2021/12/23

Biblioteca do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

 

O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo ou Museu de Évora foi criado em 1914. Abriu ao público em 1921, situado no Palácio Amaral. Manuel do Cenáculo de Vilas-Boas (1724 – 1814) foi um religioso franciscano, Bispo de Beja e Arcebispo de Évora.

O Museu transitou para a localização atual em 1929 e nele foi incorporado o Museu Arqueológico. As coleções incluem núcleos de arte e arqueologia, bem como uma coleção de história natural, objetos científicos e pintura (séculos XV a XX). 

Neste âmbito destacam-se as pinturas pertencentes às Igrejas e Conventos extintos, bem como a escultura (séculos XIV a XVIII). O mobiliário, a ourivesaria, as alfaias litúrgicas e os têxteis completam este acervo.

A Biblioteca incide nas áreas da pintura, história da arte, história de Portugal, cerâmica, artes decorativas, mobiliário, escultura, desenho, gravura, aguarela, pastel, ourivesaria e numismática. O acervo tem cerca de 4.000 títulos que incluem monografias, catálogos de exposições e leilões, publicações periódicas e reservados.

 

MJS

 

Sem comentários: