(Imagem de um professor que cumprimenta um aluno retirada do site do EEE)
O
abandono escolar está associado ao desemprego, exclusão social, pobreza e
problemas de saúde. As causas desta situação são variadas: problemas pessoais
ou familiares, dificuldades de aprendizagem, situação socioeconómica precária,
a forma como o sistema de ensino está organizado, o ambiente escolar e as relações
entre professores e alunos.
As
políticas para reduzir o abandono escolar precoce devem abordar uma série de
questões e combinar políticas sociais e educativas. Os estudos feitos mostram
que o impacto dos instrumentos políticos da UE é positivo: em média, a taxa de
abandono escolar precoce diminuiu de 13,4 % em 2011 para 10,2 % em
2019 em toda a Europa.
No
entanto, continua a haver diferenças consideráveis entre países e grupos
demográficos. As pessoas de origem migrante, os jovens do sexo masculino e os
residentes em zonas rurais têm maiores probabilidades de terminar o seu
percurso escolar antes da conclusão da escolaridade obrigatória.
O
conjunto de ferramentas europeias para as escolas proporciona aos decisores
políticos e aos profissionais do ensino recursos e exemplos de práticas
eficazes para promover o sucesso escolar e evitar o abandono escolar precoce.
O
conjunto de ferramentas está organizado em torno de cinco áreas temáticas que
são condições essenciais para uma abordagem do abandono escolar precoce que
envolva toda a comunidade escolar. Cada área temática é descrita de forma mais
pormenorizada no conjunto de ferramentas e complementada com medidas e exemplos
práticos.
Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt
MJS