2022/06/16

Peça do mês de junho

 


Bicho da seda

Lagartas do bicho-da-seda conservadas em solução de formol ou álcool, num recipiente de vidro. Estes espécimes serviam para o estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais. O bicho-da-seda é uma larva de mariposa conhecida pelo nome de Bombyx mori. Este inseto é responsável pela produção dos fios de seda.

A sericultura é a criação de bichos-da-seda para a produção deste tecido e é praticada há milénios na China, tendo-se espalhado por várias regiões do Oriente. Aproveitando o casulo feito pelas larvas, extrai-se o fio da seda.

Está inventariado com o número ME/401067/20 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco.

MJS

2022/06/13

Agrupamento de Escolas da Boa Água - Quinta do Conde (Sesimbra)

 


O Agrupamento de Escolas da Boa Água (AEBA) foi criado em julho de 2009, situando-se na freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra. Sendo o mais jovem do concelho é, atualmente, frequentado por cerca de 1400 alunos, distribuídos por quatro estabelecimentos de ensino.

A Quinta do Conde, originária de um loteamento clandestino de uma propriedade rústica e consequente construção de moradias, foi elevada a freguesia em 1985 e, dez anos depois, a vila. A Quinta do Conde continua a ter características urbanísticas de baixa volumetria. O setor comercial e a prestação de serviços constituem as atividades económicas predominantes que empregam os seus habitantes, servindo também de dormitório aos trabalhadores que se deslocam para a capital.[1]

Segundo o Regulamento Interno (AEBA, 2017:5), o Agrupamento de Escolas da Boa Água, foi constituído por despacho de 28 de julho de 2009, de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Educativa. Este Agrupamento é formado, no seu conjunto, pelos seguintes estabelecimentos de ensino:

a.     Escola Básica 1/JI do Pinhal do General – Educação Pré-Escolar, 1º ciclo do Ensino Básico e Sala de Apoio à Multideficiência;

b.    JI do Pinhal do General – Educação Pré-Escolar;

c.     Escola Básica 1 da Quinta do Conde nº2;

d.     Escola Básica Integrada da Boa Água – 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Sala de Apoio à Multideficiência ao 2º e 3º ciclos.

A sede do Agrupamento situa-se na Escola Básica Integrada da Boa Água, na Rua Serra de Monchique, na freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal.


O AEBA inclui a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada da Boa Água (APABIBA) e a Associação de Pais dos Alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Pinhal do General (APEPG), que articulam e dinamizam atividades nas escolas, assumindo um papel importante na vida da comunidade educativa. Inclusivamente, a APABIBA gere a oferta de atividades de tempos livres (ATL), que funciona nas instalações da escola sede. Tendo em conta a caracterização do território educativo, verificam-se assimetrias que se refletem no agrupamento quanto ao nível socioeconómico e cultural dos alunos.

As Tutorias têm conseguido dar uma boa resposta na recuperação de alunos com um perfil de fraca autonomia e dificuldades de integração no modelo tradicional de escola.  No que toca aos Edulabs[2], implementados nos últimos dois anos letivos numa turma de 7.º ano e noutra de 3.º ano, tem tido um impacto bastante positivo nos resultados dos alunos.

 

“Nos últimos anos, o Agrupamento de Escolas da Boa Água tem implementado várias mudanças para melhorar, não só a aprendizagem dos alunos, mas também os seus resultados académicos e as suas competências pessoais e sociais, como as Tutorias, uma estratégia de apoio e orientação pessoal e escolar, e os Edulabs, salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino.” (ADN, 2016).

Considerando um currículo integrador que agrega todas as atividades e projetos do agrupamento e mobiliza competências e literacias diversas, o AEBA promove atividades de complemento curricular de índole cultural, artística, cívica e de inserção e participação na vida comunitária.


