2024/06/06

Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos - 7 de junho

 

(Imagem do cartaz alusivo à comemoração do Dia Internacional dos Arquivos)


No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala anualmente a 7 de junho, a Rede para a Gestão da Informação e Conhecimento das Secretarias Gerais (Rede GIC), irá organizar nas instalações do Teatro Thália em Lisboa, um Encontro subordinado ao tema da “Segurança e Comunicação da Informação: Como Garantir e Valorizar o Acesso à Informação?”.

Repartido por dois painéis distintos, o painel da manhã incidirá sobre questões relativas à Gestão da informação e acesso, enquanto que no painel da tarde trará à reflexão os Dados abertos e Segurança da Informação.

Este Encontro, contará com oradores que se têm debruçado sobre as questões do acesso informacional à Administração aberta, segurança da informação pública bem como os imperiosos constrangimentos da divulgação e acesso à informação pública, atentos à redação atual da Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (LADA). 

O Encontro contará na sessão de abertura e boas vindas, com a presença do Secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. David Xavier e o encerramento dos trabalhos será efetuado pelo Secretário-geral da Educação e Ciência, Dr. Raúl Capaz Coelho.


A.M. 


Educadores Portugueses dos séculos XIX e XX: Alice Pestana (1860 - 1929)

 

(Imagem da autora retirada de Dicionário de educadores portugueses)

 

Alice Evelina Pestana Coelho, também conhecida por Caïel, nasceu a 7 de abril de 1860 em Santarém, filha de Eduardo Augusto Vilar Coelho, funcionário público e de Matilde Laura Soares Pestana. A sua mãe, uma mulher culta e dedicada à literatura, faleceu ao dar à luz o irmão, José Eduardo, quando Alice tinha apenas cinco anos. Foi, assim, criada pela avó materna, Epifânia Alexandrina Soares Pestana.

A sua educação foi feita em casa, tendo aprendido diversos idiomas, rudimentos de matemática e de história, bem como canto e piano. No entanto, este tipo de aprendizagem deixou-a insatisfeita e com vontade de alargar os seus conhecimentos. Recorreu a aulas particulares e em 1877 fez exames de Português e Inglês no Liceu Nacional de Lisboa; em 1879, Francês, Geografia, Cronologia e História; e em 1880, Princípios de Física e Química e Introdução à História Natural.

A partir de 1877, Alice Pestana deu aulas particulares de Inglês e Francês e publicou o seu primeiro artigo na revista The Financial and Mercantil Gazette e n’ O Espectro da Granja. Em 1885 publicou o conto Duas lições nas Repúblicas: revista política e literária. No período compreendido entre 1888 e 1893 fez várias viagens pela Europa e escreveu contos, novelas, ensaios e artigos.

A 2 de novembro de 1888 foi nomeada por José Luciano de Castro para fazer a sua primeira viagem de estudo a Inglaterra, Suíça e França. Em 1892 redigiu O que deve ser a educação secundária da mulher?, apresentado no Congresso Pedagógico Hispano-Português-Americano, alertando para a necessidade da existência de uma Escola-modelo.

Tornou-se amiga de figuras de renome do panorama intelectual português, com destaque para Bernardino Machado. Através deste, conheceu Francisco Giner de Ríos, o pedagogo fundador da Institución Libre de Enseñanza. De los Ríos defendia a ideia de que a educação não era a mera transmissão de conhecimentos, mas sobretudo uma formação de cidadãos. Nesta instituição conheceu Pedro Blanco Suárez, com quem casou em 1901, passando a residir em Madrid.

Em 1914 lecionou Francês e Inglês na Institución Libre de Enseñanza e dirigiu um Lar de Estudantes, juntamente com o seu marido, acolhendo alunos vindos da província. Ainda neste ano foi bolseira da Junta de Ampliación de Estudios, para realizar um relatório sobre a situação da educação em Portugal. Este relatório foi publicado em 1915 com o título La educación en PortugalEm 1916 fundou o Protectorado del niño delincuente, onde exerceu a função de Secretária até 1925, data em que o projeto terminou pela falta de financiamento.

As bases do seu pensamento foram a educação das crianças e das mulheres, a paz e a solidariedade social. Para ela, a mulher digna e com consciência social deveria ser uma mulher com educação, qualquer que fosse o seu estatuto social.

 

 

Fonte principal: Dicionário de educadores portugueses / dir. António Nóvoa. - Porto : ASA, 2003.


MJS


 

2024/06/04

Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável



(Imagem do Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável, onde constam os 5 eixos de ação deste manifesto)


As políticas da União Europeia (UE) são fundamentais para as Bibliotecas na Europa, estruturas que adotam nos seus programas e atividades medidas respeitantes à transição ecológica, a diversidade de competências digitais ou a promoção da democracia. Para que tenham eficácia e qualidade na sua ação, podem e devem beneficiar de apoios, recursos e instrumentos da UE. 

É por isso importante que as prioridades da UE estejam em sintonia com as atividades das Bibliotecas, inclusive a nível local, permitindo e desenvolvendo uma visão partilhada para a área das bibliotecas, tornando esta rede muito mais forte a nível europeu.

São cinco os organismos europeus de Bibliotecas que elaboraram o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável: EBLIDA – European Bureau of Libraries, Information and Documentation Associations; NAPLE – National Authorities on Public Libraries in Europe; Public Libraries 20-30; LIBER Europe – Association of European Research Libraries e a Secção Europeia da IFLA – International Federation of Libraries Associations and Institutions.

Este Manifesto procura informar e despertar os cidadãos europeus, especialmente os candidatos ao Parlamento Europeu, para o papel que as Bibliotecas desempenham na sociedade e para a sua capacidade de intervenção na construção de um futuro mais justo, democrático, inovador e sustentável.

No Manifesto são identificados cinco eixos de ação, considerados essenciais para a concretização do projeto europeu, para os quais as Bibliotecas podem contribuir de forma ativa:

  1. As Bibliotecas garantem a oportunidade e igualdade de acesso à informação, à cultura e à educação, para todos os cidadãos;
  2. As Bibliotecas contribuem para a formação de cidadãos informados, dotados de espírito crítico;
  3. As Bibliotecas apoiam o desenvolvimento científico e a sua disseminação de forma inclusiva;
  4. As Bibliotecas continuam a ser os locais de salvaguarda e disponibilização da identidade e memória coletivas;
  5. As Bibliotecas desenvolvem, de forma regular, projetos de cooperação com instituições de países parceiros, estendendo a nível global a visão europeia de uma sociedade democrática, livre e justa

Este Manifesto, agora apresentado, pretende ser uma ferramenta disponível para que as instituições e os profissionais de Bibliotecas de toda a União Europeia divulguem a mensagem e sensibilizem os candidatos a eurodeputados para a importância desta atividade e dos requisitos para que a sua missão seja cumprida.


2024/06/03

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas do Ciclo Primário: Escola Preparatória de António da Costa, Almada

 

- Escola Preparatória de António da Costa -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola Preparatória de António da Costa, Almada.


(No topo, pode ver-se uma zona de entrada/ sala interior. Em baixo, a fachada da escola)


(No topo, pode observar-se uma pequena capela. Em baixo, à esquerda, o ginásio. À direita, a ficha técnica com a identificação da escola, a dimensão da área coberta, a dimensão da superfície de pavimentos, o custo total das instalações, a data de conclusão da obra, a população escolar e a discriminação das dependências)


Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre

 1968 e 1972. Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.



P.M.