Projetor
de película cinematográfica
ME/401109/872
Escola
Secundária de Camões
Aparelho
utilizado em contexto das práticas pedagógicas de várias disciplinas. Trata-se
de um projetor de película cinematográfica, permitindo a projeção de imagens de
grande formato sobre um écran. No átrio de entrada encontra-se uma placa onde
se pode ler: "Aos 16 de Março de 1935 foi inaugurada nesta sala uma/
instalação de cinema escolar sendo reitor do liceu/ Manuel Christiano de Sousa
e tendo para ela contribuído/ o Governador Civil de Lisboa Ten. Coronel João
Luiz de Moura"
O
cinema é a técnica de fixar e reproduzir imagens, com o objetivo de as projetar
num ecrã. A obra cinematográfica é produzida através de uma série de imagens –
fotogramas - impressas num determinado suporte e alinhadas em sequência. Quando
projetadas de forma rápida dão ao espetador a sensação de movimento.
O
cinema resultou de uma série de avanços na área da fotografia, associados a
Louis Daguerre, Coleman Sellers e Étienne Marey. Durante o século XIX surgiram
vários aparelhos criados com o objetivo de captar imagens em movimento. É o
caso do Fenacistoscópio (1832), de Joseph-Antoine Plateau que consistia num
disco onde se encontram várias figuras semelhantes em posições diferentes. Ao
girar o disco, estas imagens passavam a formar um movimento.
Charles
Émile Reynau criou o Praxinoscópio, um tambor giratório com desenhos colados na
superfície interior onde se encontram espelhos. Ao girar o tambor, era possível
ver-se essas imagens em movimento.
Em
1891 o Cinetoscópio foi inventado por Thomas A. Edison e consistia numa máquina
que mostrava imagens em movimento. Podia ser visto por uma pessoa apenas e
precisava de uma lente de aumento, tendo funções limitadas. Black Maria, produzido por Thomas Edison
é considerado por muitos como o primeiro filme da história do cinema.
A
partir do Cinetoscópio, Louis e Auguste Lumiére criaram o Cinematógrafo em
1895, considerado o primeiro aparelho de cinema. Concentrava várias funções:
máquina de filmar, revelação de película e projeção. Foi dado a conhecer ao
público a 28 de dezembro de 1895 no Salão
Grand Café onde foi feita a apresentação pública do filme L’ Arrivée d’ un Train à la Ciotat.
Os
Irmãos Lumière realizaram alguns documentários de curta metragem. O primeiro “Sortie de L’usine Lumière à Lyon”
(Empregados deixando a Fábrica Lumière) tinha 45 segundos de duração e é tido
como o primeiro audiovisual da história. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison
projeta seu primeiro filme, com a invenção do Vitascope.
Georges
Méliès, ilusionista, tentou comprar o cinematógrafo, mas os irmãos recusaram.
Desta forma, este futuro realizador adquiriu um outro dispositivo de Robert
William Paul. Montou um estúdio de cinema e trouxe para esta arte vários
sistemas mecânicos que são os primeiros “efeitos especiais”. A sua obra de
maior destaque é Le voyage dans la Lune
em 1902.
A
partir do Cinematógrafo, o americano Edwin S. Porter, apropriou-se do estilo
documentarista dos irmãos Lumière e do uso de maquetes, truques óticos, e
efeitos especiais de Georges Méliès. Assim realizou o Great Train Robbery (O grande roubo do comboio), em 1903, um modelo
de filme de ação, que teve muito êxito, contribuindo para que o cinema se
popularizasse e entrasse para a indústria cultural.
Com
o surgir da Primeira Guerra Mundial, a Europa perde importância ao nível do
cinema e os Estados Unidos iniciam uma enorme produção de filmes. É o
nascimento de Hollywood, uma pequena localidade com excelentes condições para
filmar e diferentes paisagens. São fundados os grandes estúdios de cinema: Universal Studios, Paramount, Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, entre muitos
outros. O cinema torna-se um negócio, em que os diretores e atores têm um
estatuto de destaque.
