2022/07/21

Invenções que mudaram o mundo: o cinema

 

Projetor de película cinematográfica

ME/401109/872

Escola Secundária de Camões

Aparelho utilizado em contexto das práticas pedagógicas de várias disciplinas. Trata-se de um projetor de película cinematográfica, permitindo a projeção de imagens de grande formato sobre um écran. No átrio de entrada encontra-se uma placa onde se pode ler: "Aos 16 de Março de 1935 foi inaugurada nesta sala uma/ instalação de cinema escolar sendo reitor do liceu/ Manuel Christiano de Sousa e tendo para ela contribuído/ o Governador Civil de Lisboa Ten. Coronel João Luiz de Moura"


O cinema é a técnica de fixar e reproduzir imagens, com o objetivo de as projetar num ecrã. A obra cinematográfica é produzida através de uma série de imagens – fotogramas - impressas num determinado suporte e alinhadas em sequência. Quando projetadas de forma rápida dão ao espetador a sensação de movimento.

O cinema resultou de uma série de avanços na área da fotografia, associados a Louis Daguerre, Coleman Sellers e Étienne Marey. Durante o século XIX surgiram vários aparelhos criados com o objetivo de captar imagens em movimento. É o caso do Fenacistoscópio (1832), de Joseph-Antoine Plateau que consistia num disco onde se encontram várias figuras semelhantes em posições diferentes. Ao girar o disco, estas imagens passavam a formar um movimento.

Charles Émile Reynau criou o Praxinoscópio, um tambor giratório com desenhos colados na superfície interior onde se encontram espelhos. Ao girar o tambor, era possível ver-se essas imagens em movimento.

Em 1891 o Cinetoscópio foi inventado por Thomas A. Edison e consistia numa máquina que mostrava imagens em movimento. Podia ser visto por uma pessoa apenas e precisava de uma lente de aumento, tendo funções limitadas. Black Maria, produzido por Thomas Edison é considerado por muitos como o primeiro filme da história do cinema.

A partir do Cinetoscópio, Louis e Auguste Lumiére criaram o Cinematógrafo em 1895, considerado o primeiro aparelho de cinema. Concentrava várias funções: máquina de filmar, revelação de película e projeção. Foi dado a conhecer ao público a 28 de dezembro de 1895 no Salão Grand Café onde foi feita a apresentação pública do filme L’ Arrivée d’ un Train à la Ciotat.

Os Irmãos Lumière realizaram alguns documentários de curta metragem. O primeiro “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière) tinha 45 segundos de duração e é tido como o primeiro audiovisual da história. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison projeta seu primeiro filme, com a invenção do Vitascope.

Georges Méliès, ilusionista, tentou comprar o cinematógrafo, mas os irmãos recusaram. Desta forma, este futuro realizador adquiriu um outro dispositivo de Robert William Paul. Montou um estúdio de cinema e trouxe para esta arte vários sistemas mecânicos que são os primeiros “efeitos especiais”. A sua obra de maior destaque é Le voyage dans la Lune em 1902.

A partir do Cinematógrafo, o americano Edwin S. Porter, apropriou-se do estilo documentarista dos irmãos Lumière e do uso de maquetes, truques óticos, e efeitos especiais de Georges Méliès. Assim realizou o Great Train Robbery (O grande roubo do comboio), em 1903, um modelo de filme de ação, que teve muito êxito, contribuindo para que o cinema se popularizasse e entrasse para a indústria cultural.

Com o surgir da Primeira Guerra Mundial, a Europa perde importância ao nível do cinema e os Estados Unidos iniciam uma enorme produção de filmes. É o nascimento de Hollywood, uma pequena localidade com excelentes condições para filmar e diferentes paisagens. São fundados os grandes estúdios de cinema: Universal Studios, Paramount, Fox, Metro-Goldwyn-Mayer, entre muitos outros. O cinema torna-se um negócio, em que os diretores e atores têm um estatuto de destaque.

