2020/07/30

Alguns dos melhores museus... em Castelo Branco


 “As indústrias criativas, a promoção cultural, a diversidade e qualidade da oferta cultural é um dos pilares da ação estratégica da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Tradição e contemporaneidade são valores que se cruzam numa programação criteriosa, cujos protagonistas são autores, criadores, interpretes, artistas locais, nacionais, internacionais que têm em comum a originalidade das propostas que apresentam e que, procuramos, respondam também às expectativas de um público que ao longo dos anos não tem parado de aumentar e de se fidelizar.” (Câmara Municipal de Castelo Branco

Neste espaço pretende-se divulgar o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral e a convivência de ambas as culturas. Recorrendo a novas tecnologias e procurando chegar a todo o tipo de público, este museu é um local de sensações e emoções.

Inaugurado em 2005, este museu tem como missão estudar, inventariar, conservar, interpretar, expor e divulgar a coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista português. Oriundo da Beira Baixa, Cargaleiro nasceu em 1927 em Vila Velha de Ródão.

O Museu dos Lanifícios é um Centro da Universidade da Beira Interior. A sua missão é preservar uma das mais antigas indústrias, ou seja, os lanifícios. Inicialmente uma atividade de sobrevivência, transformou-se numa forma de expressão artística.

Este centro visa revalorizar, recuperar, relançar e inovar o Bordado de Castelo Branco. Para além da exposição permanente, o museu tem uma Oficina-Escola de Bordado onde trabalham bordadoras conceituadas. Reúnem-se aqui artefactos e técnicas, enquadramento histórico, cultural e simbólico.

Local único em Portugal, o Museu do Queijo divulga a fauna, flora e o clima da região, bem como a cultura e tradição do fabrico deste produto. A visita termina com uma degustação de queijo.

A divulgação das técnicas de produção do azeite e a sua importância na economia da região são o objetivo primordial deste característico museu que conta com uma área de lazer e a preservação de um olival.

MJS



Sem comentários: