2020/07/16

Peça do mês de julho/2020


Quadro honorífico
Quadro honorífico relativo à medalha de honra do Comércio do Rio de Janeiro ganha pela Escola Afonso Domingues em 1908. No quadro pode ler-se "Estados Unidos do Brasil/ Exposição Nacional de 1908 em Comemoração do 1.º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio internacional - O júri Superior conferio medalha de ouro à Escola Industrial de Afonso Domingues - Lisboa". Está assinado pelo Diretor do Museu Comercial/ Secretário Geral - Cândido Manuel de Almeida e pelo Presidente, António Agostinho dos Santos (...).
Em 1908 comemorou-se, de facto, a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, um evento de grande importância económica e política na história do Brasil. A família real portuguesa participou nesta Exposição Nacional do Rio de Janeiro, que não se tratou apenas de um ato expositivo, mas sobretudo de uma forma de influenciar positivamente a população, promovendo a coesão nacional.
Está inventariado com o número ME/ESAD/122 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Afonso Domingos.

MJS

2020/07/13

Alguns dos melhores museus... em Beja


“São mais de 2500 anos de história e muito mais histórias para viver e contar. Descubra as antigas civilizações que marcam o nosso passado e enchem de mistério o antigo casario, cuidadosamente caiado de branco. As cartas de amor de Mariana Alcoforado ainda hoje inspiram os mais românticos que encontram sempre um bom pretexto para nos visitar uma e outra vez.”(site da Câmara Municipal de Beja

O museu encontra-se no Convento da Conceição, fundado pelos infantes D. Fernando e D. Brites, pais do rei D. Manuel I. Ao longo dos anos acumulou um espólio vasto que inclui coleções de pintura, azulejaria, escultura, ourivesaria, entre outros. Possui várias obras dos séculos XV a XVIII, produzidas em Portugal, Espanha e Holanda

António Tavares d´Almeida (1948-2012) começou esta coleção e o museu abriu em 1955. Inicialmente com três relógios, o espólio foi aumentando e tornou-se um dos museus mais originais nesta temática.

Trata-se de um museu de arte contemporânea que integra o espólio do artista Jorge Vieira, doado pelo próprio à Câmara Municipal de Beja. Inclui esculturas, maquetas e desenhos do artista.

A Casa do Mineiro é um polo permanente do Museu da Mina de São Domingos. Aqui se pode observar um conjunto de quatro antigos alojamentos de operários, salvaguardando a memória mineira.

Este museu intervém em duas áreas estruturais: identidade e território, valorizando a memória da comunidade. Aqui se podem observar alfaias e equipamentos agrícolas.

Aqui pode-se descobrir uma coleção única de Lucernas da época romana (Século I a III). São vários os utensílios de iluminação, com decorações que passam desde cenas da vida quotidiana ao universo mitológico.

MJS