2023/12/14

Peça do mês de dezembro/2023

 


Transmissor de micro-ondas

Transmissor de micro-ondas utilizado no Laboratório de Física. O transmissor e recetor de micro-ondas permitem transmitir energia pela atmosfera sem recorrer a cabos. As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio. Estes modelos de transmissor e recetor permitem testar essa transferência de energia.

A peça está inventariada com o número ME/401250/283 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de D. Dinis.


MJS

2023/12/11

EEE - Níveis de Ensino: Ensino Escolar – O Abandono Escolar

 

(Imagem de um professor que cumprimenta um aluno retirada do site do EEE)

 

O abandono escolar está associado ao desemprego, exclusão social, pobreza e problemas de saúde. As causas desta situação são variadas: problemas pessoais ou familiares, dificuldades de aprendizagem, situação socioeconómica precária, a forma como o sistema de ensino está organizado, o ambiente escolar e as relações entre professores e alunos.

As políticas para reduzir o abandono escolar precoce devem abordar uma série de questões e combinar políticas sociais e educativas. Os estudos feitos mostram que o impacto dos instrumentos políticos da UE é positivo: em média, a taxa de abandono escolar precoce diminuiu de 13,4 % em 2011 para 10,2 % em 2019 em toda a Europa.

No entanto, continua a haver diferenças consideráveis entre países e grupos demográficos. As pessoas de origem migrante, os jovens do sexo masculino e os residentes em zonas rurais têm maiores probabilidades de terminar o seu percurso escolar antes da conclusão da escolaridade obrigatória.

O conjunto de ferramentas europeias para as escolas proporciona aos decisores políticos e aos profissionais do ensino recursos e exemplos de práticas eficazes para promover o sucesso escolar e evitar o abandono escolar precoce.

O conjunto de ferramentas está organizado em torno de cinco áreas temáticas que são condições essenciais para uma abordagem do abandono escolar precoce que envolva toda a comunidade escolar. Cada área temática é descrita de forma mais pormenorizada no conjunto de ferramentas e complementada com medidas e exemplos práticos.

 

Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS