2019/05/15

Dia Internacional dos Museus - 18 de maio de 2019


Dia Internacional dos Museus – 18 de maio de 2019
Museus como Plataformas Culturais – Museus e Cidadania

Por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), o Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente no dia 18 de maio.
Neste dia é possível visitar inúmeras exposições e museus gratuitamente, assim como participar em iniciativas, as mais diversas, que animam e dinamizam muitos dos espaços.
O horário de funcionamento dos museus é alargado e estarão abertos até horas tardias com o objetivo de atrair mais visitantes, divulgarem a sua vasta oferta, as suas coleções e contribuírem para promover uma reflexão mais alargada do seu papel, junto da sociedade.
Deste modo, é facultada aos visitantes a oportunidade de visitarem e de percorrerem os corredores e salas de museus, galerias e palácios, em moldes únicos, assistindo e participando ativamente em múltiplas atividades.
Este ano, de 2019, o Dia Internacional/Noite dos Museus terá como mote: “Os Museus como Plataformas Culturais – Museus e Cidadania”.
Na sequência de anos anteriores, o programa nacional do Dia Internacional do Museus /Noite dos Museus, será antecipadamente divulgado no site da DGPC, em: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/





A propósito, em: http://edumuseu.sec-geral.mec.pt/, não deixe de visitar o Museu Virtual da Educação – Museu Museológico da Educação, através do qual poderá visualizar e pesquisar um vasto conjunto de peças e de informação – que outrora fizeram parte do nosso universo escolar – e que se encontra em constante atualização.


JMG