2014/06/18

Peça do mês de junho

Dentes de mamute
Exemplar de dentes de mamute utilizado para ilustrar as aulas de Ciências Naturais. Está inventariado com o número ME/342555/84 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Pedro de Santarém.
O mamute é um animal que se encontra extinto há cerca de 12000 anos, muito semelhante ao atual elefante, apresentando tromba e presas de marfim que podiam atingir cinco metros de comprimento e corpo coberto de pelo. Existiam cerca de 14 espécies de mamutes, cuja classificação científica era a seguinte: Reino – Animalia; Filo – Chordata; Classe – Mammalia; Ordem – Proboscidea; Família – Elephantidae; Género- Mammuthus.
Distribuía-se pela Europa, norte da Ásia, América do norte e América do Sul e o seu desaparecimento deve-se provavelmente às alterações climáticas do final da Idade do Gelo.
Este fóssil de dentes de mamute é bastante interessante, uma vez que para além das presas, estes animais tinham uma dentição forte e resistente, adaptada ao seu tipo de alimentação exclusivamente baseado em vegetação. As mais recentes investigações sugerem que seria provável que os mamutes mudassem de dentição ao longo da sua vida.



MJS