2013/01/02

O Amperímetro no Museu Virtual da Educação


(Imagem de amperímetro)


Criado por Jacques-Arsène d’ Arsonval (1851 - 1940), o amperímetro é um instrumento utilizado no Laboratório de Física ou Eletrotecnia, para efetuar demonstrações na área da eletricidade, no contexto das práticas pedagógicas.


(Imagem de amperímetro)

Médico e físico francês, Arsonval inventou outro tipo de instrumentos, como é o caso do galvanómetro ou da bobina móvel. Colaborou igualmente em alguns estudos no campo da eletricidade, nomeadamente no domínio da exploração da energia térmica dos mares, juntamente com Tesla.


(Imagem de amperímetro)

O amperímetro permite medir a intensidade do fluxo da corrente elétrica que passa pela sessão transversal de um condutor, expressando esse valor em amperes.

(Imagem do funcionamento de um amperímetro)
A corrente atravessa o fio a ser medido
Mola de retorno do ponteiro

 

Este aparelho deve ser inserido em série para medir a corrente elétrica, em alguma zona do circuito. A sua resistência deve ser baixa para que as medições sejam precisas. 


(Imagem de amperímetro)

O amperímetro permite a medição de correntes contínuas ou alternadas e, dependendo da qualidade do aparelho, pode possuir várias escalas que permitem seu ajuste para medidas com a máxima precisão.



(Imagem de um circuito com um amperímetro)

Fonte: Infoescola - http://www.infoescola.com/eletricidade/voltimetro-e-amperimetro/

 

 

 

Bibliografia:  

 

Museu de Física da Escola Secundária Alexandre Herculano (2012) [em linha].

http://mfisica.nonio.uminho.pt/patrimonio/alfa/pat_alf_a.html

[Consulta: 19 de Dezembro 2012]

 

ISEL - Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores (2012) [em linha] http://www.deetc.isel.ipl.pt/electronica/LEIC/FAE/aparelhos/amperimetro_ideal.htm [Consulta: 19 de Dezembro 2012]

 

 

MJS