2021/03/18

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais


O Agrupamento tem a sua sede na Escola Secundária António Damásio e fica situado na zona oriental da cidade de Lisboa caraterizada por uma grande, diversa e rica densidade populacional e por um interessante, ambicioso e original desenvolvimento urbano. Este Agrupamento procurará constituir-se como um polo referencial do ponto de vista escolar tal como esta zona oriental o é do ponto de vista urbano.

Refira-se a dimensão organizacional do Agrupamento e a dimensão institucional da Escola. É por isto que o Despacho que regulamenta as agregações fala da manutenção da especificidade de cada escola do Agrupamento sem, entanto, se perder a necessária articulação curricular dos diversos níveis e ciclos escolares.

 

“Procurar-se-á que cada Escola do Agrupamento, para além da individualidade que deve cultivar, se articule no cumprimento do seu Projeto Educativo e do seu Projeto Curricular de modo a promover o sucesso de todos e a excelência da maioria tendo como referenciais a curiosidade científica, a disciplina metodológica, a solidariedade humana e a sobriedade feliz.” (Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, 2012:3).


A Escola Secundária António Damásio surge-nos, desde logo, com um elemento individualizante que é o seu Patrono, figura de renome na comunidade científica internacional.


A Escola individualiza-se também pela originalidade da sua arquitetura, simultaneamente luminosa e sóbria, funcional e confortável, em “diálogo” com os jardins e o espaço envolvente, ecologicamente equilibrado e em que se mesclam interessantes sinais tradicionais, modernos e contemporâneos. A requalificação da Escola (pela Parque Escolar, EPE), restituiu-lhe o brilho, como obra de arquitetura e como lugar de ensino, dotando-a de bons espaços formais e informais de ensino e de convívio.

Escola sede carateriza-se ainda pela qualidade da sua população escolar à qual procura dar uma excelente resposta pedagógica na tradição das duas Escolas Secundárias que nela foram fundidas: Professor Herculano de Carvalho e Vitorino Nemésio. Os bons resultados escolares obtidos pelos seus alunos procedem de um ensino de qualidade ministrado por um corpo docente estável e provêm da oferta curricular equilibrada constituída maioritariamente por cursos científico-humanísticos e ainda por alguns cursos profissionais e um CEF.

É autorizada a homologação da unidade orgânica do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, por Despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, em 28 de junho de 2012, constituído pelos seguintes estabelecimentos de educação ou ensino:

a.    Escola Básica do 1.º ciclo Alice Vieira com Jardim de Infância n.º 1 dos Olivais;

b.    Escola Básica do 1.º ciclo Manuel Teixeira Gomes com Jardim de Infância n.º 2 de Marvila;

c.    Escola Básica do 1.º ciclo Sarah Afonso com Jardim de Infância n.º 5 dos

d.    Olivais;

e.    Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos dos Olivais;

f.     Escola Secundária António Damásio, sede do agrupamento.

Todas as Escolas e Jardins de Infância ficam na freguesia de Santa Maria dos Olivais com exceção da Escola Básica do 1.º ciclo Manuel Teixeira Gomes e respetivo Jardim de Infância n.º 2 que se situam na freguesia de Marvila.

Este Agrupamento procurará dar uma excelente resposta escolar curricularmente articulada na zona oriental da cidade de Lisboa, uma zona que concilia as marcas tradicionais com o pós-industrial e uma inovadora conceção urbanística com um diversificado tecido social.

O Agrupamento encontrará processos autorregulatórios a fim de prestar um serviço público de educação e ensino de qualidade, analisando, supervisionando e monitorizando os resultados académicos, sociais e cívicos bem como implementando os procedimentos administrativos e financeiros preconizados e comparará os recursos com os resultados.

 

 P. M. 



BIBLIOGRAFIA:

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS (2012). O Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais [em linha]. Lisboa: AESMO [Consult. 23 de setembro de 2020]. Disponível: https://aeolivais.edu.pt/docs/Agrupamento.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS (2017). Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais: regulamento interno do agrupamento [em linha]. Lisboa: AESMO [Consult. 23 de setembro de 2020]. Disponível: https://aeolivais.edu.pt/docs/orientadores/RIA-atualizado-2017.07.pdf

 

ESCOLA SECUNDÁRIA ANTÓNIO DAMÁSIO (s.d.). A escola [em linha]. Lisboa: ESAD [Consult. 23 de setembro de 2020]. Disponível: https://www.esad.edu.pt/index.php/a-escola

 

MORGADO, João (s.d.). Escola Secundária António Damásio [em linha]. Porto: João Morgado, fotografia de arquitectura [Consut. 23 de setembro de 2020]. Disponível: https://www.joaomorgado.com/pt/reportagens/escola-secundaria-antonio-damasio

2021/03/16

Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) - Porto - Oferta formativa 2021/2022


A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo oferece formação nas áreas da Dança, Música e Teatro. Durante os últimos 12 meses não foi possível aos discentes visitar e conhecer pessoalmente a Escola devido ao contexto de pandemia. Como tal, de 22 de março a 10 de abril a ESMAE disponibiliza a sua oferta formativa e uma visita on line. Para proceder à inscrição, siga o link.


MJS

2021/03/15

Peça do mês de março

 


Meridiano elástico

 

Dispositivo de duas lâminas flexíveis, dobradas em circunferência, montadas numa haste por sua vez inserida numa estrutura de madeira com manivela no topo que, ao ser rodada permite explicar o achatamento da Terra nos polos.

Está inventariado com o número ME/400166/63 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Domingos Sequeira.

MJS