2022/12/22

Invenções que mudaram o mundo: o telefone

 

Telefone

ME/401109/177

Escola Secundária de Camões

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Física para exemplificar a comunicação a longa distância. Trata-se de um telefone constituído por uma caixa em madeira assente numa base retangular, também em madeira, para fixação vertical. No centro da tampa da caixa situa-se o microfone, com um bocal cónico. Do lado direito da caixa sai um gancho metálico fixo ao mecanismo de alavanca, suportando exteriormente um auscultador, que conforme este esteja apoiado ou não no gancho regula os mecanismos de receção ou emissão. O auscultador contém a respetiva bobine indutora eletromagnética e membrana vibratória. Na parte superior da caixa existe ainda uma campainha.


O telefone é um sistema de comunicação que permite transmitir um som, a voz humana, a longa distância através de sinais elétricos. Este aparelho transforma energia acústica em energia elétrica no ponto emissor e energia elétrica em acústica no ponto recetor.

O aparelho é constituído por um microfone, um auscultador e uma unidade de marcação de dígitos. Os telefones têm de estar ligados a uma central telefónica para que possa funcionar.

Em 1876 Alexander Graham Bell inventou o telefone, depois de várias experiências com Thomas Watson: através da ligação ente eletroímanes verificaram que falando junto à membrana do emissor era produzida uma vibração elétrica transmitida ao aparelho recetor. Estas experiências precisaram de vários aperfeiçoamentos até ao aparelho final. No ao seguinte foi criada a primeira empresa telefónica do mundo, a Bell Telephone Company.

Apesar da descoberta ser atribuída a Bell, sabe-se que cerca de 1860, Antonio Meucci, um italiano a viver em Nova Iorque, inventou o “telégrafo falante”. Ete telefone permitia a Meucci comunicar com a sua esposa que se encontrava doente enquanto ele trabalhava.

Estes primeiros telefones funcionavam através da ligação a uma central, operada por uma telefonista que fazia a conexão ao número desejado. Era necessário girar uma manivela no aparelho para que esta ligação fosse efetuada.

A primeira experiência telefónica em Portugal ocorreu em 1877, entre Carcavelos e Lisboa. Em 1882 a rede telefónica foi inaugurada e pertencia à Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Ltd. Entre 1887 e 1968 passou para a The Anglo Portuguese Telephone Company. Em 1930, surgiram as primeiras centrais automáticas.

Estas centrais automáticas utilizavam discos para enviar a sinalização e permaneceram em funcionamento até à década de 60 com o aparecimento dos telefones de teclado eletrónico.

Em 1950 desenvolveu-se o modelo clássico do telefone com um círculo com números para girar. Em 1970 surgiu o telefone fixo com botões e em 1980 foi criado o telefone sem fios, um verdadeiro avanço tecnológico.


Telefone

ME/ESAD/285

Escola Secundária Afonso Domingues

Instrumento utilizado pela administração ou secretariado da escola. Trata-se de um telefone, um aparelho de comunicação que transmite sons através de sinais elétricos. É constituído por uma base, na qual se encaixa um auscultador. Este modelo possui um disco numerado na zona frontal, que permite a ligação telefónica.


A década de 90 caracterizou-se pelo aparecimento dos primeiros telefones móveis com écran a preto e branco onde se podiam observar os números marcados no teclado. Em 2000, os telemóveis voltam a evoluir com um écran colorido e design personalizado. Em 2002 introduz-se uma máquina fotográfica digital. Em 2005 os telemóveis têm capacidade para armazenamento de dados de arquivo de música.

Em 2007 a Apple lança o iPhone com touchsreen: é o primeiro smartphone.


MJS

2022/12/19

Invenções que mudaram o mundo: o satélite

 

(Imagem retirada da internet)


Um satélite artificial é qualquer tipo de engenho criado pelo ser humano e colocado em órbita ao redor de qualquer planeta, com uma função específica. Atualmente existem vários tipos de satélites, com funções específicas; satélites de comunicação, meteorológicos, astronómicos, militares e ainda as estações espaciais.

Os primeiros estudos sobre a colocação de objetos em órbita surgiram com Isaac Newton. Vários escritores de ficção científica lançaram a ideia de um satélite em órbita, como é o caso de Júlio Verne ou Edward Everett Hale.

Em 1923 Herman Oberth acentuou a importância da existência de estações espaciais à volta da Terra. Cerca de 1930, Konstantin Tsiolkovsky realizou vários cálculos que permitiriam perceber a velocidade necessária para colocar objetos em órbita.

No âmbito do Ano Internacional da Geofísica, cerca de 1957/58, pretendeu-se lançar vários satélites com o objetivo de aprofundar o conhecimento da superfície terrestre. O governo norte-americano iniciou estudos nesse sentido, mas a União Soviética a 4 de outubro de1957 lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, com 58 centímetros de diâmetro e 83, 6 quilogramas. Foi o início da corrida espacial: a 3 de novembro do mesmo ano foi lançado o Sputnik 2 com o primeiro ser vivo, a cadela Laika. Como resposta, os Estados Unidos colocaram em órbita o seu primeiro satélite a 31 de janeiro de 1958, o Explorer I.

A época da Guerra fria levou à criação de vários programas militares de satélites: o Discoverer, o SAMOS (Sistema de Observação de satélites e Mísseis) e o MIDAS (Sistema de Alarme de Defesa contra Mísseis). Em 1962 terminou o programa Discoverer e iniciou-se um outro com as mesmas funções, ou seja, obter imagens dos países inimigos, o Corona. O programa SAMOS tinha a mesma função do Discoverer: a única diferença era a forma de transmissão dos dados e, como tal, teve uma curta duração. Através do sistema MIDAS foram detetados vários mísseis soviéticos, mas terminou em 1966.

Para além do fator militar, os satélites constituíam um importante instrumento de comunicação. Em 1958, os Estados Unidos lançaram o SCORE (Equipamento de Retransmissão do Sinal de Comunicação) e criaram a NASA.

Em 1962 a empresa AT&T, como apoio da NASA colocou em órbita o Telstar 1, que permitiu efetuar ligações telefónicas e transmissão de dados entre a Europa e os Estados Unidos. Neste ano, em colaboração entre os Estados Unidos o Reino Unido foi lançado o Ariel 1 e ainda o Alouette I, da responsabilidade do governo canadiano.

(Imagem retirada da internet)

Em 1963, o congresso americano criada a COMSAT (Corporação de satélites de Comunicação), lançando o Syncom 3 em 1964. Neste ano surgiu a Intelsat, um consórcio de 15 países que se uniram para o lançamento de satélites de comunicação, o que veio a acontecer a 1965 com o Intersat I. Em 1968 a União Soviética cria a Intersputnik juntamente com 8 países de leste.

Mais países entram na corrida das comunicações, como é o caso da China e do Japão, em 1970, e mais tarde o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, etc. Entre 1978 e 1995 foi implementado o sistema GPS (Sistema de posicionamento global).

Na década de 80 surgem novas companhias de entretenimento, notícias e desportos que começaram a utilizar os satélites para as transmissões dos seus canais. A partir de então o lançamento de satélites continuou numa tentativa contínua de ir cada vês mais longe, a planetas como Vénus, Mercúrio, Júpiter e Marte.


MJS