2019/07/31

Peça do mês de julho - 2019

Estrutura de Habitação
Modelo de uma estrutura para habitação, em madeira, trabalho de marcenaria realizado pelos alunos no âmbito da disciplina de trabalhos manuais onde eram aplicados os conhecimentos técnicos necessários para elaborar o mesmo objeto em tamanho real.
Está inventariado com o número ME/ESMC/266 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Machado de Castro.
Desde a antiguidade, a madeira foi a matéria prima utilizada na construção de habitações, quer pela abundância, quer pela leveza e facilidade de trabalhar. A construção de habitações em madeira foi condicionada pelas características do local e pela estrutura cultural da população. Com a associação do metal à madeira, surgiram novos sistemas de ligação e novas formas de habitação com maior solidez. O desenvolvimento das técnicas de serragem permitiu a evolução do tipo de construções, com maior estabilidade e o seu alargamento em altura. No século XIX a madeira deu lugar a outros materiais como o aço e posteriormente o betão.

2019/07/30

Peça do mês de fevereiro

Fotómetro de Bunsen
O instrumento faz parte de uma bancada de ótica com elementos intermutáveis, referenciado no catálogo «W. M. Welch Scientific Company, Chicago, U.S.A.» páginas 282 e 283. Servia para experiências nas aulas de Física. O aparelho é constituído por uma caixa em forma de tronco de prisma em madeira pintada de negro, com duas superfícies espelhadas, fazendo um ângulo aproximado de 120º entre si. Entre estas superfícies está montado um cartão negro com uma superfície circular branca no centro da qual há uma mancha de cera. Este elemento intermédio, reflete-se à esquerda e direita nas superfícies espelhadas. Tem como suporte um tubo cilíndrico em cobre.
Está inventariado com o número ME/401857/703 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Gil Vicente.
Este dispositivo, inventado por Bunsen em 1841, destina-se a medir a intensidade da luz através de parâmetros fotográficos., ou seja, converte a luz em corrente elétrica para que esta possa ser medida de acordo com a velocidade de obturação ou com a abertura do diafragma. O fotómetro, em suma, mede a intensidade da luz no ambiente, para aumentar a qualidade das fotografias.



MJS