O Agrupamento
de Escolas da Boa Água (AEBA) foi criado em julho de 2009, situando-se na
freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra. Sendo o mais jovem do
concelho é, atualmente, frequentado por cerca de 1400 alunos, distribuídos por
quatro estabelecimentos de ensino.
A
Quinta do Conde, originária de um loteamento clandestino de uma propriedade
rústica e consequente construção de moradias, foi elevada a freguesia em 1985
e, dez anos depois, a vila. A Quinta
do Conde continua a ter características urbanísticas de baixa volumetria. O
setor comercial e a prestação de serviços constituem as atividades económicas
predominantes que empregam os seus habitantes, servindo também de dormitório aos trabalhadores que se
deslocam para a capital.
Segundo o
Regulamento Interno (AEBA, 2017:5), o Agrupamento de Escolas da Boa Água, foi
constituído por despacho de 28 de julho de 2009, de Sua Excelência o Secretário
de Estado da Administração Educativa. Este Agrupamento é formado, no seu
conjunto, pelos seguintes estabelecimentos de ensino:
a. Escola Básica 1/JI do Pinhal do General –
Educação Pré-Escolar, 1º ciclo do Ensino Básico e Sala de Apoio à
Multideficiência;
b. JI do Pinhal do General – Educação
Pré-Escolar;
c. Escola Básica 1 da Quinta do Conde nº2;
d. Escola Básica Integrada da Boa Água – 1º, 2º e
3º ciclo do Ensino Básico e Sala de Apoio à Multideficiência ao 2º e 3º ciclos.
A sede do
Agrupamento situa-se na Escola Básica Integrada da Boa Água, na Rua Serra de
Monchique, na freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, distrito de
Setúbal.
O AEBA inclui a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola
Básica Integrada da Boa Água (APABIBA) e a Associação de Pais dos Alunos da
Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Pinhal do General (APEPG),
que articulam e dinamizam atividades nas escolas, assumindo um papel importante
na vida da comunidade educativa. Inclusivamente, a APABIBA gere a oferta de
atividades de tempos livres (ATL), que funciona nas instalações da escola sede.
Tendo em conta a caracterização do território educativo, verificam-se
assimetrias que se refletem no agrupamento quanto ao nível socioeconómico e
cultural dos alunos.
As Tutorias têm
conseguido dar uma boa resposta na recuperação de alunos com um perfil de fraca
autonomia e dificuldades de integração no modelo tradicional de escola. No que toca aos Edulabs,
implementados nos últimos dois anos letivos numa turma de 7.º ano e noutra de
3.º ano, tem tido um impacto bastante positivo nos resultados dos alunos.
“Nos últimos anos, o Agrupamento de Escolas da Boa Água tem
implementado várias mudanças para melhorar, não só a aprendizagem dos alunos,
mas também os seus resultados académicos e as suas competências pessoais e
sociais, como as Tutorias, uma estratégia de apoio e orientação pessoal e
escolar, e os Edulabs, salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de
hardware, software e plataformas de ensino.” (ADN, 2016).
Considerando
um currículo integrador que agrega todas as atividades e projetos do
agrupamento e mobiliza competências e literacias diversas, o AEBA promove
atividades de complemento curricular de índole cultural, artística, cívica e de
inserção e participação na vida comunitária.
“Cabe a cada um dos profissionais que compõem o agrupamento, de acordo
com as suas atribuições, bem como a todos os intervenientes no processo
educativo […], o AEBA pretende: consolidar uma cultura de agrupamento marcada
pela atenção ao desenvolvimento de todos os intervenientes no processo
educativo, de modo especial dos alunos; ter em conta a singularidade e a complexidade
de cada um, proporcionando a inclusão de todos através de aprendizagens
pessoais, sociais e cognitivas diferenciadas em interação uns com os outros; valorizar
os saberes que cada um já possui, num ambiente acolhedor e feliz, onde
predomina o conceito de respeito por si e pelos outros.” (AEBA, 2020:3).
Segundo
o Plano de ação para o desenvolvimento
digital (AEBA, 20212:3), o Agrupamento, desde a sua criação, tem investido
em tecnologias digitais tem sido prioritário. Apesar de não ter sido integrado
no PTE, o Agrupamento conseguiu equipar as escolas com computadores e
projetores através do investimento próprio e das parcerias externas. O AEBA
utiliza, desde 2012, uma plataforma de comunicação e colaboração, o Campus
Altice - anteriormente Sapo Campus - como espaço privilegiado para a
comunicação interna, entre as várias estruturas do Agrupamento.
P.M.
BIBLIOGRAFIA:
ADN AGENCIA DE NOTICIAS (25 de novembro de
2016). Escola da Quinta do Conde com inovação pedagógica: Escola Básica Integrada da Boa Água a caminho
do futuro [em linha].
Setúbal: ADN [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível: https://www.adn-agenciadenoticias.com/2016/11/escola-da-quinta-do-conde-e-pioneira-na.html
AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2021). Plano de ação para o desenvolvimento digital [em linha]. Quinta do
Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível: PADD-12-julho-AEBA-1.pdf (aeboaagua.org)
AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2020a). Documento orientador para preparação e organização do ano letivo: ano
letivo 2020/2022 [em linha]. Quinta do Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de
2022]. Disponível:
https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2021/09/Documento-orientador-covid_2021-22.pdf
AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2020). Projeto educativo, ano letivo 2020-2024.
[em linha]. Quinta do Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível:
https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2020/11/AEBA_PE_2020.pdf
AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2017). Regulamento interno: EBI da Boa
Água EB1 Nº2 da Quinta do Conde, EB1/JI do Pinhal do General. JI do Pinhal do
General [em linha]. Quinta do Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de 2022].
Disponível:
https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2018/06/Regulamento-Interno.pdf
AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (s.d.). Agrupamento [em linha]. Quinta do Conde: AEBA. [Consult. 11 de maio
de 2022]. Disponível: https://aeboaagua.org/ebiba/agrupamento-2/sobre-nos/
A
Quinta do Conde é uma freguesia
portuguesa do município de Sesimbra, com 14,22 km² de área e 28133
habitantes (censo de 2021), dos quais 25% com menos de 30 anos. Em 1991 o
número de habitantes situava-se nos 7958, o que reflete o grande crescimento
demográfico desta freguesia ao longo dos últimos vinte anos. A sua densidade
populacional é 1978,4 hab./km². Tem estatuto de vila. A Quinta do Conde conta
com mais de quatro dezenas de Associações, sendo hoje em dia um marco
importante no desenvolvimento cultural, recreativo e desportivo local. A Quinta
do Conde é uma freguesia localizada a Nordeste do concelho de Sesimbra, junto à
Estrada Nacional 10, precisamente no centro da Península de Setúbal.