2021/12/23

Biblioteca do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

 

O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo ou Museu de Évora foi criado em 1914. Abriu ao público em 1921, situado no Palácio Amaral. Manuel do Cenáculo de Vilas-Boas (1724 – 1814) foi um religioso franciscano, Bispo de Beja e Arcebispo de Évora.

O Museu transitou para a localização atual em 1929 e nele foi incorporado o Museu Arqueológico. As coleções incluem núcleos de arte e arqueologia, bem como uma coleção de história natural, objetos científicos e pintura (séculos XV a XX). 

Neste âmbito destacam-se as pinturas pertencentes às Igrejas e Conventos extintos, bem como a escultura (séculos XIV a XVIII). O mobiliário, a ourivesaria, as alfaias litúrgicas e os têxteis completam este acervo.

A Biblioteca incide nas áreas da pintura, história da arte, história de Portugal, cerâmica, artes decorativas, mobiliário, escultura, desenho, gravura, aguarela, pastel, ourivesaria e numismática. O acervo tem cerca de 4.000 títulos que incluem monografias, catálogos de exposições e leilões, publicações periódicas e reservados.

 

MJS

 

2021/12/20

Biblioteca de Arquitetura, Habitação e Urbanismo do Forte de Sacavém (SIPA)

 

A Biblioteca de Arquitetura, Habitação e Urbanismo está localizada no Forte de Sacavém (SIPA) e pertence à DGPC desde 2015.

O SIPA (Sistema de Informação para o Património Arquitetónico) tem como objetivo a divulgação, salvaguarda e proteção do património edificado e natural, tendo ao seu dispor o suporte técnico-científico.

Situa-se na margem direita do Rio Trancão, no Monte Sintra, integrando-se no Campo Entrincheirado de Lisboa, numa posição estratégica. O Forte foi edificado na segunda metade do século XIX, embora o projeto date de 1833. O engenheiro Sanches de Castro foi o responsável do projeto, coordenado pelo capitão Eugénio de Azevedo. Tem uma planta pentagonal irregular, rodeado por um fosso.

Em 1935 o Regimento de Artilharia Pesada de Lisboa n.º 1 ficou alojado em Sacavém, tendo sido desocupado em 1939 mantendo-se como paiol de munições. A ponte que liga o forte à muralha foi renovada em 1949 e em 1965 foi declarado imóvel sem valia militar.

Em 1998 o imóvel foi restaurado e afeto ao Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, tendo sido aqui instalado o arquivo da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e o Registo Multimédia do Forte de Sacavém.

A Biblioteca é especializada na área do património construído, conservação, restauro do património móvel integrado, habitação e reabilitação urbana. O fundo documental integra outros, como o da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), o Fundo de Fomento da Habitação (FFH), o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

O acervo tem cerca de 20. 000 títulos que incluem monografias e publicações periódicas com destaque para a arquitetura e habitação.

 

MJS