2020/11/26

Património imaterial de Portugal: Arte Chocalheira

(Imagem de uma oficina de fabrico de chocalhos. Retirada da internet)


A arte chocalheira diz respeito ao ofício de fabrico e manutenção de chocalhos artesanais, utilizados ao pescoço de animais do campo, com o intuito de os localizar.

Os chocalhos são igualmente usados por ranchos folclóricos ou em celebrações específicas como o Entrudo Chocalheiro do carnaval de Podence. O seu fabrico foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2015.


A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, pela Junta de Freguesia de Alcáçovas e pelo Turismo do Alentejo. É nesta é a região que este ofício, com mais de dois mil anos, tem maior expressão.

A necessidade de salvaguarda urgente deve-se não só ao facto da diminuição da atividade pastorícia nesta área, mas também ao processo de fabrico moroso e complexo do chocalho.

Em tempos mais antigos, cada animal, consoante o tipo de gado, utilizava um chocalho de tamanho diferente conforme a época do ano. O animal mais guloso usava um chocalho maior e com som mais grave para que o seu dono pudesse perceber se andava a comer a pastagem do vizinho.

(Imagem de vários tipos de chocalhos. Retirada da internet)


O fabrico do chocalho é totalmente artesanal, talhado em folha de ferro, pendurando-se depois o badalo e, por último, a asa.

Para obtenção de um melhor som é necessário soldar os bordos e colocar uma folha de latão e bronze, coberta por barro amassado com palhinha de trigo. Levam-se à forja e são posteriormente molhados em água fria. Depois de secos o barro é removido. Há, então, que afinar o som na bigorna através de várias marteladas.

Os nomes dos chocalhos variam consoante o seu tamanho que vai desde 2 a 50 cm. Cada um tem uma espécie de brasão, a assinatura do artesão que o produziu e a marca da casa agrícola que o encomendou.

Em Portugal, atualmente existem cerca de uma dúzia de chocalheiros com um saber e uma arte que não pode cair no esquecimento. Estão localizados no Alentejo, na sua maioria, mas também em Braga, Tomar, Cartaxo e Angra do Heroísmo.

(Imagem de chocalhos de diferentes tamanhos. Retirada da internet)

Em Alcáçovas pode-se visitar o Museu do Chocalho, uma coleção particular com mais de 3.000 peças, recolhidas ao longe de 60 anos.

Para saber mais visite a Câmara Municipal de Viana do Alentejo


MJS

 

2020/11/23

Exposição virtual "Jogos didáticos do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira"

António Aurélio da Costa Ferreira (1879 - 1922) foi toda a sua vida um defensor de medidas no âmbito da educação e da assistência médica e social às crianças. Fundador do Instituto Médico-Pedagógico em 1915, visava um ensino individualizado e o mais alargado possível. Após a sua morte o Instituto Médico-Pedagógico passou a designar-se Instituto António Aurélio da Costa Ferreira (1929) e dedicou-se à educação de crianças com deficiências. Os exercícios de observação e de lógica eram fundamentais em todo este processo, a par do trabalho manual. Através de exercícios simples de recorte ou colagem, a criança desenvolvia capacidades ao nível da educação dos sentidos, como o tato ou a visão. O ensino da língua era feito através do método da escrita-leitura que combinava as palavras com as imagens. O desenho desempenhou um importante papel neste método de ensino, uma vez que permitia ao aluno desenvolver a motricidade fina e combinações motrizes mentais: o decalque de figuras, o contorno e a representação de silhuetas de plantas e animais. A iniciação ao cálculo também era realizada através do desenho, começando por objetos de grandes dimensões até, progressivamente atingir a capacidade de execução de cálculos mentais. O estudo de pesos e medidas e a realização de operações com notas e moedas davam ao aluno uma preparação para a vida prática. A música também não foi esquecida, fazendo parte da atividade curricular. Nesta exposição apresentamos alguns jogos utilizados, de forma lúdica, para desenvolver capacidades cognitivas, motrizes e de pensamento lógico.


Jogo didático – “L´Énfant Constructeur”

ME/IAACF/75

ME/Instituto António Aurélio da Costa Ferreira

Jogo didático denominado "L' enfant Constructeur". Trata-se de uma caixa de madeira contendo pequenas peças perfuradas em madeira para efetuar construções de veículos e outros objetos.


Jogo da Pesca 

ME/IAACF/190

ME/Instituto António Aurélio da Costa Ferreira

Jogo didático denominado "Jogo da Pesca". Trata-se de uma caixa que contém peixes de papel numerados, com um anzol, canas de pesca de madeira e uma estrutura em cartão. O objetivo é apanhar os peixes com a cana de pesca, desenvolvendo capacidades de motricidade.

 

Jogo “Kiddicraft. Le Jouet pour les tout petits. Feutradécor”

 ME/IAACF/242

ME/Instituto António Aurélio da Costa Ferreira

Jogo didático com título "Kiddicraft. Le jouet pour les tout petits. Feutradécor". Trata-se de jogo de feltro adequado para crianças entre os 4 e os 8 anos. A criança começa por separar os elementos pré-cortados nas folhas de feltro de diversas cores e por arrumá-los nos locais adequados. De seguida pode realizar uma gama infinita de modelos devido à aderência do feltro a um tabuleiro de base fornecido pelo jogo. Permite o desenvolvimento do sentido visual e a identificação de formas, para além de incentivar a imaginação. O jogo ganhou 2 prémios em 1956 e 1959.

 

Jogo de formas

ME/IAACF/250

ME/Instituto António Aurélio da Costa Ferreira

Jogo didático para aprendizagem de formas. Trata-se de um jogo que se encontra no interior de uma caixa de cartão e é constituído por uma base de madeira onde se encaixam várias peças coloridas de diferentes formatos: triângulos, quadrados e retângulos.

 

Loto

ME/IAACF/241

ME/Instituto António Aurélio da Costa Ferreira

Jogo didático com o título "Loto da minha casa". Trata-se de um loto de identificação e observação para 2 a 4 jogadores. É constituído por 4 cartões e 40 fichas. As fichas têm uma temática relacionada com as divisões da casa: sala de jantar, casa de banho, quarto e cozinha. A cada cartão correspondem 10 fichas que são reconhecíveis na imagem. O objetivo é desenvolver a observação e a classificação lógica e aumentar o vocabulário. Para além de ser usado como loto, pode ser usado como jogo de memória.

 

Puzzle

ME/IAACF/17

ME/Instituto António Aurélio da Costa Ferreira

Jogo didático constituído por uma caixa de madeira pintada com 9 cubos que organizados de forma correta, formam uma imagem à semelhança de um puzzle. Estão pintados à mão.


MJS