2021/03/04

Exposição virtual: O Japão em diapositivos

O Japão é um pais insular da Ásia Oriental  banhado pelo Oceano Pacífico. Trata-se de um arquipélago com cerca de 6.852 ilhas, na sua maior parte montanhosas e de origem vulcânica. Estas ilhas são habitadas, pelo menos, desde o Paleolítico Superior. Foi unificado pela primeira vez no século VI e o Budismo foi introduzido em 552, através da Coreia. Em paralelo, foram adotadas outras religiões de zonas circundantes, entre as quais o xintoísmo. Apesar de ser governado por um Imperador, o Japão teve várias guerras civis ao longo do seu período de formação. A partir de 930, inicia-se um período feudal e o governo era exercido por vários samurais espalhados por todo o território, sob o comando de um representante do poder real, o xogum. A partir de 1185 os samurais, inicialmente guardas do palácio, tornaram-se a classe dominante. Novas guerras civis se seguiram a este período, até 1560, altura em que os portugueses chegaram ao Japão. Durante anos estabeleceu-se um contato privilegiado, com trocas comerciais e culturais, bem como a evangelização do território.

A nova unificação do Japão em 1590 conduziu, em 1630, à expulsão dos portugueses. O país ficou isolado durante 250 anos. A abertura ao exterior far-se-á só no século XIX. O Japão junta-se aos Aliados durante a Primeira Guerra Mundial, mas apoia as potências do Eixo durante a Segunda Guerra. A partir de 1947, esta nação adotou uma política mais democrática e pacifista, tentando a recuperação económica. Atualmente o Japão é uma das maiores potências mundiais com um regime de monarquia constitucional.

O fecho do Japão ao exterior conduziu à perpetuação de tradições fortemente incutidas na população. Nesta exposição podem observar-se algumas imagens que ilustram a manutenção da cultura chinesa.


Diapositivo: The First Acquaintance of a Japanese Bridal Couple

ME/402436/1925

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem onde são visíveis três homens e uma mulher, envergando trajes típicos do Japão. A foto mostra a cerimónia em que os noivos se conhecem. 

Diapositivo: On the Way to the Bridegroom' s House

ME/402436/1902

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didáctico nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem, cuja legenda pode ser traduzida literalmente como "A caminho da casa do noivo". Podemos observar uma noiva japonesa, vestida com o tradicional kimono, a sair de uma liteira, carregada por dois homens. O "suposto" noivo aguarda que a esposa saia, sendo auxiliada por outra mulher. O kimono de uma mulher casada é o Tomesode e é diferente da mulher solteira, o Furisode. 

Diapositivo: A Buddist Funeral, Japan

ME/402436/1894

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem de um funeral budista, no Japão. A cremação é uma das práticas funerárias neste país. Na imagem observa-se provavelmente um monge que segue em procissão para um templo. 

Diapositivo: Japanese Treshing Machine in Full Swing, Shizuoka, Japan

ME/402436/1887

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem de camponeses a trabalhar com uma debulhadora simplificada, no Japão. Envergam enormes chapéus redondos para proteção do sol. O cultivo do arroz é uma das principais atividades económicas deste país, fazendo parte da sua história e cultura. 

Diapositivo: Japanese Nurse Girls

ME/402436/1878

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem onde se podem algumas jovens cuidando de crianças, no Japão. Envergam trajes tradicionais, uma fita na cabeça e uma delas tem às costas uma criança.

Diapositivo: Pilgrims in Japan

ME/402436/1877

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem onde se podem ver dois peregrinos, no Japão. Envergam trajes tradicionais, chapéus e seguram objetos provavelmente ligados ao culto religioso. Uma das mais importantes peregrinações no Japão é o chamado Caminho de Kumano, na província de Wakayama. O objetivo é chegar aos três templos mais conhecidos: Kumano Hongu Taisha, Humano Hayatama Taisha e Kumano Nachi Taisha. 


MJS





2021/03/01

"Educação e Matemática", a publicação periódica (Parte I)


A Educação e Matemática, doravante designada EM, é uma publicação periódica profissional, com revisão por pares, propriedade da Associação de Professores de Matemática (APM)[1]. Publicada desde 1987, a sua periodicidade atual é de cinco números anuais temático. Nesta publicação são publicados artigos diversos sobre o ensino e a aprendizagem da matemática[2], relatos de experiências de inovação, propostas de atividades para a sala de aula, entre outros assuntos de interesse pedagógico.

A EM publica cinco números por ano, sendo um deles temático. A revista aborda questões relacionadas com o ensino e aprendizagem da matemática. O seu público alvo são aos professores de matemática, de todos os níveis de ensino, em especial aos sócios da APM, constituindo um meio de comunicação privilegiado da Associação, em Portugal e no estrangeiro.

Segundo a APM (2020) os principais objetivos da EM são:

    - Promover a troca de ideias e experiências entre professores;

    - Estimular a reflexão sobre problemas e desafios da educação matemática;

    - Discutir temas atuais e importantes da educação matemática e da educação em geral;

    - Fornecer elementos de trabalho para as práticas dos professores;

    - Divulgar informação relevante para os professores.