Os
desenvolvimentos técnicos cinematográficos sucederam-se rapidamente. A
sincronização da imagem com o som foi uma das maiores viragens do cinema. A Warner Brothers desenvolveu um sistema a
que deu o nome de Vitaphone e em 1927
apresentou o primeiro filme sonoro: The
Jazz Singer. Trata-se de um musical que tinha diálogos e canções, com
partes mudas.
Projetor
de película cinematográfica
ME/400841/57
Escola
Secundária com 3.º ciclo de Anadia
Projetor
de pelicula cinematográfica, aparelho utilizado como auxiliar didático
audiovisual em várias disciplinas.
Em
1928 The Lights of New York é o
primeiro filme com som totalmente sincronizado da história do cinema. O último
filme mudo foi O Beijo, da MGM, em 1929, com a atriz Greta Garbo.
Para além deste só se produziram os filmes de Chaplin, City Light e Modern Times.
Também em 1929 foi criado o Óscar, um
prémio de reconhecimento aos melhores do cinema.
Destacaram-se
as comédias de Charlie Chaplin, Buster Keaton, Laurel e Hardy, Harold Lloyd ou
Douglas Fairbanks. Charles Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e David
Wark Griffith criaram a United Artists com o objetivo de desafiar o poder dos grandes estúdios.
A
introdução da cor, de formatos mais longos e o surgimento de efeitos
especiais, mais tarde, foram progressos
que levaram a mudanças radicais nas produções. A década de 30 é bastante
importante pois o cinema torna-se um dos mais importantes divertimentos. Há
cada vez mais espetadores, mais salas, preços mais baixos e uma grande escolha
a nível de filmes. A empresa Technicolor
surge nesta época e permitia filmar em 3 cores, dando um maior realismo.
Após
a depressão, a industria cinematográfica recupera e surgem os grandes clássicos
de 1939, como O Feiticeiro de Oz e o aclamado
E tudo o Vento Levou. Durante este
período foi produzido o primeiro filme de animação colorido, Branca de Neve e os Sete Anões.
Na
Europa, Mussolini manda construir a Cinecittá,
um estúdio onde serão produzidos grande parte dos filmes italianos. Na América
Latina atingem grande popularidade nomes como Cantinflas e Carmem Miranda.
Com
a Segunda Guerra Mundial, as mudanças no cinema também se fizeram sentir.
Inglaterra e os Estados Unidos produziram vários filmes de propaganda de
guerra. É o caso do famoso Casablanca
(1943). As comédias musicais também foram um investimento dos estúdios,
destacando-se vários compositores como Jerome Kern, Irving Berlin, Cole Porter,
Mack Gordon, Oscar Hammerstein ou Harry Warren.
Orson
Welles lançou o filme Citizen Kane com
inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, Frank Capra
(1897-1991) lançou o filme It’s a
wonderful life.
Os
anos de ouro dos musicais de Hollywood são a década de 50, como é o caso de Singin’in the Rain (1952) com Stanley
Donen e Gene Kelly. Algumas atrizes marcaram esta década: Marilyn Monroe,
Audrey Hepburn, Grace Kelly, entre outras.
A
Disney lança vários filmes de animação: Cinderela
(1950), Alice no País das Maravilhas
(1951), Peter Pan (1953), A Dama e o Vagabundo (1955) e A Bela Adormecida (1959).
O
cinema desenvolve-se um pouco por todo o mundo: o realizador Akira Kurosawa
torna o cinema japonês mundialmente conhecido; em França, surge um movimento
novo, a Nouvelle Vague, com nomes
como Claude Chabrol, Jean-Luc Godard e François Truffaut; na Suécia, o realizador
Ingmar Bergman faz grande sucesso com as suas obras; Alfred Hitchcock lança o
filme Vertigo. Ficou conhecido como o
mestre do suspense, tendo realizado 53 filmes.
Nos
anos 60, Hollywood começa a entrar num período de decadência com o aparecimento
da televisão. Os grandes sucessos foram Mary
Poppins (1964), My Fair Lady
(1964) e The Sound of Music (1965).
O
cinema teve um enorme impacto na sociedade como meio de comunicação através do
registo de factos e da criação de histórias. Se é verdade que o cinema é um espelho
da sociedade, também a influenciou de forma notável transmitindo novas formas
de pensar.
MJS