A
Secretaria-Geral do Ministério da Educação fez-se representar no Colóquio
Internacional sobre Manuais Escolares que decorreu na passada semana, nos dias
30 de junho e 1 de julho de 2011, na Universidade Lusófona de Humanidades e
Tecnologias, em Lisboa.
O tema
deste ano era “Manuais e novas práticas”. Não obstante, várias comunicações
abordaram temas relacionados com manuais escolares de épocas passadas e com as
práticas escolares que a eles estiveram ligadas. De facto, os manuais
constituem um recurso escolar profundamente influenciado pelo seu contexto
histórico e social, e sem compreender o seu papel na construção da cultura
escolar de todos os tempos é impossível gizar novas práticas nesta era de
profundas transformações que vivemos hoje.
Várias apresentações se debruçaram sobre a componente de “politização” dos manuais escolares, independentemente de qualquer categoria geoespacial ou temporal. Caso paradigmático foi a intervenção do investigador Marcus Otto do Eckert – Institute foi International Textbook research (Alemanha). Os testemunhos de Espanha, França, Brasil e Portugal foram concordantes desta politização, para além de se demarcarem com factos opinativos sobre a constituição formal do material didático.
O
Grupo de Investigação MANES, que tem trabalhado sobre manuais ibéricos e latino-americanos,
apresentou os novos desenvolvimentos que este grupo tem vindo a investigar, ao
nível dos exames e de livros de ponto.
Estes
dois projetos internacionais que foram apresentados no Colóquio configuram dois
importantíssimos recursos para o estudo da manualística, numa perspetiva de
História Comparada, uma vez que reúnem e disponibilizam informação sobre
manuais escolares de diversos países, possibilitando abordagens comparativas do
maior interesse.
A
apresentação a cargo dos representantes da Secretaria-Geral do Ministério da
Educação teve lugar no painel da tarde do primeiro dia de trabalhos. Este
painel foi ainda constituído por outras duas comunicações da responsabilidade
de duas investigadoras na área da História e da Literatura respetivamente.
O
conjunto das três revelou-se de uma enorme complementaridade. Com efeito, a
apresentação da SG-ME assumiu-se claramente com o propósito de divulgação do
espólio e dos projetos em curso no Ministério da Educação; e as duas
apresentações seguintes testemunharam a utilidade para os investigadores, deste
tipo de iniciativas, isto é, de todas as ações que visem o tratamento e a
divulgação de espólios levadas a cabo por instituições detentoras de conjuntos patrimoniais
significativos para a História da Educação.