2010/05/18

Peça do Mês

Inventário Museológico da Educação

Encontra-se para visualização a Peça do Mês de Abril. 

18 de Maio dia Internacional dos Museus - Exposição Virtual

O Ministério da Educação associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, dia 18 de Maio, apresentando a Exposição virtual sobre o espólio museológico de Instrumentos Científicos produzidos pela empresa alemã E. Leybold's Nachfolger.

18 de Maio -Dia Internacional dos Museus

Museus e escolas – harmonia social
O Projecto B.A.M.E. (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação) na sua vertente museológica, tem como objectivo promover o estudo, a conservação e a divulgação do património artístico, histórico, científico e tecnológico no domínio da Educação. Isto seguindo as linhas orientadoras de um museu: a preservação física das peças; a conservação de testemunhos e a divulgação do espólio didáctico ou de carácter histórico das escolas secundárias de Portugal.
Para os profissionais dos museus, o Dia Internacional dos Museus é uma ocasião única para estar em contacto com o seu público. As instituições museológicas, assim como as define o ICOM (International  Council of Museums), estão ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento e, como tal, têm um papel fundamental a desempenhar na sociedade.
O objectivo do Dia Internacional dos Museus (comemorado a 18 de Maio) é reunir os espaços museológicos em torno do lema «os museus são um meio importante de intercâmbio cultural, do enriquecimento das culturas, do conhecimento mútuo, da cooperação e da paz entre os povos».
«Museus para a harmonia social» foi o tema proposto este ano pelo ICOM. Uma vez que o Projecto B.A.M.E. está ligado às escolas - pólo dinamizador no seio da sociedade-, faz sentido reflectir sobre o papel da harmonia social em contexto escolar, através dos seus acervos. A harmonia deve ser entendida no sentido em que nos remete para o diálogo, a tolerância, a coabitação e o desenvolvimento baseado no pluralismo, na diferença, na competência e na criatividade. O trabalho desenvolvido pelo Projecto B.A.M.E., na vertente museológica, centra-se no inventário e na valorização das colecções. Isto porque se procura conhecer e investigar o vasto património escolar, para que uma colecção representativa da história da educação em Portugal possa ser partilhada com a comunidade. A única forma de enaltecer e abrir o espólio escolar à sociedade e aos seus contributos é conhecer a fundo as colecções que as escolas têm à sua guarda.
Para além da valorização do espólio museológico junto das escolas, o projecto B.A.M.E. utiliza como plataforma de divulgação o Museu Virtual.  Este pode ser entendido como uma unidade pré-museológica permanente, gratuita e aberta ao público, tutelada pelo Ministério da Educação, que tem por missão a valorização dos testemunhos, quer do material de apoio didáctico, quer do espólio representativo da história das instituições escolares públicas.
O Museu Virtual, através dos milhares de peças inventariadas, assume o carácter transdisciplinar presente nas colecções inventariadas e proporciona aos visitantes uma memória viva da história do ensino em Portugal. Pela diversidade do património de interesse histórico, artístico, documental, etnográfico e antropológico relacionado com o ensino em Portugal, o conhecimento deste vasto acervo torna-se fundamental para uma caracterização fundamentada de uma realidade social. A harmonia social que as escolas e as suas colecções reflectem procura compreender a realidade comum, mas mantendo a singularidade de cada estabelecimento.  Este é também o papel cultural e social dos museus, promotores activos da harmonia social e do intercâmbio de conhecimentos, virtudes partilhadas com as escolas.