2021/11/18

Peça do mês de novembro



Estetoscópio de Chauveau

O instrumento era utilizado para estudo e observação nas aulas de Ciências Naturais, tendo como objetivo o estudo do cateterismo. Encontra-se colocado num interior de um estojo. A abordagem direta do coração e dos vasos sanguíneos para diagnóstico e tratamento por via percutânea através do cateterismo evoluiu ao longo do tempo. Em 1861 o veterinário Jean-Baptiste Auguste Chauveau (1827-1917) e o médico Etiene-Jules Marey (1830-1904), partindo das teorias de William Harvey, inseriram dois longos tubos no coração de um cavalo acordado e descreveram as curvas de pressão obtidas. Publicaram assim o trabalho inaugural que relata medidas simultâneas de pressão arterial e ventricular direitas e de aorta e ventrículo esquerdo por meio do uso de cateteres. Foram os primeiros a referirem-se à fase isométrica da contração cardíaca.

A peça está inventariada com o número ME/402436/1486 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Passos Manuel.


MJS



2021/11/15

Biblioteca do Museu Nacional do Traje


O Museu Nacional do Traje foi inaugurado em 1977, como resultado de um projeto apresentado em 1973: a exposição “O traje Civil em Portugal” da responsabilidade de Natália Correia Guedes, futura diretora do Museu.  é uma das mais belas obras arquitetónicas portuguesa e mundial classificado Património Mundial pela UNESCO desde 1983.

O museu encontra-se instalado no Palácio Angeja-Palmela. Desde1973 que se trabalhava no sentido de encontrar um local adequado para estabelecer a instituição. Em 1975, o Estado adquiriu a Quinta do Monteiro-Mor, finalizando o processo de instalação.

O Palácio tem esta denominação devido ao facto de ter sido propriedade das duas famílias. O traçado deve-se ao 3.º Marquês de Angeja que aqui pretendia instalar as suas coleções de história natural e um jardim botânico. Adquirido pela família Palmela no século XIX foi alvo de várias remodelações com a intervenção de Pereira Cão, Rambois e Cinatti, ao nível da decoração parietal. Entre 1952 e 1955 foi residência do Coronel Lawrence Vincent More Cosgrove, um diplomata canadiano. Em 1975, o Estado comprou a propriedade.

Há que destacar o parque adjacente ao Palácio, atualmente com cerca de 11 hectares, atravessado por um ribeiro. O jardim, segundo a tradição, terá sido iniciado por Domingos Vandelli, na segunda metade do século XVIII, com a construção de socalcos que sustentam a plataforma onde se encontra o palácio. Após 1975 recuperou-se a propriedade, mantendo-se as características do espaço: jardim, roseiral, prados, pomares, pinhal e horta, aumentando-se a sua diversidade botânica.

O Museu constituiu a sua coleção através da doação de particulares e da incorporação de peças existentes noutros museus. Inclui trajes civis e outros, acessórios, tecidos, materiais e equipamentos para a produção têxtil. A primeira oferta veio do Museu Nacional dos Coches que possuía uma importante coleção de trajes da Casa Real.

Assim sendo, a coleção integra várias épocas: traje do século XVIII (Barroco e Rocaille); Traje Império (1769 – 1820); Traje Romântico (1825-1865); Traje Belle Époque (1870-1914); e Traje do século XX.

A Biblioteca do Museu é especializada em História do Traje e dos Acessórios. Possui vários catálogos de exposições do Museu e algumas secções de Museologia e História da Arte.

 

MJS