2008/07/10

Património Educativo Português no CEINCE

O Património Educativo Português no CEINCE – Centro Internacional de la Cultura Escolar (Berlanga de Duero, Soria – Espanha)

Algumas das iniciativas mais recentes sobre o património educativo em Portugal foram apresentadas no CEINCE – Centro Internacional de la Cultura Escolar, no Encontro que se realizou no passado dia 2 de Julho e que reuniu investigadores e especialistas que se dedicam aos temas da cultura material, dos manuais escolares e do património educativo nas suas diversas dimensões. Este Encontro contou com a participação do director do CEINCE, Agustín Escolano Benito, Professor da Universidad de Valladolid, de Gabriela Ossenbach Sauter, directora do Proyecto MANES (sobre Manuais Escolares), da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) – Madrid e de outros professores e investigadores destas Universidades, assim como das de Sevilha, Lisboa, Coimbra, S. Paulo – Brasil e Curitiba, Paraná – Brasil.

O Projecto “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação” e a Exposição “Ensino e práticas de leitura - os Manuais Escolares nos fundos documentais do Ministério da Educação”, da Secretaria-Geral do Ministério da Educação, foram apresentadas por Maria João Mogarro, convidada para este Encontro pelo director do CEINCE. Os outros participantes apresentaram também os diversos projectos em que se encontram envolvidos, tendo-se realizado um debate aprofundado sobre as aproximações que existem entre as várias actividades e as possibilidades de realizações conjuntas no futuro próximo.
O director do Centro dirigiu uma visita guiada à Exposição permanente “Mi Querida Escuela”, que se estrutura em quatro salas temáticas: 1) memória e património da educação; 2) a escola como invenção; 3) manualística; e 4) escola.net, que articula memória, história e escola na actual sociedade do conhecimento. Esta Exposição apresenta um formato moderno e muito atractivo, combinando quadros de parede, meios interactivos, projecções e expositores com objectos, manuais e outros documentos.

O CEINCE – Centro Internacional de la Cultura Escolar está localizado num palácio restaurado, situado em Berlanga de Duero, Soria, Espanha, e possui uma importante colecção de manuais escolares, especialmente de Espanha. Com uma ainda curta existência, constitui uma instituição de referência, a nível internacional, para todos os que se dedicam à história da educação, ao património educativo e à cultura escolar. Ao longo dos últimos dois anos tem desenvolvido um numeroso e diversificado conjunto de actividades e define-se como um centro integral de documentação, investigação e interpretação de todos os aspectos relativos à cultura da escola, numa perspectiva multidisciplinar e internacional. Deste modo, tem por objecto específico o estudo integral da cultura escolar, na sua extensão e complexidade, seguindo uma orientação pluridisciplinar e concebendo esta cultura como um conjunto de práticas, formações discursivas e construções normativas que enquadram e regulam a vida das instituições educativas e configuram a profissionalidade dos docentes e o comportamento de todos os actores que intervêm na educação
[1].

[1] Para mais informações, consultar o sítio web do CEINCE.
CEINCE
Centro Internacional de la Cultura Escolar
C/ Real 35, Berlanga de Duero
42360, Soria. España
tel/fax: 975343123
web: http://www.ceince.eu
e-mail: ceince@ceince.eu

Exposição "Um olhar sobre o Património Museológico da Educação"

Exposição “Um olhar sobre o Património Museológico da Educação” no 1.º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

A Exposição “Um olhar sobre o Património Museológico da Educação”, da Secretaria-Geral do Ministério da Educação, esteve patente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa durante a realização do 1.º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências, que reuniu, nos dias 27 e 28 de Junho, 120 investigadores e professores interessados nesta temática. Apresentada no primeiro dia, a Exposição permaneceu nas instalações desta Faculdade até ao dia 4 de Julho, divulgando-se assim o Projecto “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação”, em que se integra a Exposição, e divulgando-se também as actividades e produtos que têm sido desenvolvidos no âmbito do mesmo projecto.
Durante estes dias foi realçado o valor do património educativo das escolas secundárias portuguesas, em particular os objectos que estão estreitamente articulados com o ensino das ciências, nomeadamente os instrumentos científicos, os quadros parietais, os modelos relativos a vários conteúdos programáticos e os meios audiovisuais. Várias das comunicações individuais e das palestras em painéis temáticos evidenciaram a importância destes materiais para a história das disciplinas da área das Ciências e para o estudo dos modelos pedagógicos e das práticas. Deste modo, estabeleceu-se uma relação feliz entre a presença da Exposição e as temáticas centrais do Seminário, chamando-se a atenção para a dimensão material da actividade científica e o seu papel fundamental para o ensino das ciências.
Este evento contou com a participação de vários especialistas portugueses e estrangeiros, destacando-se a conferência proferida por Bruno Belhoste (Université Paris I Panthéon-Sorbonne), investigador e professor de História das Ciências, que participou num projecto de inventário e salvaguarda de instrumentos científicos antigos, conservados nas escolas secundárias francesas (anos 90), e a entrevista com Carlos Fiolhais. Ao longo do Seminário, foram apresentadas duas dezenas de comunicações individuais e decorreram três Painéis Coordenados, com especialistas portugueses e brasileiros: um sobre a História das disciplinas escolares, outro sobre a História do Ensino da Matemática e o terceiro dedicado à História do Ensino das Ciências.

2008/07/08

BAME nas Escolas

A Secretaria-Geral irá realizar duas sessões de formação/ sensibilização nos próximos dias 14 e 15 de Julho para esclarecer a forma de actuação relativa aos arquivos das escolas da Zona Norte que irão ser intervencionadas pela Parque Escolar, EPE, em 2008/2009.

Dia 14 será com as escolas do Lote 3:

  • Escola Aurélia de Sousa, Porto
  • Escola João Gonçalves Zarco, Matosinhos
  • Escola António Sérgio, Gaia
  • Escola Sá de Miranda, Braga
  • Escola Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim
  • Escola Carolina Michaelis, Porto

Dia 15 será com as escolas do Lote 4:

  • Escola Avelar Brotero, Coimbra
  • Escola do Cerco, Porto
  • Escola Manuel Gomes Almeida, Espinho
  • Escola José Régio, Vila do Conde
  • Escola de Penafiel
  • Escola Garcia da Orta, Porto

Nota: No dia 14 a formação será na Escola Carolina Michaelis e no dia 15 na Escola Garcia da Orta.

BAME nas Escolas

Biblioteca da antiga Escola Secundária D. João de Castro
Encontra-se já disponível no SIBME (Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação) uma parte da biblioteca da antiga Escola Secundária D. João de Castro, em Lisboa.
Trata-se da primeira biblioteca escolar a ser alvo de tratamento e disponibilização na Internet, ao abrigo do projecto BAME nas Escolas.
Esta biblioteca tem cerca de 12 000 volumes de monografias e 100 títulos de publicações periódicas, prevendo-se a sua total disponibilização em Setembro, data a partir da qual os documentos poderão ser consultados.