2012/11/07

O Ábaco No Museu Virtual da Educação


(Imagem de um ábaco)
Fonte: Museu Virtual da Educação


O ábaco é um instrumento de cálculo aritmético. A sua estrutura é relativamente simples e consiste, geralmente, numa estrutura ou moldura de madeira com cordas ou arames paralelos, dispostos transversalmente. Esta moldura encontra-se na maior parte dos casos, subdividida em duas plataformas. Aqui se encontram os elementos que permitem fazer a contagem, constituídos por pequenas fichas, bolas ou contas que deslizam. Cada um dos arames ou cordas corresponde a uma posição digital, ou seja, unidades, dezenas, centenas, etc.



(Imagem explicativa dos elementos que constituem o ábaco)
Fonte: Fernandes (2004)


A sua origem não é clara mas pensa-se que o sistema se terá desenvolvido paralela e independentemente em vários locais do mundo.

Este instrumento constitui uma extensão da “contagem pelos dedos”, empregando o sistema decimal, uma vez que se atribui a cada haste um múltiplo de dez.


(Imagem explicativa da utilização do ábaco)
Fonte: Fernandes (2004)


O ábaco deve ser colocado horizontalmente numa superfície de apoio, com todas as contas na mesma direção, sendo as contas movidas através da utilização do dedo. Permite realizar as diversas operações, a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão, bem como problemas aritméticos relacionados com frações e raízes.

O ábaco continua a ser utilizado até aos nossos dias, não só ligado à área comercial, mas também como material de apoio didático nas instituições escolares.


(Imagem de um ábaco)
Fonte: Museu Virtual da Educação



Este instrumento tem algumas vantagens, sobretudo para crianças e adultos portadores de deficiência visual, sendo uma ferramenta indispensável de trabalho para realização de operações aritméticas. Facilita igualmente a tarefa de memorização das tabelas de multiplicação, a comum tabuada, bem como a aprendizagem de outros sistemas de numeração. A sua versatilidade fez com que este instrumento antigo perdurasse até hoje.

 

 

Bibliografia: 

 

Dicionário da Língua Portuguesa (1999). Porto: Porto Editora (8ª edição revista e atualizada).

 

FERNANDES, Luis (2004). Introdution. [em linha]. in: Abacus: the art of calculating with beads.

<http://www.ee.ryerson.ca/~elf/abacus/portugues/index.html> [Consulta: 7 de outubro 2012]

 

LINHAES, Albino (2012). Ábaco [em linha]. In: Matemática.com (2012).

<http://matematica.com.sapo.pt/abaco.htm > [Consulta: 7 de outubro 2012]

 

Museu Virtual da Informática (2012). Século A.C. [em linha].

<http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/ac_abaco.html> [Consulta: 7 de outubro 2012]

 

 

MJS