António Aurélio da Costa Ferreira (1879 - 1922) foi toda a sua
vida um defensor de medidas no âmbito da educação e da assistência médica e
social às crianças. Fundador do Instituto Médico-Pedagógico em 1915, visava um
ensino individualizado e o mais alargado possível. Após a sua morte o Instituto
Médico-Pedagógico passou a designar-se Instituto António Aurélio da Costa
Ferreira (1929) e dedicou-se à educação de crianças com deficiências. Os
exercícios de observação e de lógica eram fundamentais em todo este processo, a
par do trabalho manual. Através de exercícios simples de recorte ou colagem, a
criança desenvolvia capacidades ao nível da educação dos sentidos, como o tato
ou a visão. O ensino da língua era feito através do método da escrita-leitura
que combinava as palavras com as imagens. O desenho desempenhou um importante
papel neste método de ensino, uma vez que permitia ao aluno desenvolver a
motricidade fina e combinações motrizes mentais: o decalque de figuras, o
contorno e a representação de silhuetas de plantas e animais. A iniciação ao
cálculo também era realizada através do desenho, começando por objetos de
grandes dimensões até, progressivamente atingir a capacidade de execução de
cálculos mentais. O estudo de pesos e medidas e a realização de operações com
notas e moedas davam ao aluno uma preparação para a vida prática. A música
também não foi esquecida, fazendo parte da atividade curricular. Nesta
exposição apresentamos alguns jogos utilizados, de forma lúdica, para
desenvolver capacidades cognitivas, motrizes e de pensamento lógico.
Jogo didático – “L´Énfant Constructeur”
ME/IAACF/75
ME/Instituto António Aurélio da
Costa Ferreira
Jogo didático denominado "L'
enfant Constructeur". Trata-se de uma caixa de madeira contendo pequenas
peças perfuradas em madeira para efetuar construções de veículos e outros
objetos.
Jogo da Pesca
ME/IAACF/190
ME/Instituto António Aurélio da
Costa Ferreira
Jogo didático denominado "Jogo da Pesca". Trata-se
de uma caixa que contém peixes de papel numerados, com um anzol, canas de pesca
de madeira e uma estrutura em cartão. O objetivo é apanhar os peixes com a cana
de pesca, desenvolvendo capacidades de motricidade.
Jogo “Kiddicraft. Le Jouet pour les tout petits. Feutradécor”
ME/IAACF/242
ME/Instituto António Aurélio da
Costa Ferreira
Jogo didático com título
"Kiddicraft. Le jouet pour les tout petits. Feutradécor". Trata-se de
jogo de feltro adequado para crianças entre os 4 e os 8 anos. A criança começa
por separar os elementos pré-cortados nas folhas de feltro de diversas cores e
por arrumá-los nos locais adequados. De seguida pode realizar uma gama infinita
de modelos devido à aderência do feltro a um tabuleiro de base fornecido pelo
jogo. Permite o desenvolvimento do sentido visual e a identificação de formas,
para além de incentivar a imaginação. O jogo ganhou 2 prémios em 1956 e 1959.
Jogo de formas
ME/IAACF/250
ME/Instituto António Aurélio da
Costa Ferreira
Jogo didático para aprendizagem de formas. Trata-se de um
jogo que se encontra no interior de uma caixa de cartão e é constituído por uma
base de madeira onde se encaixam várias peças coloridas de diferentes formatos:
triângulos, quadrados e retângulos.
Loto
ME/IAACF/241
ME/Instituto António Aurélio da
Costa Ferreira
Jogo didático com o título "Loto da minha casa".
Trata-se de um loto de identificação e observação para 2 a 4 jogadores. É
constituído por 4 cartões e 40 fichas. As fichas têm uma temática relacionada
com as divisões da casa: sala de jantar, casa de banho, quarto e cozinha. A
cada cartão correspondem 10 fichas que são reconhecíveis na imagem. O objetivo
é desenvolver a observação e a classificação lógica e aumentar o vocabulário.
Para além de ser usado como loto, pode ser usado como jogo de memória.
Puzzle
ME/IAACF/17
ME/Instituto António Aurélio da
Costa Ferreira
Jogo didático constituído por uma
caixa de madeira pintada com 9 cubos que organizados de forma correta, formam
uma imagem à semelhança de um puzzle. Estão pintados à mão.
MJS