2022/07/21

1.º Encontro Nacional CLAV (Classificação e Avaliação da Informação Pública)


A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas vai realizar o 1.º Encontro Nacional da Comunidade de Utilizadores da Plataforma CLAV, subordinado ao tema “Conhecer melhor a CLAV, no dia 14 de setembro de 2022, na Torre do Tombo, em Lisboa.


Os objetivos do encontro serão dar a conhecer a plataforma CLAV, promover e apoiar a utilização da metodologia, constituir uma oportunidade de interação da comunidade de utilizadores CLAV, promover a auscultação da comunidade e definir caminhos para o seu desenvolvimento. 


Para mais informações poderá consultar a página Conhecer CLAV, o site da DGLAB ou a rede social Facebook.



Invenções que mudaram o mundo: o cinema

 

Projetor de película cinematográfica

ME/401109/872

Escola Secundária de Camões

Aparelho utilizado em contexto das práticas pedagógicas de várias disciplinas. Trata-se de um projetor de película cinematográfica, permitindo a projeção de imagens de grande formato sobre um écran. No átrio de entrada encontra-se uma placa onde se pode ler: "Aos 16 de Março de 1935 foi inaugurada nesta sala uma/ instalação de cinema escolar sendo reitor do liceu/ Manuel Christiano de Sousa e tendo para ela contribuído/ o Governador Civil de Lisboa Ten. Coronel João Luiz de Moura"


O cinema é a técnica de fixar e reproduzir imagens, com o objetivo de as projetar num ecrã. A obra cinematográfica é produzida através de uma série de imagens – fotogramas - impressas num determinado suporte e alinhadas em sequência. Quando projetadas de forma rápida dão ao espetador a sensação de movimento.

O cinema resultou de uma série de avanços na área da fotografia, associados a Louis Daguerre, Coleman Sellers e Étienne Marey. Durante o século XIX surgiram vários aparelhos criados com o objetivo de captar imagens em movimento. É o caso do Fenacistoscópio (1832), de Joseph-Antoine Plateau que consistia num disco onde se encontram várias figuras semelhantes em posições diferentes. Ao girar o disco, estas imagens passavam a formar um movimento.

Charles Émile Reynau criou o Praxinoscópio, um tambor giratório com desenhos colados na superfície interior onde se encontram espelhos. Ao girar o tambor, era possível ver-se essas imagens em movimento.

Em 1891 o Cinetoscópio foi inventado por Thomas A. Edison e consistia numa máquina que mostrava imagens em movimento. Podia ser visto por uma pessoa apenas e precisava de uma lente de aumento, tendo funções limitadas. Black Maria, produzido por Thomas Edison é considerado por muitos como o primeiro filme da história do cinema.

A partir do Cinetoscópio, Louis e Auguste Lumiére criaram o Cinematógrafo em 1895, considerado o primeiro aparelho de cinema. Concentrava várias funções: máquina de filmar, revelação de película e projeção. Foi dado a conhecer ao público a 28 de dezembro de 1895 no Salão Grand Café onde foi feita a apresentação pública do filme L’ Arrivée d’ un Train à la Ciotat.

Os Irmãos Lumière realizaram alguns documentários de curta metragem. O primeiro “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière) tinha 45 segundos de duração e é tido como o primeiro audiovisual da história. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison projeta seu primeiro filme, com a invenção do Vitascope.

Georges Méliès, ilusionista, tentou comprar o cinematógrafo, mas os irmãos recusaram. Desta forma, este futuro realizador adquiriu um outro dispositivo de Robert William Paul. Montou um estúdio de cinema e trouxe para esta arte vários sistemas mecânicos que são os primeiros “efeitos especiais”. A sua obra de maior destaque é Le voyage dans la Lune em 1902.

A partir do Cinematógrafo, o americano Edwin S. Porter, apropriou-se do estilo documentarista dos irmãos Lumière e do uso de maquetes, truques óticos, e efeitos especiais de Georges Méliès. Assim realizou o Great Train Robbery (O grande roubo do comboio), em 1903, um modelo de filme de ação, que teve muito êxito, contribuindo para que o cinema se popularizasse e entrasse para a indústria cultural.

Com o surgir da Primeira Guerra Mundial, a Europa perde importância ao nível do cinema e os Estados Unidos iniciam uma enorme produção de filmes. É o nascimento de Hollywood, uma pequena localidade com excelentes condições para filmar e diferentes paisagens. São fundados os grandes estúdios de cinema: Universal Studios, Paramount, Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, entre muitos outros. O cinema torna-se um negócio, em que os diretores e atores têm um estatuto de destaque.

