2022/10/13

Exposição Virtual: "Dia Mundial da Visão no Museu Virtual da Educação"

O Dia Mundial da Visão foi criado pela Organização Mundial de Saúde para prevenir os perigos e incentivar a proteção da visão, como é o caso da cegueira ou deficiência visual. Trata-se de um dia marcado por rastreios visuais gratuitos, conferências, caminhadas e angariações de fundos. Os dados de que dispomos alertam para o facto de existirem cerca de 285 milhões de pessoas que sofrem de deficiência visual, sendo que 90% destas se localizam em países em desenvolvimento. Existem cerca de 40 milhões de invisuais e, a cada 5 segundos, há uma pessoa que perde a visão. Sabemos, no entanto, que 80% da deficiência visual pode ser prevenida e tratada.

A Agência Nacional para a Prevenção da Cegueira (AIPC) é um grupo do qual fazem parte mais de 140 organizações mundiais com o objetivo de eliminar as causas da cegueira e da deficiência visual. De acordo com o Relatório Mundial sobre a Visão (2021) prevê-se um aumento global das necessidades de atendimento oftalmológico. No entanto, o encargo com as doenças oculares é bastante maior em países em vias de desenvolvimento, com um rendimento baixo e também junto da população mais carenciada. O objetivo deste relatório é despertar a consciencialização do impacto das doenças oculares e a necessidade de criar estratégias eficazes para as combater.

Na verdade, os sistemas de saúde enfrentam enormes desafios ao tentar responder às necessidades oftalmológicas crescentes da população. Para que esta situação possa ser ultrapassada com sucesso, o Relatório recomenda 5 ações importantes: integrar o atendimento de oftalmologia nos planos de saúde; atendimento oftalmológico integrado e centrado nas pessoas; implementação de alta qualidade e pesquisa em sistemas de saúde; monitorização de tendências para avaliar a situação; e aumentar o envolvimento dos cidadãos nesta questão.

Nesta exposição foram selecionados objetos relacionados com a visão, como o modelo de globo ocular ou imagens parietais referentes à visão, mas também alguns cartazes de sensibilização relativamente à proteção da visão em contexto de trabalho.


Globo ocular

ME/342129/16

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Modelo pedagógico desmontável do globo ocular utilizado nas aulas de Ciências Naturais. Trata-se de um modelo de plástico em suporte circular, com corte horizontal que permite ver a constituição do interior do olho humano.


Imagem parietal do corpo humano/Globo ocular

ME/346779/235

Escola Secundária com 3.ºCiclo Clara de Resende

Quadro parietal representando o olho humano, em cinco ilustrações coloridas, sobre fundo branco. As ilustrações, muito pormenorizadas, representam o globo ocular em corte longitudinal, as vias óticas, a pupila, íris e o corte do saco lacrimal e um plano da retina. Não possui legendas.


Imagem parietal de perigo e segurança

ME/400270/836

Escola Secundária de Jácome Ratton

Quadro parietal com a descrição das medidas de segurança que devem ser tomadas e dos vários riscos associados ao trabalho nas oficinas. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério do Trabalho, que pretende chamar alertar para os acidentes de trabalho através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste caso, sob um fundo branco temos, em primeiro plano, uma imagem de um olho estilizado. Por baixo encontra-se a frase “Protege os teus olhos". Ao lado surge uma silhueta a cinzento e negro de um homem envergando uma bengala de invisual. Foi desenhado na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa.


Óculos

ME/400890/12

Escola Secundária António Inácio da Cruz

Dispositivo usado à frente dos olhos, para corrigir problemas de visão. Trata-se de uns óculos com estojo próprio e lunetas.


Imagem parietal do corpo humano/Globo ocular

ME/401470/95

Escola Secundária com 3.º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho

Representação do olho humano.


Imagem parietal de perigo e segurança

ME/401626/68

Escola Secundária de Emídio Navarro

Quadro parietal com a descrição das medidas de segurança que devem ser tomadas e dos vários riscos associados ao trabalho nas oficinas. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério do Trabalho, que pretende alertar para os acidentes de trabalho através de frases ou imagens que despertem a atenção do público. Neste caso, sob um fundo negro, aparece uma frase, em letras maiúsculas a laranja e branco, que pretende chamar a atenção para o uso de óculos de proteção. No fundo do cartaz estão desenhados dois olhos a preto e branco.


MJS


2022/10/10

Peça do mês de outubro

 


Detetor de Branly

Detetor ou coesor de Branly, isolado sobre uma base de madeira, composto por um dispositivo tubular de vidro, em cujo interior se encontra limalha de ferro, e por um conjunto de vários elétrodos ligados a uma antena e à terra. A ocorrência de uma descarga elétrica oscilatória através de limalha provoca a passagem de corrente no circuito. A bateria fornece mais corrente e o interruptor eletromagnético é acionado, emitindo um som audível. O martelo do mecanismo de campainha bate no coesor de Branly, fazendo com que a limalha se disperse e haja interrupção da corrente. É o primeiro detetor de oscilações eletromagnéticas, de sensibilidade suficiente para possibilitar a construção dos primeiros recetores de rádio de aplicação prática.

A peça está inventariada com o número ME/400427/106 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Santa Maria Maior.


MJS