“Cabe a cada um dos profissionais que compõem o agrupamento, de acordo com as suas atribuições, bem como a todos os intervenientes no processo educativo […], o AEBA pretende: consolidar uma cultura de agrupamento marcada pela atenção ao desenvolvimento de todos os intervenientes no processo educativo, de modo especial dos alunos;  ter em conta a singularidade e a complexidade de cada um, proporcionando a inclusão de todos através de aprendizagens pessoais, sociais e cognitivas diferenciadas em interação uns com os outros; valorizar os saberes que cada um já possui, num ambiente acolhedor e feliz, onde predomina o conceito de respeito por si e pelos outros.” (AEBA, 2020:3).

 

Segundo o Plano de ação para o desenvolvimento digital (AEBA, 20212:3), o Agrupamento, desde a sua criação, tem investido em tecnologias digitais tem sido prioritário. Apesar de não ter sido integrado no PTE, o Agrupamento conseguiu equipar as escolas com computadores e projetores através do investimento próprio e das parcerias externas. O AEBA utiliza, desde 2012, uma plataforma de comunicação e colaboração, o Campus Altice - anteriormente Sapo Campus - como espaço privilegiado para a comunicação interna, entre as várias estruturas do Agrupamento.

 

 P.M. 

  

BIBLIOGRAFIA:

 

ADN AGENCIA DE NOTICIAS (25 de novembro de 2016). Escola da Quinta do Conde com inovação pedagógica:  Escola Básica Integrada da Boa Água a caminho do futuro [em linha]. Setúbal: ADN [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível: https://www.adn-agenciadenoticias.com/2016/11/escola-da-quinta-do-conde-e-pioneira-na.html

 

AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2021). Plano de ação para o desenvolvimento digital [em linha]. Quinta do Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível: PADD-12-julho-AEBA-1.pdf (aeboaagua.org)


AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2020a). Documento orientador para preparação e organização do ano letivo: ano letivo 2020/2022 [em linha]. Quinta do Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível:

https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2021/09/Documento-orientador-covid_2021-22.pdf

 

AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2020). Projeto educativo, ano letivo 2020-2024. [em linha]. Quinta do Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível:

https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2020/11/AEBA_PE_2020.pdf

 

AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (2017). Regulamento interno:  EBI da Boa Água EB1 Nº2 da Quinta do Conde, EB1/JI do Pinhal do General. JI do Pinhal do General [em linha]. Quinta do Conde: AEBA [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível:

https://aeboaagua.org/ebiba/wp-content/uploads/2018/06/Regulamento-Interno.pdf

 

AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA (s.d.). Agrupamento [em linha]. Quinta do Conde: AEBA. [Consult. 11 de maio de 2022]. Disponível: https://aeboaagua.org/ebiba/agrupamento-2/sobre-nos/

 

 

 



[1] A Quinta do Conde é uma freguesia portuguesa do município de Sesimbra, com 14,22 km² de área e 28133 habitantes (censo de 2021), dos quais 25% com menos de 30 anos. Em 1991 o número de habitantes situava-se nos 7958, o que reflete o grande crescimento demográfico desta freguesia ao longo dos últimos vinte anos. A sua densidade populacional é 1978,4 hab./km². Tem estatuto de vila. A Quinta do Conde conta com mais de quatro dezenas de Associações, sendo hoje em dia um marco importante no desenvolvimento cultural, recreativo e desportivo local. A Quinta do Conde é uma freguesia localizada a Nordeste do concelho de Sesimbra, junto à Estrada Nacional 10, precisamente no centro da Península de Setúbal.

 

[2] Os EduLabs são salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino, que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado na componente de ensino e aprendizagem, de utilização fácil, atrativa e mobilizadora para todos os atores do ensino. Deverão funcionar, no mínimo, durante um ano letivo completo. Pretende-se com estes EduLabs desenvolver um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e do uso das tecnologias para assegurar uma eficiência, provada por estatísticas, que deverá evidenciar a evolução da qualidade do ensino e aprendizagem como resultado do uso do novo modelo pedagógico e tecnológico.