Os desenvolvimentos técnicos cinematográficos sucederam-se rapidamente. A sincronização da imagem com o som foi uma das maiores viragens do cinema. A Warner Brothers desenvolveu um sistema a que deu o nome de Vitaphone e em 1927 apresentou o primeiro filme sonoro: The Jazz Singer. Trata-se de um musical que tinha diálogos e canções, com partes mudas.

Projetor de película cinematográfica

ME/400841/57

Escola Secundária com 3.º ciclo de Anadia

Projetor de pelicula cinematográfica, aparelho utilizado como auxiliar didático audiovisual em várias disciplinas.


Em 1928 The Lights of New York é o primeiro filme com som totalmente sincronizado da história do cinema. O último filme mudo foi O Beijo, da MGM, em 1929, com a atriz Greta Garbo. Para além deste só se produziram os filmes de Chaplin, City Light e Modern Times. Também em 1929 foi criado o Óscar, um prémio de reconhecimento aos melhores do cinema.

Destacaram-se as comédias de Charlie Chaplin, Buster Keaton, Laurel e Hardy, Harold Lloyd ou Douglas Fairbanks. Charles Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e David Wark Griffith criaram a United Artists com o objetivo de desafiar o poder dos grandes estúdios.

A introdução da cor, de formatos mais longos e o surgimento de efeitos especiais, mais tarde, foram progressos que levaram a mudanças radicais nas produções. A década de 30 é bastante importante pois o cinema torna-se um dos mais importantes divertimentos. Há cada vez mais espetadores, mais salas, preços mais baixos e uma grande escolha a nível de filmes. A empresa Technicolor surge nesta época e permitia filmar em 3 cores, dando um maior realismo.

Após a depressão, a industria cinematográfica recupera e surgem os grandes clássicos de 1939, como O Feiticeiro de Oz e o aclamado E tudo o Vento Levou. Durante este período foi produzido o primeiro filme de animação colorido, Branca de Neve e os Sete Anões.

Na Europa, Mussolini manda construir a Cinecittá, um estúdio onde serão produzidos grande parte dos filmes italianos. Na América Latina atingem grande popularidade nomes como Cantinflas e Carmem Miranda.

Com a Segunda Guerra Mundial, as mudanças no cinema também se fizeram sentir. Inglaterra e os Estados Unidos produziram vários filmes de propaganda de guerra. É o caso do famoso Casablanca (1943). As comédias musicais também foram um investimento dos estúdios, destacando-se vários compositores como Jerome Kern, Irving Berlin, Cole Porter, Mack Gordon, Oscar Hammerstein ou Harry Warren.

Orson Welles lançou o filme Citizen Kane com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, Frank Capra (1897-1991) lançou o filme It’s a wonderful life.

Os anos de ouro dos musicais de Hollywood são a década de 50, como é o caso de Singin’in the Rain (1952) com Stanley Donen e Gene Kelly. Algumas atrizes marcaram esta década: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Grace Kelly, entre outras.

A Disney lança vários filmes de animação: Cinderela (1950), Alice no País das Maravilhas (1951), Peter Pan (1953), A Dama e o Vagabundo (1955) e A Bela Adormecida (1959).

O cinema desenvolve-se um pouco por todo o mundo: o realizador Akira Kurosawa torna o cinema japonês mundialmente conhecido; em França, surge um movimento novo, a Nouvelle Vague, com nomes como Claude Chabrol, Jean-Luc Godard e François Truffaut; na Suécia, o realizador Ingmar Bergman faz grande sucesso com as suas obras; Alfred Hitchcock lança o filme Vertigo. Ficou conhecido como o mestre do suspense, tendo realizado 53 filmes.

Nos anos 60, Hollywood começa a entrar num período de decadência com o aparecimento da televisão. Os grandes sucessos foram Mary Poppins (1964), My Fair Lady (1964) e The Sound of Music (1965).

O cinema teve um enorme impacto na sociedade como meio de comunicação através do registo de factos e da criação de histórias. Se é verdade que o cinema é um espelho da sociedade, também a influenciou de forma notável transmitindo novas formas de pensar.


MJS

2022/07/18

Peça do mês de julho

 


Calculador de fio

Instrumento de medida utilizado em contexto das práticas pedagógicas na área dos têxteis. Trata-se de um aparelho utilizado como calculador de quantidade de fios.

Os fios são conjunto de fibras entrelaçadas, que formam um cilindro de diâmetros irregulares ao longo do seu comprimento. Este aparelho permite contabilizar o número preciso de fios que irão ser necessários para executar uma peça de tecelagem. 

Está inventariado com o número ME/152171/6 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Infante D. Henrique.


MJS