2019/04/24

Liceu Nacional da Covilhã


  

LICEU NACIONAL DA COVILHÃ

  
 ESCOLA SECUNDÁRIA FREI HEITOR PINTO / AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI HEITOR PINTO

  

O Liceu Municipal da Covilhã foi criado por publicação do Decreto-Lei n.º 23.685, de 21 de março de 1934, que contém apenas dois artigos do seguinte teor: “artigo 1.º - é criado na cidade da Covilhã um Liceu Municipal, de frequência mista, que deverá funcionar a partir do ano letivo de 1934/1935 e será regido pelas disposições do Estatuto do Ensino Secundário, aprovado pelo Decreto com força de lei n.º 20.741, de 18 de dezembro de 1931, e dos decretos com força de lei nºs. 21660 e 21706 e respetivamente de 3 de junho e de 17 de setembro 1932 artigo 2.º - é revogado o Decreto n.º 20.930, de 20 de fevereiro de 1932”.

A Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Covilhã apresentou ao Governo a proposta para construção de um edifício expressamente destinado a liceu, independente da Escola Industrial Campos Mello, para poder começar a funcionar em outubro de 1934.


“A Covilhã, já grande por sua indústria, acaba de se mostrar grande em espírito; já não é lícito aos governos deste país negarem-lhe o que ela [Covilhã] mais precisa e a que tem direitos incontestáveis: o seu caminho-de-ferro e um Liceu de Instrução Secundária Especial” Goulão (2003).

Segundo Borges (2009), estava dado o primeiro passo para a satisfação dos covilhanenses a nível escolar. Havia porém, muitas contrariedades quanto à escolha do patrono do liceu, uma vez que o carisma intelectual e de patriotismo de Frei Heitor Pinto se coadunava perfeitamente com o título desejado. A Comissão Municipal, presidida pelo Dr. Almeida Garrett, atendendo ao decreto n.º 21.706, tem a faculdade de prestar homenagem a uma personalidade local que se tenha distinguido pelos seus serviços à Pátria e ao Município”. A 7 de agosto de 1934, no Decreto-Lei n.º 24.312, é atribuída a designação de liceu Heitor Pinto àquela escola; sendo que no primeiro ano matricularam-se 182 alunos, de ambos os sexos, sob a lecionação de seis professores, incluindo o Reitor. O edifício do Liceu Heitor Pinto funcionou na Rua dos Combatentes da Grande Guerra até ao ano de 1968, passando depois a funcionar na Avenida Salazar (hoje 25 de Abril), em novos edifícios com diversos pavilhões construídos de raiz.

No dia 21 de março de 1970 o Liceu Nacional da Covilhã foi inaugurado por Sua Exª. O Presidente da República Almirante Américo Deus Rodrigues Thomaz:


  



O Liceu Nacional da Covilhã, para uma capacidade de 1000 alunos, é a 41.ª unidade deste tipo construída pelo Ministério das Obras Públicas no prosseguimento da política de proporcionar instalações próprias a todos os estabelecimentos de ensino.

O terreno escolhido para este empreendimento, vincadamente acidentado – aliás, característica conhecida da cidade da Covilhã – ocupa uma área de 33.000 m2 e situa-se numa zona de futura expansão urbana.



A expressão topográfica que se esboçou muito fugazmente, impôs a elaboração de um projecto especial, com desenvolvimento ao longo das curvas de nível, procurando-se, ao mesmo tempo, integrá-lo nos novos moldes de orientação pedagógica.

Assim, os espaços destinados propriamente ao ensino agruparam-se em cinco núcleos devidamente articulados, dos quais quatro têm três pavimentos e os restantes quatro, com a seguinte distribuição:
  •     25 Salas de aulas normais;
  •     2 Salas de desenho;
  •    1 Sala de trabalhos manuais;
  •    1 Sala de lavores;
  •    1 Anfiteatro de física;
  •    1 Anfiteatro de ciências naturais;
  •    1 Laboratório de física;
  •    1 Laboratório de química;
  •    1 Laboratório de ciências naturais;
  •    1 Museu;
  •    1 Ginásio com funções polivalentes para alunos;
  •    1 Ginásio para alunas.

