2019/04/17

Peça do mês de abril

Anémona-do-mar
Anémona-do-mar conservada num recipiente de vidro, em solução de formol, utilizada no estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. A anémona é um animal que vive preso ao substrato marinho e utiliza os seus tentáculos para capturar alimentos. Conhecem-se cerca de 1200 espécies. São cnidários pertencentes à classe Anthozoa, que também integra os corais. Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Cnidaria; Classe: Anthozoa; Subclasse: Hexacorallia; Ordem: Actiniaria.
Está inventariada com o número ME/172431/79 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Bocage.
No que respeita à sua anatomia interna, as anémonas do mar são constituídas por pequenos sacos com um formato cilíndrico, um pé que se liga ao substrato marinho e uma abertura no centro do disco, contornada por tentáculos. O seu tamanho varia entre 1 a 2 cm de diâmetro. Podem reproduzir-se de forma sexuada ou assexuada.
Estes tentáculos têm cnidoblastos que agregam toxinas no seu interior, utilizadas não só para defesa como também para a captura de presas. Este veneno é altamente tóxico para peixes e crustáceos que constituem a fonte de alimento da anémona.



MJS