2022/01/13

Arquivo de Documentação Fotográfica

 


O Arquivo de Documentação Fotográfica (ADF), localizado no Forte de Sacavém, tem por objetivo a salvaguarda, inventário, preservação e tratamento das coleções de fotografia histórica dos Museus, Palácios, e de outros imóveis afetos à DGPC. À sua guarda, estão ainda depósitos de outras entidades e particulares. É possível efetuar um pedido de utilização de imagens com pelo menos 15 dias de antecedência.

Trata-se de um arquivo com acervos fotográficos históricos de relevante importância para a história da arte e da fotografia em Portugal, com milhares de negativos e positivos originais. Podem destacar-se obras de Frederick William Flower, San Payo, Silva Nogueira, João Martins ou Augusto Bobone.

Outra das funções do ADF é o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino da conservação e autores de diferentes áreas de conhecimento no sentido de desenvolver o estudo e a divulgação dos seus espólios.

O ADF utiliza o MatrizPIX, um sistema de informação concebido para inventário, gestão e disponibilização online dos seus arquivos. Trata-se de uma interface web que permite a pesquisa sobre os fundos e espécimes em suporte digital, a apresentação de exposições virtuais de fotografia, bem como a seleção e pedido de imagens em alta resolução.

No MatrizPIX as imagens encontram-se em suporte digital ou analógico (transparências, negativos, provas, etc.), incluindo fotografia do espetro do invisível, utilizada no âmbito do estudo de obras de arte, tais como a radiografia, a refletografia do infravermelho e a fluorescência do ultravioleta. 

 

MJS

2022/01/10

Exposição Virtual "2022 - Ano Internacional do Vidro"


As Nações Unidas, em conjunto com a Comissão Internacional do Vidro, a Comunidade das Associações do Vidro e a ICOM-Glass, aprovaram 2022 como o Ano Internacional do Vidro, devido à sua importância tecnológica, científica e económica. O objetivo é promover os diversos aspetos da produção do vidro, a sua história, a sua contribuição para a arte e arquitetura, a reciclagem e sua importância no bem-estar da humanidade. O vidro tem sido utilizado ao longo da história e constitui um dos mais importantes recursos desde as civilizações do Próximo Oriente até à China.

De acordo com as Nações Unidas o vidro tem uma versatilidade sem paralelo e enormes capacidades técnicas, tendo contribuído para avanços científicos e culturais ao longo da história da humanidade. O vidro tem diversas utilizações fundamentais: num mundo de comunicações globais, o vidro é essencial para a elaboração das fibras óticas ou para os telefones móveis, revolucionando a forma como comunicamos. Por outro lado, é um material resistente para o armazenamento de medicamentos e vacinas. O vidro biológico permitiu avanços enormes na medicina através da regeneração de tecidos e ossos. As folhas de vidro utilizadas nos painéis solares reduzem drasticamente a libertação de carbono para a atmosfera. A evolução ao nível da ótica permitiu a construção de telescópios espaciais capazes de explorar o universo de forma mais sistemática. Para além de tudo isto, é um material reciclável e permite o seu uso continuado e sustentável.

Nesta exposição, os objetos de vidro são utilizados numa multiplicidade de funções. Ao nível das práticas pedagógicas da física e da química temos os recipientes medidores em vidro, os instrumentos científicos e o material de ótica. Nas ciências, o vidro é utilizado como contentor para preservar animais em formol ou especiarias. Para além do uso doméstico, em copos, pratos e outro tipo de utensílios, apresentamos um conjunto de galhetas utilizadas para a celebração de cerimónias religiosas. 


Copo graduado

ME/172431/30

Escola Secundária D. João V

Copo graduado em vidro, utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Química. Trata-se de um recipiente utilizado em análises volumétricas. É um copo de forma cónica e de vidro, com graduação.


Salamandra

ME/172431/63

ME/Escola Secundária D. João V

Salamandra conservada num recipiente de vidro, em solução de formol, utilizada no estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. Trata-se de uma salamandra, um animal que apresentam um corpo alongado, patas curtas e uma cauda relativamente longa. Aparentemente assemelham-se a um lagarto, do qual se distinguem pela ausência de escamas. Classificação científica, Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Amphibia; Subclasse: Lissamphibia; Ordem: Urodela; Família: Salamandridae; Género: Salamandre.


Tubo de Crookes com Cruz de Malta

ME/400270/8

Escola Secundária Jácome Ratton

Tubo fechado de vidro, em forma tronco-cónica, ligado a uma base isolante em madeira por um cilindro de pequeno diâmetro, igualmente em vidro, que sai do tubo principal. Este possui, na extremidade de menor diâmetro, um contacto ligado a um disco metálico, localizado no seu interior. Próximo da extremidade oposta, encontra-se uma lâmina metálica em forma de cruz, articulada em torno de um eixo horizontal, permitindo o seu posicionamento horizontal e vertical. No cilindro ligado à base encontra-se também um contacto em platina. Liga-se ao polo positivo de uma bobina, o contacto de platina do tubo e ao polo negativo o contacto do disco - cátodo. O vidro torna-se fluorescente, obtendo-se um cone de luz verde-azulada, saindo do cátodo, perpendicularmente à sua superfície - raios catódicos. Levantando a lâmina metálica em forma de cruz, esta intersecta os raios projetando na parede oposta a sua sombra.


Acessórios para Disco de Hartl

ME/400634/68

ME/Escola Secundária com 3.º Ciclo Marquês de Pombal

Conjunto de prismas utilizados no Laboratório de Física para a prática pedagógica.



Tubos de vidro contendo especiarias

ME/341526/165

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Francisco de Arruda

Suporte de madeira com 12 tubos de ensaio contendo especiarias: pimenta branca, pimentão-doce, sal refinado, açúcar mascavado, sal bruto, açúcar cristalizado, noz-moscada, açafrão, segurelha, baunilha, gengibre, pimenta.


Galhetas

ME/400348/74

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

As galhetas são recipientes, em metal ou vidro, onde se colocam a água e o vinho para a celebração da Eucaristia, onde são consagrados. Trata-se de dois pequenos jarros, em vidro transparente, com símbolos eucarísticos gravados (círculo, resplendor e as iniciais "JHS" (Jesus Hominem Salvator). Estão colocados sobre um "pratinho" de forma elíptica com roseta lapidada no fundo e com rebordo relevado, de superfície superior plana mas marcado por estrias, na parte inferior, sugerindo gomos.


MJS