do México. Dentro do território inclui-se a enorme ilha da Gronelândia. As costas da América do Norte são muito recortadas e, em alguns casos, estão acompanhadas por uma imensidade de ilhas. Os acidentes mais importantes são a baía de Hudson, o estuário do rio de S. Lourenço, o golfo da Califórnia e o golfo do México. A costa oriental apresenta uma série de estuários.


Mapa da América do Norte

ME/400117/345

Escola Secundária D. Pedro V

O mapa servia para ilustrar as matérias de Geografia. Trata-se de um mapa que apresenta as divisões administrativas, povoações e principais vias de comunicação da América do Norte.


Mapa da América do Norte

ME/400180/31

Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte

Mapa político, colorido representando os países da América do Norte - Escala 1: 10 000 000, utilizado nas aulas de Geografia, para o estudo deste continente. Trata-se de um mapa político, onde são indicados os estados que constituem a América do Norte. O continente Americano tem uma forma aproximadamente triangular, ligeiramente alargada para norte, e estreitando para sul até terminar na fronteira do México. Dentro do território inclui-se a enorme ilha da Gronelândia. As costas da América do Norte são muito recortadas e, em alguns casos, estão acompanhadas por uma imensidade de ilhas. Os acidentes mais importantes são a baía de Hudson, o estuário do rio de S. Lourenço, o golfo da Califórnia e o golfo do México. A costa oriental apresenta uma série de estuários.


Mapa da América do Norte

ME/400956/266

Escola Secundária Augusto Gomes

Mapa colorido representando os países da América do Norte, escala 1/ 10. 000 000, utilizado nas aulas de Geografia, para o estudo deste continente. Trata-se de um mapa físico da América do Norte, com a respetiva legenda do lado direito, onde são indicadas a elevação da terra e a profundidade do mar, numa escala colorida. Por cima temos uma representação da América do Norte no Globo. Na zona da esquerda, são indicados o autor e o título do mapa, que inclui planaltos, montanhas, ribeiros e rios, com como as principais cidades. No canto inferior esquerdo, está representada a América Central, numa escala de 1: 5 000 000. O continente Americano tem uma forma aproximadamente triangular, ligeiramente alargada para norte, e estreitando para sul até terminar na fronteira do México. Dentro do território inclui-se a enorme ilha da Gronelândia.


Mapa da América do Norte

ME/401109/516

Escola Secundária de Camões

Mapa colorido, representando a América do Norte - Escala 1: 9. 000 000, utilizado no contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Geografia. Pertence à Coleção de Mapas de Amorim Girão e Fernandes Martins. Trata-se de um mapa político da América do Norte, onde se apresentam as principais cidades, fronteiras e caminhos de ferro. No canto inferior esquerdo é apresentado um mapa com os recursos económicos deste continente. No canto superior direito encontra-se outro mapa onde se descreve o número de habitantes por km2 numa escala colorida. No canto inferior direito, temos uma representação comparativa de Portugal com este continente.


Mapa da América do Norte

ME/403258/15

Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Professor Ruy Luís Gomes

Mapa colorido representando os países da América do Norte - Escala 1: 9 000 000, utilizado nas aulas de Geografia, para o estudo deste continente. Ao centro encontra-se o mapa da América do Norte, com a representação do relevo, transportes e comunicações, com a respetiva legenda do lado esquerdo. Contém uma escala colorida ilustrando a topografia e a profundidade do mar, as fronteiras, as linhas férreas, os canais e as rotas de navegação. No canto inferior esquerdo, está representada a América do Norte política, através de um mapa colorido, numa escala de 1: 27 000 000. Pertence à coleção Philips' Series of Comparative Wall Atlases. O continente Americano tem uma forma aproximadamente triangular, ligeiramente alargada para norte, e estreitando para sul até terminar na fronteira do México. Dentro do território inclui-se a enorme ilha da Gronelândia. As costas da América do Norte são muito recortadas e, em alguns casos, estão acompanhadas por uma imensidade de ilhas. Os acidentes mais importantes são a baía de Hudson, o estuário do rio de S. Lourenço, o golfo da Califórnia e o golfo do México. A costa oriental apresenta uma série de estuários.


MJS