 A EM publica textos de natureza diversa. Subsistindo da contribuição dos sócios, autores da maior parte dos artigos. Estas contribuições passam por ideias, pontos de vista, comentários, relatos de experiências, artigos de opinião, recensões de livros e até resolução de problemas. A EM tem um conjunto de secções de natureza diversificada, algumas das quais com caráter permanente de forma a coadjuvar pedagogias em sala de aulas: 

“Os professores necessitam proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem que os ajude a dar sentido às representações que utilizam, procurando interligar os vários tipos de representações. Além disso, a discussão coletiva acerca do uso de várias representações para lidar com uma mesma situação matemática ajuda os alunos a compreender a estrutura matemática […].” (Santos, 2015:4)

 A revista tem uma equipa redatorial a quem compete desenvolver todo o trabalho de receção e revisão de artigos, bem como organizar a própria revista. Como sabemos, o raciocínio tem um papel crucial na matemática escolar, sendo impossível dissociá-lo da aprendizagem, já que é a partir desta capacidade que os alunos vão adquirindo conhecimento:

“[O raciocínio matemático] trata-se de um processo evolutivo que implica conjeturar, generalizar, investigar o porquê, e desenvolver e avaliar argumentos […]. O foco está assim na formulação de afirmações gerais que aprofundem a compreensão dos alunos, permitindo-lhes clarificar o que é verdadeiro […]. Por sua vez, a comunicação, as conexões e as representações escolhidas pelos alunos servem de suporte ao raciocínio e este deve ser empregue na tomada de decisões associadas a estes processos.” (Barbosa, 2013:51)

A publicação EM depois de receber propostas de artigos ou outro contributo, a Redação fará a revisão, donde resultará um parecer favorável para a sua publicação, uma proposta de reformulação ou a sua rejeição, no caso de considerarmos que o mesmo não se enquadra no âmbito da revista ou dentro dos seus parâmetros de qualidade.

Os autores mantêm os direitos sobre os seus textos originais, sendo que a EM é proprietária da versão paginada e disponibilizada no seu site a todos os sócios com as quotas atualizadas.

 

P.M. 

 

BIBLIOGRAFIA:

 

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (cop. 2007). Educação e Matemática, revista da Associação de Professores de Matemática [em linha]. Lisboa: APM [Consult. 18 de janeiro de 2021]. Disponível: http://www.apm.pt/portal/em.php

 

_________ (2020). Órgãos sociais [em linha]. Lisboa: APM [Consult. 18 de janeiro de 2021]. Disponível: https://wordpress.apm.pt/

 

_________ (2020). Publicações [em linha]. Lisboa: APM [Consult. 18 de janeiro de 2021]. Disponível: https://wordpress.apm.pt/

 

_________ (2020). Sobre APM [em linha]. Lisboa: APM [Consult.  19 de janeiro de 2021]. Disponível: https://wordpress.apm.pt/

 

BARBOSA, Ana (2013). “O contributo da visualização no desenvolvimento do raciocínio funcional” [em linha]: Investigação em educação e matemática, (2013), p 51-57. [Consult. 19 de janeiro de 2021]. Disponível: http://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2013.pdf

 

SANTOS, Leonor (2015).  “Representações matemáticas” [em linha]: Investigação em educação e matemática, (2015), p. 3-5 [Consult. 20 de janeiro de 2020]. Disponível: http://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2015.pdf

 

SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVETIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2020). Arquivo e atas [em linha]. Lisboa: SPIEM [Consult. 20 de janeiro de2021]. Disponível: http://spiem.pt/

 



[1] A Associação de Professores de Matemática (APM) é uma associação portuguesa de professores ligados à educação matemática, que abrange todo o território nacional e todos os níveis de escolaridade, do ensino pré-escolar ao ensino superior. A APM é uma associação com objetivos próprios, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública, que foi criada em 1986, contando atualmente com cerca de quatro milhares de sócios. A APM tem duas publicações periódicas: a revista Educação e Matemática, distribuída gratuitamente aos sócios, cuja periodicidade é de cinco números anuais, sendo um deles duplo e temático; a Quadrante, revista de investigação em educação matemática, de periodicidade semestral, sendo um dos seus números temático. A APM é apoiada pelo Ministério da Educação, através da autorização de destacamentos de docentes em regime de mobilidade estatutária.

 

[2] Matemática é a área do conhecimento que envolve o estudo da aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística e cálculo, em busca da sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. A palavra matemática é originada do grego máthêma (μάθημα), que, em tradução livre, significa aquilo que pode ser aprendido. Trata-se de um ramo do conhecimento extremamente útil para a resolução de problemas, sejam eles cotidianos, sejam de caráter técnico-científico. A prática matemática consiste na busca por padrões, que são usados para formular hipóteses ou conjeturas. Para isso, a matemática baseia-se em postulados, também conhecidos como axiomas, que nada mais são do que afirmações tomadas como um fato.