Os desenvolvimentos técnicos cinematográficos sucederam-se rapidamente. A sincronização da imagem com o som foi uma das maiores viragens do cinema. A Warner Brothers desenvolveu um sistema a que deu o nome de Vitaphone e em 1927 apresentou o primeiro filme sonoro: The Jazz Singer. Trata-se de um musical que tinha diálogos e canções, com partes mudas.

Projetor de película cinematográfica

ME/400841/57

Escola Secundária com 3.º ciclo de Anadia

Projetor de pelicula cinematográfica, aparelho utilizado como auxiliar didático audiovisual em várias disciplinas.


Em 1928 The Lights of New York é o primeiro filme com som totalmente sincronizado da história do cinema. O último filme mudo foi O Beijo, da MGM, em 1929, com a atriz Greta Garbo. Para além deste só se produziram os filmes de Chaplin, City Light e Modern Times. Também em 1929 foi criado o Óscar, um prémio de reconhecimento aos melhores do cinema.

Destacaram-se as comédias de Charlie Chaplin, Buster Keaton, Laurel e Hardy, Harold Lloyd ou Douglas Fairbanks. Charles Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e David Wark Griffith criaram a United Artists com o objetivo de desafiar o poder dos grandes estúdios.

A introdução da cor, de formatos mais longos e o surgimento de efeitos especiais, mais tarde, foram progressos que levaram a mudanças radicais nas produções. A década de 30 é bastante importante pois o cinema torna-se um dos mais importantes divertimentos. Há cada vez mais espetadores, mais salas, preços mais baixos e uma grande escolha a nível de filmes. A empresa Technicolor surge nesta época e permitia filmar em 3 cores, dando um maior realismo.

Após a depressão, a industria cinematográfica recupera e surgem os grandes clássicos de 1939, como O Feiticeiro de Oz e o aclamado E tudo o Vento Levou. Durante este período foi produzido o primeiro filme de animação colorido, Branca de Neve e os Sete Anões.

Na Europa, Mussolini manda construir a Cinecittá, um estúdio onde serão produzidos grande parte dos filmes italianos. Na América Latina atingem grande popularidade nomes como Cantinflas e Carmem Miranda.

Com a Segunda Guerra Mundial, as mudanças no cinema também se fizeram sentir. Inglaterra e os Estados Unidos produziram vários filmes de propaganda de guerra. É o caso do famoso Casablanca (1943). As comédias musicais também foram um investimento dos estúdios, destacando-se vários compositores como Jerome Kern, Irving Berlin, Cole Porter, Mack Gordon, Oscar Hammerstein ou Harry Warren.

Orson Welles lançou o filme Citizen Kane com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, Frank Capra (1897-1991) lançou o filme It’s a wonderful life.

Os anos de ouro dos musicais de Hollywood são a década de 50, como é o caso de Singin’in the Rain (1952) com Stanley Donen e Gene Kelly. Algumas atrizes marcaram esta década: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Grace Kelly, entre outras.

A Disney lança vários filmes de animação: Cinderela (1950), Alice no País das Maravilhas (1951), Peter Pan (1953), A Dama e o Vagabundo (1955) e A Bela Adormecida (1959).

O cinema desenvolve-se um pouco por todo o mundo: o realizador Akira Kurosawa torna o cinema japonês mundialmente conhecido; em França, surge um movimento novo, a Nouvelle Vague, com nomes como Claude Chabrol, Jean-Luc Godard e François Truffaut; na Suécia, o realizador Ingmar Bergman faz grande sucesso com as suas obras; Alfred Hitchcock lança o filme Vertigo. Ficou conhecido como o mestre do suspense, tendo realizado 53 filmes.

Nos anos 60, Hollywood começa a entrar num período de decadência com o aparecimento da televisão. Os grandes sucessos foram Mary Poppins (1964), My Fair Lady (1964) e The Sound of Music (1965).

O cinema teve um enorme impacto na sociedade como meio de comunicação através do registo de factos e da criação de histórias. Se é verdade que o cinema é um espelho da sociedade, também a influenciou de forma notável transmitindo novas formas de pensar.


MJS

Sem comentários: