2020/07/30

Alguns dos melhores museus... em Castelo Branco


 “As indústrias criativas, a promoção cultural, a diversidade e qualidade da oferta cultural é um dos pilares da ação estratégica da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Tradição e contemporaneidade são valores que se cruzam numa programação criteriosa, cujos protagonistas são autores, criadores, interpretes, artistas locais, nacionais, internacionais que têm em comum a originalidade das propostas que apresentam e que, procuramos, respondam também às expectativas de um público que ao longo dos anos não tem parado de aumentar e de se fidelizar.” (Câmara Municipal de Castelo Branco

Neste espaço pretende-se divulgar o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral e a convivência de ambas as culturas. Recorrendo a novas tecnologias e procurando chegar a todo o tipo de público, este museu é um local de sensações e emoções.

Inaugurado em 2005, este museu tem como missão estudar, inventariar, conservar, interpretar, expor e divulgar a coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista português. Oriundo da Beira Baixa, Cargaleiro nasceu em 1927 em Vila Velha de Ródão.

O Museu dos Lanifícios é um Centro da Universidade da Beira Interior. A sua missão é preservar uma das mais antigas indústrias, ou seja, os lanifícios. Inicialmente uma atividade de sobrevivência, transformou-se numa forma de expressão artística.

Este centro visa revalorizar, recuperar, relançar e inovar o Bordado de Castelo Branco. Para além da exposição permanente, o museu tem uma Oficina-Escola de Bordado onde trabalham bordadoras conceituadas. Reúnem-se aqui artefactos e técnicas, enquadramento histórico, cultural e simbólico.

Local único em Portugal, o Museu do Queijo divulga a fauna, flora e o clima da região, bem como a cultura e tradição do fabrico deste produto. A visita termina com uma degustação de queijo.

A divulgação das técnicas de produção do azeite e a sua importância na economia da região são o objetivo primordial deste característico museu que conta com uma área de lazer e a preservação de um olival.

MJS



2020/07/26

Alguns dos melhores museus .... em Bragança


“Convido-o a conhecer o nosso mosaico paisagístico inigualável, explorar a nossa cultura de referência e as nossas tradições seculares, degustar a nossa gastronomia de excelência e desfrutar de um turismo de qualidade, digno dos melhores elogios, por parte de quem nos visita.” (Site da Câmara Municipal de Bragança

Situado no interior da Torre de Menagem do Castelo de Bragança, o espólio do museu inclui armamento do século XII ao século XX. A sua importância deve-se ao enorme valor histórico cultural e à antiguidade das peças.

Inaugurado em 2007, este museu divulga as tradições das máscaras do Nordeste Transmontano e da região de Zamora. Trata-se de um elemento cultural único, a máscara, que se enquadra numa série de atividades etnográficas, também documentadas neste espaço.

Este centro procura divulgar a arte contemporânea ao nível nacional e internacional, mais particularmente da pintora Graça Morais. Possui uma exposição permanente que vai alternando com uma dinâmica de exposições temporárias multidisciplinares.

O Museu adquiriu o nome do seu diretor, o Abade de Baçal, que a partir de 1925 passou a dirigir a instituição. Situado no antigo Paço Episcopal de Bragança, destaca-se peças coleções de pintura que incluem obras de José Malhoa, Abel Salazar e desenhos de Almada Negreiros.

Este museu é um espaço de divulgação do papel histórico, cultural, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal. Aqui se conta a história do caminho de ferro em Portugal, que mudou a forma de ver o mundo.

MJS