Além dos espaços referidos, consideram-se ainda outros para atividades afins do ensino, incluindo os problemas da vida social dos alunos, de puro convívio, em exibições teatrais, musicais, orfeónicas, cinematográficas, jogos, etc. Existem ainda espaços com atribuições complementares da atividade escolar do liceu, tais como a cantina com cozinha, refeitório e respectivos anexos, sala de estar das alunas, etc.





A legenda que acompanha as plantas dos diferentes pisos do edifício esclarece e completa as finalidades e objectivos:




O custo global do empreendimento foi de 19.051.208$00. O Ministério da Educação Nacional fica assim a dispor de mais uma unidade liceal projectada de acordo com os atuais conceitos pedagógicos, unidade esta que irá proporcionar, sem sombra de dúvida, um melhor e mais completo campo para o ensino.


Atualmente, a escola deu nome ao agrupamento do qual faz parte: Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, a forma jurídica do agrupamento está registada na conservatória do registo comercial é EE. A principal atividade que a empresa desenvolve está relacionada com Ensinos básico (3.º Ciclo) e secundário geral. 

O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto foi criado em 2013, em resultado da agregação da Escola Secundária Frei Heitor Pinto e dos agrupamentos de escolas de Tortosendo e de Entre Ribeiras ­- Paúl. É constituído por seis jardins de infância, 10 escolas básicas e pela Escola Secundária Frei Heitor Pinto (escola-sede). Os estabelecimentos de educação e ensino estão implantados numa vasta área rural, suburbana e urbana a oeste e sul da cidade de Covilhã, dispersos por 10 freguesias do concelho, numa área de influência que abrange mais de 50% deste território:

CONSTITUIÇÃO DO AGRUPAMENTO

JARDINS DE INFÂNCIA E ESCOLAS


EPE

1.º CEB

2.º CEB

3.º CEB

SEC
Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã



Escola Básica de Tortosendo, Covilhã



Escola Básica n.º 2 de Paúl, Covilhã



Escola Básica de Barroca Grande, Covilhã



Escola Básica de Cortes, Covilhã



Escola Básica de Dominguizo, Covilhã



Escola Básica de Largo da Feira, Tortosendo, Covilhã




Escola Básica de Montes Hermínios, Tortosendo, Covilhã




Escola Básica de Peso, Covilhã




Escola Básica de Unhais da Serra, Covilhã



Escola Básica n.º 1 de Paúl, Covilhã



Jardim de Infância de Coutada, Covilhã




Jardim de Infância de Peso, Covilhã




Jardim de Infância de São Jorge da Beira, Covilhã




Jardim de Infância de Vales do Rio, Covilhã




Jardim de Infância Os Loureiros, Tortosendo, Covilhã




Jardim de Infância Ovo Mágico, Tortosendo, Covilhã





Fonte: Inspecção-Geral da Educação e Ciência (2016)

P.M.

BIBLIOGRAFIA:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI HEITOR PINTO (2019). História da escola sede [em linha]. Consulta: 12 de abr. 2019. Disponível: http://www.aefhp.pt/

ARROIO, António José (1914). Relatório sobre a situação da Escola Industrial Campos Melo, Ministério da Instrução Pública. Lisboa: Imprensa nacional.

BORGES, António Garcia (2009). História da Freguesia de São Pedro da Covilhã. Covilhã: Edição da Junta de Freguesia de São Pedro, 2009.

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA (2016). Avaliação externa das escolas: relatório, Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã [em linha]. Consulta: 12 de abr. 2019. Disponível: http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE_2016_Centro/AEE_2016_AE_Frei_Heitor_Pinto_Covilha_R.pdf

NÓVOA, António (2003). Liceu Heitor Pinto, Covilhã. In: Liceus de Portugal. Lisboa: Asa.

SILVA, José Aires da (1970). História da Covilhã: 1870-1970, centenário da cidade. Lisboa: [s.n.].