2014/07/30

Seomara da Costa Primo: o espólio museológico


Seomara da Costa Primo: o espólio museológico


A Escola Secundária Seomara da Costa Primo, Amadora, tem à sua guarda o núcleo fundamental do espólio da investigadora. Foi constituído através de doações de várias escolas e particulares, tendo sido organizado em 1989, quando a Escola Secundária da Venteira alterou o seu nome, tendo como patrona esta ilustre personagem.

No total conta com 600 objetos museológicos que incluem aguarelas, manuais escolares, publicações, apontamentos, objetos pessoais e vários livros.

No Museu Virtual da Educação estão identificados 155 registos da autoria de Seomara da Costa Primo, entre os quais, pinturas, desenhos e imagens parietais de ciências naturais. Este espólio encontra-se distribuído por várias escolas, entre as quais a Escola Secundária D. João de Castro, Escola Secundária de Passos Manuel, Escola Secundária Josefa de Óbidos, Escola Secundária Rainha D. Amélia, Escola Secundária Raínha D. Leonor, Escola Secundária Alves Martins e Escola Secundária Seomara da Costa Primo.

ME/402436/442
Imagem parietal de embriogénese
Podemos, assim apontar alguns exemplos disponíveis no Museu Virtual, como é o caso das imagens parietais da embriogénese utilizadas em contexto das práticas pedagógicas de ciências naturais, representando de forma extremamente rigososa e científica, a segmentação do ovo.

A demonstração gráfica de leis científicas, como é o caso da Lei de Mendel, também faz parte do seu espólio. Trata-se de um conjunto de príncipios que dizem respeito à transmissão hereditária de características e que se tornaram fundamentais para as descobertas futuras ligadas aos cromossomas. 

Os desenhos da autora são diversos, executados em diferentes materiais: carvão, aguarela, tinta da china, entre outros. São imagens de grande rigor científico e beleza, relacionados com as áreas de botânica e de zoologia.

Na área da botânica podemos apontar um desenho extremamente realista, realizado a carvão e que representa algumas folhas 

Outro exemplo é um desenho, executado em aguarela, onde surgem quatro imagens de grande rigor: dois tipos de flores em corte transversal e ao lado duas imagens aumentadas e em corte, com grande pormenor.


Também na área da zoologia, as representações de Seomara da Costa Primo são extremamente realistas, rigorosas e científicas, para além de sua beleza intrínseca.

ME/402760/79
Desenho
A imagem de dois pássaros num galho de árvore, velando pelo seu ninho, elaborada a tinta-da-china, é um exemplo representativo da versatilidade da autora.

Digno de nota é igualmente o desenho a aguarela de dois pássaros exóticos, provavelmente papagaios ou araras que se encontram pousados sobre um galho de árvore.


Bibliografia:  
Museu Virtual da Educação (2014) [em linha].
[Consulta: 27 de junho de 2014]

Escola Secundária Seomara da Costa Primo (2014) [em linha].
[Consulta: 27 de junho de 2014]




MJS